A filosofia possui um significado muito especial dentro da sua concepção de conhecimento, a palavra é um substantivo feminino derivada do grego que significa “amor pela sabedoria”. A mesma nasceu com o intuito de provocar os sentidos do ser a fim de proporcionar uma vida mais racional, consciente e livre, além de resplandecer o lado critico de todo o ser humano que a conhece.
Com o decorrer do tempo surgiram diversos pensadores que tentaram definir de fato o conceito “filosofia” visto que existem variadas concepções acerca da mesma, uma vez que não há uma definição concreta para o campo de conhecimento.
Pensadores como Ludwing Wittgenstein (1889-1951) definiu a filosofia como uma batalha entre a inteligência e a linguagem, Já Epicuro (341-270 a.C) teceu a ideia que a filosofia abre portas para a verdadeira liberdade, entretanto, Baruch Spinoza (1632-1677) a conceituou como um caminho difícil de ser percorrido, mas necessário para encontrar a felicidade e consequentemente a liberdade, já Cícero (106-43 a.C) a definiu como o principal guia da vida humana, não se esquecendo de mencionar Maurice de Merleau-Ponty (1908-1961) que a viu como principal fonte de reconhecimento do mundo a nossa volta, dentre outros pensadores que conceberam a concepção de filosofia.
Antes de começar a aprofundar sobre o assunto, deixo aqui uma frase de grande profundidade de Pitágoras sobre a sua concepção de filosofia:
“O filósofo não é dono da verdade, nem detém de todo conhecimento do mundo. Ele é apenas uma pessoa que é amiga do saber.”
ORIGEM DA FILOSOFIA
No dia 15 de novembro é comemorado o dia mundial da filosofia, acerca disso, a mesma para ser constituída como pensamento passou por diversas fases importantes.
O importante campo de conhecimento começou a ser elaborada na Grécia antiga por volta do século VII a.C pelo primeiro pensador que fora denominado filósofo Tales de Mileto, o mesmo nasceu em Mileto, visto como antiga colônia grega (atual Turquia) Tales é reconhecido como o primeiro indivíduo que começou a pensar racionalmente, lembrando que o mesmo, não criou a termologia, e sim, Pitágoras, Pitágoras criou a palavra (matemática) e a (filosofia).
Assim, Tales de Mileto começou a desvelar o mundo sem utilizar-se de fatores mitológicos, ou seja, foi o primeiro a olhar para as coisas em volta de forma racional, buscando explicações mais concretas.
Antes da filosofia, todas as coisas eram explicadas pela mitologia, a qual consistia a criação de uma história acerca de mitos gregos que ilustravam desde origem do mundo até as explicações dos males da vida humana a qual os personagens eram variedades de deuses, heróis, titãs, e outras criaturas mitológicas.
A partir de Tales de Mileto, muitos outros filósofos surgiram como Sócrates, Platão e Aristóteles.
Nesse ínterim, a filosofia surgiu a partir de uma sistematização de pensamento na busca de fatos concretos a partir dos fenômenos da natureza, e com elas surgiram questionamentos válidos para serem discutidos ao longo do tempo, visto como principal contexto para o surgimento da filosofia e os principais filósofos que foram constituindo-se ao longo do tempo acrescentando e modificando diversos outros pensamentos acerca das coisas do mundo.
PRINCIPAIS PERÍODOS DA FILOSOFIA
A filosofia se constituiu em diversas fases essenciais para a formação do seu saber, lembrando que cada época, possibilitou a entrada de novos filósofos e novas questões acerca do mundo, vamos conhecê-las?
Filosofia Antiga:
A filosofia antiga pode ser vista como aquela fase em que o pensamento filosófico ainda estava tomando forma, a mesma surgiu em meados do século VIII a.C, na Grécia Antiga, a fase foi muito importante, pois desvelou assuntos consideráveis e o surgimento de grandes filósofos divididos em três fases:
- Período pré-socrático: Fase que se deu entre os séculos VII a V a.C
- Período Socrático: Visto nos séculos V a IV a.C
- Período Helenístico: Século IV a.C a VI d.C
Dentro das fases da filosofia, surgiram algumas escolas importantes como a Jônica e a Escola Eleata (italiana), na escola jônica podemos enfatizar alguns pensadores importantes como Tales de mileto (624-546 a.C), Heráclito (540 a.C-470 a.C), Pitágoras (570-495 a.C), Anaximandro (610-546 a.C), Anaxímenes (588-524 a.C).
No contexto da escola Eleata surgiram também filósofos consideráveis como Parmênides (530 a.C), Zenão 9490-430 a.C, Empédocles (485-380 a.C), Górgias (485-380 a.C).
Filosofia Medieval
O contexto filosofia medieval ocorreu entre os séculos I e XVI, o período ficou reconhecido pela constituição do pensamento cristão e as suas principais bases doutrinarias, tendo como objetivo inicial a aproximação da fé e da razão.
Igualmente o primeiro período, também esteve dividida em quatro etapas essenciais:
- Embasamento filosófico dos chamados “Padres Apostólicos” período esse que teve inicio no século I e II; dando centralidade a Paulo Tarso.
- Na segunda fase houve a entrada dos chamados “Padres Apologistas” que se deu nos séculos III e IV; com Justino Mártir, Tertuliano, Alexandria.
- Surgimento da filosofia patrística, momento esse visto nos séculos IV até o VIII; a maior figura dessa fase sem sombras de duvidas é Santo Agostinho de Hipona (354-430)
- E por fim, a filosofia escolástica, séculos IX até XVI com São tomas de Aquino (1225-1274).
Filosofia Moderna
A filosofia moderna sem sombras de dúvidas foi ápice do livramento das amarras trazidas pela era medieval, esse acontecimento ocorreu entre os séculos XV e XVIII, e você deve estar se perguntado, qual é o principal nome dessa fase? Nada mais nada menos que René Descartes (1596-1650) considerado o fundador da filosofia moderna, não deixando de citar a sua principal teoria de pensamento racionalista conhecido como o “Método cartesiano”.
O período representou o surgimento de princípios importantes para a formação de toda a história, como o aprofundamento na ciência, da racionalidade, da tecnologia, da imprensa, enfim.
Como principais filósofos modernos podemos citar: Nicolau Maquiavel (1469-1527), Michel de Montaigne (1533-1592), Francis Bacon (1561-1626), Immanuel Kant (1724-1804), Montesquieu (1689-1755), Rousseau (1712-1778), Voltaire (1694-1778), Denis Diderot (1713-1778), Thomas Hobbes (1588-1679), Jonh Locke (1632-1704), Spinoza (1632-1677).
Filosofia Contemporânea.
A filosofia contemporânea basicamente é a filosofia que vivenciamos nos tempos atuais e proporcionou as principais grandes revoluções tecnológicas, a mesma teve como principio no século XVIII e XX.
A escola de Frankfurt sem sombras de dúvidas deu o ponta pé inicial na transformação do conhecimento, abordando questões importantes a frente da humanidade, podemos citar como principais representantes da instituição: Theodor Adorno (1903-1969), Max Horkheimer (1895-1973), Walter Benjamin (1892-1940).
Na fase moderna muitas correntes de pensamento foram constituídas como o estruturalismo, materialismo, Existencialismo, Niilismo, Fenomenologia, Utilitarismo, marxismo, positivismo.
Dentre os pensadores citados da Escola de Frankfurt, não podemos deixar de mencionar outros nomes de grande importância para a construção do pensamento dessa época:
- Michel Foucault (1926-1984)
- Friedrich Nietzsche (1844-1900)
- Karl Marx (1818-1883)
- Jean-Paul Sartre (1905-1857)
- Auguste comte (1798-1857)
- Martin Heidegger (1889-1976)
- Ludwing Wittgenstein (1889-1951)
- Arthur Schopenhauer (1788-1860)
- Zygmunt Bauman (1925-2017)
A filosofia possui um significado muito especial dentro da sua concepção de conhecimento, a palavra é um substantivo feminino derivada do grego que significa “amor pela sabedoria”. A mesma nasceu com o intuito de provocar os sentidos do ser a fim de proporcionar uma vida mais racional, consciente e livre, além de resplandecer o lado critico de todo o ser humano que a conhece.