São Tomás de Aquino

São Tomás de Aquino é considerado um dos maiores cristãos de todos os tempos, o mesmo foi importante filósofo e frade católico do século XIII a qual sua figura foi considerada um importante doutor da igreja católica no ano de 1567, ou seja, ele moldou os principais pensamentos cristãos acerca dos dogmas. As suas principais obras estão diretamente relacionadas às transformações na baixa idade média a qual a igreja passou por modificações com a entrada das reformas protestantes, além disso, serviu de grande influência na construção do pensamento teológico e filosófico.

O filósofo fez parte da escola filosófica escolástica e acreditava na conciliação entre fé e razão, São tomas de Aquino basicamente cristianizou as ideias de Aristóteles, mostrando que o mundo sensível é capaz de gerar conhecimento para compreender a existência de Deus.

A influência de São Tomás de Aquino no pensamento ocidental foi de grande relevância tanto que grande parte da filosofia moderna foi concebida como desenvolvimento de suas principais concepções e ajudaram muito a construir o pensamento ético, metafísico e teórico político, não deixando de mencionar que Aquino é venerado como santo pela igreja católica.

Vamos conhecer um pouco mais de sua vida e principais pensamentos?

Biografia

São Tomás de Aquino

São Tomás de Aquino nasceu no ano de 1225, em Roccasecca no Reino da Sicilia (atual região do Lácio, na Itália). Com cerca de 5 anos de idade já começou os estudos na abadia de monte cassino e como precedente da sua vocação religiosa é nessa fase que começa a se interessar pelos conteúdos inerentes a fé cristã.

No ano de 1239, após iniciar os estudos na cidade de Nápoles que o filósofo começou a ter contato com as obras de Aristóteles que posteriormente foi peça fundamental para a construção do pensamento escolástico de São Tomás que visa agregar a fé cristã com o pensamento racional advindo da filosofia aristotélica.

Aos 19 anos de idade, o jovem Tomás a contragosto dos seus familiares ingressa na ordem religiosa dominical a fim de contribuir na precação do evangelho e conversão ao cristianismo, o que contrariava a sua família é que o segmento seguia uma ordem mendicante, fato esse que debatia com a origem nobre do filósofo, assim a família com o objetivo de afastar o seu filho da ordem o prendeu no castelo.

Mesmo preso na sua própria moradia, não fez São Tomás desistir da ideia dominical e o seu chamado a servir a doutrina, ou seja, a vida de São Tomás estava pré destinada aos estudos e propagação do cristianismo.

Depois desses eventos ocorridos na vida do filósofo, eventos esses nada agradáveis, São Tomás decidiu estudar em Paris a qual na época era considerada o grande centro de estudos teológicos e foi nessa fase que sofreu grande influência de Alberto Magno que ficou surpreso com a grande carga de conhecimento do filósofo e assim Aquino acabou tornando-se discípulo de Alberto.

Como discípulo de Alberto a noção aristotélica no pensamento de Aquino ficou muito mais evidente juntamente com os princípios cristãos, é a partir desse momento e com a grande carga de conhecimento adquirido pelos teólogos da região, que Tomás começa a elaborar sua própria concepção teológica e filosófica principalmente acerca da existência de Deus, da doutrina da igreja católica, princípios aristotélicos e como a fé se relaciona com a razão.

Além disso, Aquino começou também a se interessar por áreas mais especificas como epistemologia, ética, a metafísica e até antropologia, nesse contexto produziu algumas obras sobre as temáticas conhecidas, tanto que foram bastante valorizadas por grandes pensadores da época.

Portanto, não podemos deixar de citar a mais importante de todas “Suma Teológica”, a principal obra filosófica não só de São Tomás, mas de toda uma tradição escolástica e tratava de assuntos referentes à natureza, de deus, da moralidade e a natureza do ser humano.

A obra foi criada com o objetivo de provar que a razão humana em nenhum momento se opõe a fé, além de demonstrar a existência de Deus, que ficou conhecido como as cinco vias de São Tomás de Aquino.

Infelizmente no ano de 1274, com apenas 49 anos de idade, Tomás de Aquino morre em Fossanova durante uma viagem.

Posteriormente, cerca de 50 anos após a sua morte, em 1323 o papa João XII canonizou Tomás de Aquino e o reconheceu como santo da igreja.

“Nada há no intelecto que antes não tenha passado pelos sentidos.”

Obras de São Tomás de Aquino

São Tomás de Aquino deixou para a eternidade diversas obras de grande importância acerca da teologia, filosofia, metafísica, ética, política, física, dentre outras, vamos conhecer algumas de suas obras?

  • Suma teológica
  • Suma Contra os gentios
  • Comentários as obras de Aristóteles
  • Preces
  • Sermões
  • Suma contra os Gentios
  • Exposição sobre o Credo
  • O Ente e a Essência (1248-1252)
  • Compêndio de teologia (1258-1259)
  • Comentários ao Evangelho de São João
  • Comentários da Epistola de São Paulo
  • Comentário às Sentenças

Principais Ideias de Aquino

Confira as principais ideias de Aquino:

Tomismo Aristotélico:

A filosofia de São Tomás de Aquino ficou conhecido como Tomismo Aristotélico, ou seja, uma interpretação da filosofia de Aristóteles (384 a.C-322 a.C) desenvolvida por Tomás de Aquino. A filosofia parte principalmente da experiência pratica e sensível para se chegar a um conhecimento inteligível.

Diferentemente da filosofia de Santo Agostinho que juntamente com Platão acreditava que o conhecimento superior era puramente racional.

Em linhas gerais, para se conhecer a Deus era necessário primeiro passar por um movimento na vida pratica e cotidiana, ou seja, a necessidade de estabelecer racionalmente os princípios de causalidade onde há sempre situações de causas e efeitos, causas que geram as coisas no mundo que são os efeitos.

Nesse pensamento São Tomás de Aquino elaborou cinco vias que provam a existência de Deus como veremos a seguir:

Concepção de Deus:

São Tomás de Aquino acreditava que era possível provar a existência de Deus no mundo terreno através de cinco vias ou argumentos, vamos conhecê-los?

  • 1º via (motor): Segundo São Tomás de Aquino com a sua via motor, é necessário regredirmos para compreendermos os movimentos das coisas, nesse sentido, chegaremos ao primeiro motor, que é Deus.
  • 2º via (causa eficiente) Para o filósofo se nós regredirmos para compreendermos o motivo e eficiência das coisas chegaremos a primeira causa, Deus, ou seja, a segunda via necessita da primeira para ser realizada de fato.
  • 3ª via (contingente necessário) Na terceira via as coisas tem um motivo de existirem com tais formas e características, e apenas o ser divino, Deus, pode ter criado e arquitetado tudo como de fato é.
  • 4ª via (graus de perfeição) Nessa via é necessário ter um parâmetro maior para enquanto ser compararmos as coisas, como maior e menor, forte e fraco, o parâmetro de comparação é Deus.
  • 5ª via (Governo supremo ou finalidade do ser) Nesse fator existe uma finalidade de existirmos e vivermos, por isso, a vida não pode acabar após a morte, e nesse fator, existe uma busca por um ser supremo.

8 Frases intrigantes de São Tomás de Aquino

“A alma é conhecida por seus atos.”

“A humanidade é o primeiro degrau para a sabedoria.”

“Para aqueles com fé, nenhuma evidencia é necessária; para que não tem, nenhuma evidencia será suficiente.”

“Devemos amar os dois, aqueles cujas opiniões compartilhamos e aqueles cujas opiniões rejeitamos, pois ambos trabalharam na busca da verdade e ambos nos ajudaram a encontrá-la.”

“Ninguém verdadeiramente tem alegria a menos que viva em amor.”

“Melhor Iluminar do que meramente brilhar.”

“Deus não precisa de nossa adoração. Somos nós que precisamos mostrar nossa gratidão pelo que recebemos.”

“A caridade é a forma, o motor, a mãe e a raiz de todas as virtudes.”

Cidade de São Tomás de Aquino

O nome São Tomás de Aquino também pode ser visto como o nome de uma cidade no estado de Minas, os habitantes do município são reconhecidos como aquinenses e conta com cerca de 7.021 habitantes.

A fundação da cidade é um pouco distinta de outras já conhecidas, a mesma surgiu através de um pensamento filosófico e a grande devoção de um sacerdote chamado Cônego Thomas de Affonseca e Silva pelo santo São Tomás de Aquino.

Cidade São Tomás de Aquino
Cidade São Tomás de Aquino

PARA SABER MAIS…

Um ponto muito importante centralizado na vida de Santo Agostinho é o impacto das suas obras na igreja é que a partir do mesmo a doutrina passou a possuir um corpo doutrinário sintetizado em dois campos:

  • Teologia (Baseada na Fé e na revelação)
  • Filosofia (Baseada no exercício da fé humana)

Ambos baseados na fé e na razão se unem em uma única orientação rumo ao entendimento da natureza humana e divina cada qual no campo que é colocado, lembrando que a razão humana não é capaz de entender perfeitamente a Deus pelo fato das limitações inerentes a humanidade, logo a razão está subordinada a fé.

Além disso, são tomas se opôs a patrística que tinha como base a filosofia idealista que advinha de Platão e construiu um pensamento sustentado em bases racionais e empíricas dando base a filosofia aristotélica.

Por fim, o filosofo quis demonstrar que o papel da razão é simplesmente atestar e codificar os mistérios revelados pela fé.

Adoro Te Devote

Adoro te devote foi um importante hino escrito por são tomas de Aquino, confira abaixo:

“Eu vos adoro devotamente, ó Divindade escondida,
Que verdadeiramente oculta-se sob estas aparências,
A Vós, meu coração submete-se todo por inteiro,
Porque, vos contemplando, tudo desfalece.

A vista, o tato, o gosto falham com relação a Vós
Mas, somente em vos ouvir em tudo creio.
Creio em tudo aquilo que disse o Filho de Deus,
Nada mais verdadeiro que esta Palavra de Verdade.

Na cruz, estava oculta somente a vossa Divindade,
Mas aqui, oculta-se também a vossa Humanidade.
Eu, contudo, crendo e professando ambas,
Peço aquilo que pediu o ladrão arrependido.

Não vejo, como Tomé, as vossas chagas
Entretanto, vos confesso meu Senhor e meu Deus
Faça que eu sempre creia mais em Vós,
Em vós esperar e vos amar.

Ó memorial da morte do Senhor,
Pão vivo que dá vida aos homens,
Faça que minha alma viva de Vós,
E que à ela seja sempre doce este saber.

Senhor Jesus, bondoso pelicano,
Lava-me, eu que sou imundo, em teu sangue
Pois que uma única gota faz salvar
Todo o mundo e apagar todo pecado.

Ó Jesus, que velado agora vejo
Peço que se realize aquilo que tanto desejo
Que eu veja claramente vossa face revelada
Que eu seja feliz contemplando a vossa glória. Amém”

Kit Alfabetização Só Escola
TURBINE O APRENDIZADO DO SEU PEQUENO! Com o KIT SÓ ESCOLA seu filho ou aluno vai reforçar e/ou acelerar o processo de alfabetização. São centenas de atividades educativas lúdicas e atualizadas.