Max Horkheimer

Max horkheimer (1895-1973), foi um dos pesquisadores mais importantes da escola de Frankfurt, fundada por ele e Theodor Adorno em 1924 na Alemanha, a mesma teve grande contribuição para o renascimento intelectual após a segunda guerra mundial, lembrando que outros vários pensadores da época contribuíram para a formação da instituição.

Max horkheimer

A escola criada por eles tinha como objetivo de promover ricos debates sobre conhecimentos filosóficos, econômicos, literários, psicológicos, dentre outros, formando assim importantes integrações.

Podemos citar alguns nomes importantes na escola de Frankfurt: Albrecht Wellmer, Walter Benjamin, Herbert Marcusem, Erich Fromm, etc.

O filósofo trouxe grandes concepções sobre a teoria crítica da sociedade, o mesmo reflete sobre as ciências socias em sua famosa concepção a “Razão instrumental versus Teoria Critica.”

Vamos entender um pouco mais dessa ideia?

Razão instrumental e teoria crítica

A razão instrumental segundo a concepção do filósofo está relacionada a tudo que está presente em uma teoria tradicional, em contrapartida a teoria critica, a mesma está dentro de um pensamento critico-negativo.

 Em linhas gerais, Max teceu grandes criticas a razão abstrata como condutora da teoria tradicional, pois o mesmo acreditava que o abstrato cria mitos e inverdades pela grande gama de interpretações e reflexões sobre a práxis social e a teoria, esses princípios foram  interpretados em algumas obras do filósofo de cunho marxista não ortodoxo.

Por esse cenário, o mesmo considerava a razão instrumental falha.

Já na base da teoria critica juntamente desenvolvida com Theodor Adorno, concebia a visão que a mesma conceitua um conjunto de ideias ligadas à cultura contemporânea, e assim, segue como influência as bases marxistas para explicações sociais que podem ser modificadas ou alteradas e consequentemente abrir para outras linhas de pensamento.

O reconhecimento do filósofo advém com a criação da teoria critica, pois o mesmo utilizou da relevância social e o subjetivismo como fatores a serem analisados para a escolha do melhor método cientifico.

Para Max é importante compreender a existência social e com ela a construção de uma determinação da consciência.

Veja: Filosofia da Ciência.

Dialética do esclarecimento

A dialética do esclarecimento publicada em 1944 é considerada uma das mais importantes obras dos grandes filósofos Max e Odorno, a mesma é vista como a principal obra a conter a teoria critica citada logo acima.

Nessa obra ambos analisaram o cenário da Guerra e os pensamentos iluministas, e a partir disso, tentaram compreender o motivo de tantas desordens e violências em um mundo desenvolvido no conhecimento e mesmo assim não conseguiu desgarrar de guerras e desigualdades sociais econômicas, dentre outros fatores.

Com essa concepção ambos vêem no iluminismo uma porta de entrada para que o homem tome consciência de suas atitudes e comece a ser responsável por si mesmo, e assim, trazem o seguinte questionamento: O motivo pelo qual o ser humano ainda não conseguiu resolver problemas graves como o preconceito, a intolerância, a fome e conflitos armados.

Em linhas gerais, na obra eles perpassam por muitos conceitos importantes a serem discutidos:

  • Conceito Weberiano de desencantamento do mundo
  • Os mitos como fator antigo para a explicação das coisas do mundo
  • A racionalidade
  • A dominação do homem pelo próprio homem
  • Participação da indústria cultural e o seu papel na sociedade

Outro artigo recomendado: Modernidade Líquida.

Industria cultural

 Max Horkheimer e Theodor Adorno foram os principais representantes da escola de Frankfurt, juntos criaram o termo Indústria cultural no ano de 1947.

Ambos definiram a indústria cultural como um sistema político e econômico que tem por objetivo de produzir bens de culturas, como filmes, música popular, livros, programas de TV, dentre outros, todos esses princípios são usados como produtos de mercadoria e controle social.

Portanto, os filósofos fizeram uma análise dos meios de comunicação de massa e assim com base nessas pesquisas chegaram à conclusão que a indústria cultural funciona como uma instituição de produtos culturais visando o consumo.

A indústria cultural transforma as pessoas em consumidores de mercadorias culturais, ou seja, a mesma tira toda seriedade da cultura erudita e consequentemente a sua autenticidade.

Vejamos um exemplo:

Sabe aquela sinfonia de Beethoven conhecido como “Fure lise” é utilizado como toque em propagandas de gás e até mesmo de outras mercadorias, ou seja, Beethoven não produziu o som para se reproduzida em mercadorias, e sim, foi uma homenagem a uma mulher chamada Elisa.

Assim, a mercadoria tirou toda profundidade e essência da obra, todas as vezes que as pessoas escutam a sinfonia remetem ao botijão de gás e não a importância artística.

Também recomendamos: Baruch Espinosa.

Biografia de Max Horkheimer

Max horkheimer nasceu em Stuttgart, na Alemanha no ano de 1895, abandonou os estudos em 1911 para aprender o oficio na fábrica de tecidos de seu pai, o mesmo era considerado um rico industrial, anos posteriores participou da primeira guerra Mundial e, quando ela terminou concluiu os estudos e decidiu se especializar em filosofia e psicologia.

O mesmo cumpriu a especialização nas cidades de Munique, Friburgo e Frankfurt, e foi nessa ultima que Max conheceu o também filósofo, Theodor Adorno, que posteriormente foi um dos grandes expoentes da escola de Frankfurt.

Já no ano de 1926 conheceu Rosa Rieker a qual casa-se e no mesmo ano funda o “Instituto de Pesquisas Sociais, conhecido como escola de Frankfurt em parceria com o seu então amigo Theodor Adorno.

No ano de 1930 começou a lecionar na escola e no ano seguinte foi escolhido para assumir o cargo de diretor.

Infelizmente com a segunda guerra mundial tornando-se cada vez presente e o regime nazista assumindo total poder, começaram as perseguições, e por esse fato, foram obrigados a fechar o instituto no ano de 1933.

Os membros da escola com medo do cenário presente e com ela possíveis represálias, decidiram cada um mudar-se para países diferentes e assim continuar caminhando com os trabalhos realizados anteriormente.

Em 1934 Max se exila na EUA, e nesse meio tempo, foi convidado a trabalhar na universidade de Columbia.

A parceria dos filósofos Max e Adorno era tanta, que ambos decidiram escrever juntos o clássico “Dialética do Esclarecimento.”

Só após alguns anos depois, exatamente no ano de 1949, o filósofo retorna a Alemanha e consegue estabelecer a sua vida de antes, lecionando e assumindo o cargo de diretor, entre os anos de 1951 e 1953 torna-se reitor no instituto.

Mas em 1959 decidiu se afastar do cargo de professor e mudou-se para Lugano-Suiça, nesse período dedicou-se a escrita.

O filósofo veio a falecer em Julho de 1973, na cidade de Nuremberg com 78 anos de idade.

Principais obras de Max Horkheimer

As obras de Max trazem um teor de luta contra as principais ordens totalitárias inseridas em sua época a qual orientam o indivíduo a lutar contra a mesma.

  • Materialismo e Moral (1933)
  • Teoria tradicional e teoria critica (1937)
  • Eclipse da razão (1947)
  • Dialética do esclarecimento (1947)
  • Teoria critica ontem e hoje (1970)

Principais citações de Max Horkheimer

“A ciência ela própria não tem consciência de si, ela é um instrumento, enquanto o esclarecimento é a filosofia que identifica a verdade ao sistema cientifico.”

“Quanto mais o conceito de razão se torna emasculado, mais facilmente ele se presta a manipulação ideológica e a propagação até mesmo das mentiras mais descaradas… A razão subjetiva está de acordo com qualquer coisa.”

“Na medida em que as palavras não são usadas obviamente para calcular probabilidades tecnicamente relevantes ou para outros propósitos práticos, elas correm o risco de serem suspeitas como conversas de vendas de algum tipo.”

Veja outros artigos recomendados:

Conteúdo original, não se esqueça de referenciar: Disponível em: < https://resumos.soescola.com/filosofia/max-horkheimer/ >

Kit Alfabetização Só Escola
TURBINE O APRENDIZADO DO SEU PEQUENO! Com o KIT SÓ ESCOLA seu filho ou aluno vai reforçar e/ou acelerar o processo de alfabetização. São centenas de atividades educativas lúdicas e atualizadas.