Anglicanismo

O anglicanismo foi uma religião criada pelo Rei Henrique VIII na Inglaterra no ano de 1534. A mesma é vista como um segmento protestante mais curioso de todos os tempos, principalmente pela maneira a qual foi criada.

Vamos conhecer um pouco mais desse segmento religioso?

Afinal, como surgiu o anglicanismo?

No século XVI o Rei Henrique VIII(1509-1547) da Inglaterra tomou uma decisão que mudou totalmente a história do cristianismo, o mesmo foi considerado o grande rei absolutista da história da Inglaterra e o seu reinado foi marcado por vários conflitos principalmente com igreja católica.

Afinal, como surgiu o anglicanismo?

Veja mais:

No inicio do século XVI o Papa controlava cerca de um terço do território da Grã Bretanha, com esse cenário, podemos imaginar que a igreja tinha um poder muito grande dentro da sua instituição, as intromissões eram constantes em assuntos sobre o estado por parte do clero, fator esse que deixava o rei furioso, Afinal, Henrique não queria interferência externas dentro dos assuntos que só cabia a ele, e por ser um rei absolutista queria o poder todo em suas mãos.

 Outra coisa que o incomodava muito eram as criticas que a doutrina fazia sobre o seu comportamento, pois o mesmo não era um grande seguidor cristão e sempre cometia alguns pecados, como a gula, tanto que o Rei Henrique chegou a pesar mais de 100 Quilos.

E não vá pensando que o Rei cometia apenas essa heresia boba, o mesmo amava o pecado da luxuria, pecado esse bastante comum na corte, tanto que Henrique tinha várias amantes.

Durante boa parte do seu reinado as coisas não foram muito bem entre a igreja e Henrique, e a situação piorou ainda mais quando o mesmo decidiu se separar da primeira esposa, uma espanhola chamada (Catarina de Aragão 1485-1536) nessa época não era permitido o divorcio, mas o papa tinha o poder de anular casamentos caso houvesse alguma coisa errada em relação com a doutrina católica.

anglicanismo

Recomendado:

Mas na verdade o papa não anulava o casamento de qualquer um, se um plebeu qualquer chegasse para fazer o pedido não teria acesso a autoridade.

Ele anulava casamentos de pessoas muito importantes, como reis, membros da alta nobreza, e geralmente o fator estava ligado com o poder em si e não muito com a doutrina católica.

O rei Henrique estava mesmo decidido a separar-se, o mesmo colocava como “desculpa” para o divorcio a razão da esposa nunca ter conseguido o dar um filho homem, e nessa época, a culpa era principalmente da mulher por ser considerada “ pecadora original.”

Diante disso, Henrique decidiu pedir a anulação do casamento usando como segunda justificativa o fato dele ter casado com a viúva do seu irmão, uma vez que com a morte do mesmo, ele herdou a coroa e a esposa, e deus estava o punindo por isso, pois vivia em pecado.

Mas como mesmo foi dito, uma anulação nesse contexto era fácil, qualquer desculpa servia, mas o problema é que o Rei colocou o papa em uma sinuca de bico, pois Catarina de Aragão era tia de Carlos quinto, rei da Espanha, um dos reis mais poderosos da Europa, e devolver Catarina para Espanha significaria comprar uma briga com um dos seus maiores aliados

Portanto, o papa disse não a Henrique e gerou um grande conflito, por esse fato, Henrique parou e pensou: será que a vida não seria mais fácil se não precisássemos de um monte de normas e regras enchendo a vida?E as terras da igreja? Não seria bacana ter acesso a elas?

E não para por ai, Henrique estava apaixonado por uma jovem da corte chamada (Ana Bolena 1501-1536) e assim queria muito casa-ser com a mesma.

 (Ana Bolena 1501-1536)
(Ana Bolena 1501-1536)

E no ano de 1534 assinou o ato de soberania que expulsou a igreja católica da Inglaterra criando assim a sua própria igreja, a igreja “Anglicana”.

No ato de soberania Henrique pegou todas as terras da igreja católica para ele e obrigou todas as pessoas da Inglaterra a se converter a nova religião, tornando-se a nova autoridade da igreja.

Conseguiu divorcia-se de catariana e casou-se com Ana Bolena, porém o casamento não rendeu bons frutos, três anos depois o rei Henrique a acusou de traição e decapitou a própria mulher.

Portanto, o segmento anglicano tornou-se uma doutrina de todos os ingleses, a mesma não se diferenciava muito da doutrina católica, era um de tipo um catolicismo sem papa e no lugar Henrique VIII.

O anglicanismo só ganhou a sua característica própria com Elizabeth I (1533-1603), a filha que Henrique teve com Bolena. E vejamos, Henrique rebolou tanto para conseguir um filho homem, mas no fim uma filha mulher assumiu o trono e tornou-se uma das maiores rainhas de todos os tempos da Inglaterra, e durante seu reinado, a mesma incorporou elementos importantes do movimento calvinista para o segmento do anglicanismo.

Elizabeth I (1533-1603
Elizabeth I (1533-1603

Outros artigos:

Anglicanismo X Catolicismo

Como mesmo vimos às crenças e dogmas do anglicanismo não se diferenciaram muito do segmento católico.

Podemos citar algumas dessas semelhanças:

  • Ambos cultuam e acreditam na escritura sagrada como principal instrumento da fé
  • Praticam os sacramentos do batismo e da Eucaristia

Já as diferenças estão ligadas a crença em imagens e santos, o segmento anglicano não os reconhece como divindade e não acreditam na existência da autoridade papal.

Luteranismo x Calvinismo

As principais distinções entre os movimentos protestantes estão contidas em como cada segmento enxerga as formas de salvação.

Os calvinistas acreditam que a salvação está predestinada de acordo com o destino de cada um, ou seja, Deus concebe o caminho de cada ser humano e através dele a salvação, conhecida como a Doutrina da Predestinação.

Por sua vez, os luteranos crêem que a salvação só é alcançada diante das atitudes construídas na terra e a fé de cada um. 

É interessante saber que as duas formas foram construídas por divergências teológicas, já a doutrina do anglicanismo foi por conta do campo político e econômico

Brasil e mundo

No mundo todo o anglicanismo é conhecido como o terceiro segmento mais cultuado em todo mundo, chegando a ter 80 milhões de fies, ficando apenas atrás da doutrina católica apostólica romana e ortodoxa.

Nos períodos iniciais o segmento religioso começou a ser conhecido principalmente nas colônias inglesas, mas com o passar do tempo, a religião foi se difundindo entre os países, chegando a ser bem conhecida nos dias atuais.

Já no âmbito brasileiro a doutrina só foi conhecida através do tratado de comércio e navegação entre Portugal e Inglaterra, acontecimento esse responsável pelo alastramento do anglicanismo, no ano de 2009 foi construído legalmente a primeira igreja anglicana.

IGREJA EPISCOPAL ANGLICANA DO BRASIL-2009

Conteúdo original, não se esqueça de referenciar: Disponível em: <https://resumos.soescola.com/filosofia/anglicanismo/>

Kit Alfabetização Só Escola
TURBINE O APRENDIZADO DO SEU PEQUENO! Com o KIT SÓ ESCOLA seu filho ou aluno vai reforçar e/ou acelerar o processo de alfabetização. São centenas de atividades educativas lúdicas e atualizadas.