Conhecimento Filosófico?

Você sabe o que é Conhecimento Filosófico? O conhecimento filosófico busca compreender questões deixadas pela natureza humana, a partir dessas questões e a busca de respostas, surge a Filosofia.

 A filosofia como um tipo de conhecimento busca a origem dos problemas de todas as coisas que são questionadas pela sociedade, pela vida humana, seguindo uma normativa global, essa normativa global está inserida em um conhecimento que explique todas as coisas.

Mas é importante levar em conta que as verdades colocadas pela filosófica globalmente podem ser questionadas por diferentes grupos de acordo com suas crenças culturais, religiosas, e até mesmo alguns segmentos específicos.

Essa questão trás a compreensão que é muito difícil chegar a uma verdade universal, globalizada diante do conhecimento filosófico. 

O conhecimento filosófico não procura verdades absolutas, e sim verdades que podem ser respondidas de maneira racional, podemos afirmar que o conhecimento filosófico é à base de um conhecimento especulativo.

Características do Conhecimento Filosófico

O conhecimento filosófico possui 4 características muito importantes para a sua interpretação: O conhecimento sistemático, elucidativo, critico e por fim especulativo, vamos conhecer cada uma delas?

  • Sistemático: O conhecimento filosófico pode ser considerado sistemático a partir do momento que trás a reflexão racional para resolução de questões, duvidas;
  •  Elucidativo: Já nesse campo, o conhecimento busca interpretar os conceitos; pensamentos, problemas e demais situações da vida humana, situações essas que não podem ser desvendadas cientificamente;
  • Crítico: Os fenômenos vistos pelo conhecimento filosófico primeiramente devem ser analisadas criticamente e principalmente refletidas, antes mesmo de serem levadas como certas, verdadeiras;
  • Especulativo: Por ultimo o conhecimento filosófico é considerado especulativo, pois as conclusões são baseadas em possibilidades e hipóteses, isso se dá através do uso de teorias abstratas

Outros artigos que recomendamos: A República de Platão e O que é Estética na Filosofia?

Afinal, o que é conhecimento?

O conhecimento é adquirido aos longos dos anos através do amadurecimento de cada ser humano, ou seja, a partir do nascimento já uma concepção das coisas do mundo, e essas concepções vão se tornando mais claras a partir do momento em que os sentidos vão se tornando evidentes, como os tatos.

O conhecimento é tudo aquilo que o ser humano capta através de informações e a forma que são apresentadas, os conhecimentos fazem parte da vida, e até podem ser considerados inesquecíveis, como andar de bicicleta, aprender a ler, a escrever, a pular corda, a se vestir.

Podemos compreender o conhecimento com três elementos básicos: Sujeito, ou seja, a pessoa que é capaz de obter o conhecimento, o objeto, é aquilo se pode conhecer, e a imagem, que é simplesmente o entendimento do objeto pelo sujeito.

Exemplo: Você é o sujeito, a obra de arte observada, é o objeto, e o que você interpreta sobre a obra de arte é a imagem.

Conhecimento e Atitude Filosófica

A atitude filosófica dentro do conhecimento filosófico é a capacidade de questionar, fazer perguntas, e através disso, buscar fundamentos para tais questões e conceitos trazidos. A atitude filosófica tem como base de não aceitar qualquer resposta, é questionar coisas que para o senso comum é inquestionável, é tratar com admiração coisas que parecem comuns, banais.

A concepção trata às coisas, o mundo, as pessoas, como princípios a serem descobertos, desvelados, é admiração do novo, tudo precisa ser conhecido, mesmo que pareça que já é metódico.

Recomendamos também: Filosofia Grega

Filosofia e o conhecer dos sentidos

A filosofia dentro do conhecimento através dos sentidos tem um olhar muito cético sobre o conhecimento adquirido apenas da observação, ou seja, o tato, audição, visão, paladar, alguns filósofos dizem que os sentidos podem ser enganosos levando ao erro, nem sempre um certo conhecimento possui uma essência, uma verdade concreta.

NÃO CONFUNDA….

1. Não confunda o conhecimento filosófico com mitologia, o conhecimento filosófico surgiu como espécie de negação aos mitos fantásticos, ou seja, a mitologia era uma corrente abarcada por historias e lendas fabulosas, que de alguma forma tentavam explicar a realidade humana e as coisas, explicações essas sem nenhum fundamento lógico e muito menos cientifico.

O conhecimento filosófico surge como um pensamento racional, pensamento esse que contradiz os mitos, trazendo um conhecimento mais claro e direcional à humanidade diante dos questionamentos da vida.

2.  Não confunda o conhecimento filosófico com o senso comum, o senso comum diferentemente do pensamento filosófico, é baseado em opiniões, achismo, costumes, e através disso, não possue provas concretas ou até mesmo demonstrações dos aspectos falados.

O senso comum é ligado a uma carga de preconceitos, preconceitos esses diretamente voltados a questões culturais de vida, é um tipo de conhecimento que não foi averiguado e muito menos analisado, conhecimento esse passado de geração a geração.

Não deixe de conferir: Arianismo

 Já o conhecimento filosófico, é um conhecimento lógico, racional, e através disso, possui um método, um norte para que aja o sustento e a base para uma teoria.

3. Conhecimento filosófico não é religião, apesar de ambas ser sustentadas por sistemas teóricos, a religião tem o seu conhecimento pautado na fé, na santidade e seus dogmas, dogmas esses de verdades irrefutáveis.

Já o conhecimento filosófico utiliza o método para o principio da duvida, o questionamento na filosofia é o primeiro toque de despertar das ideias, ou seja, tudo aquilo que for questionado é digno de discussão, portanto, o conhecimento é diferente da religiosidade a partir do caráter questionador.

Conhecimento Filosófico

4. E por fim, conhecimento filosófico não é ciência, apesar de ambas estarem conectadas através de uma relação metodológica e são identificadas como a mesma forma de obter o conhecimento das coisas.

O fator que explica essa igualdade ou até mesmo a distinção de ambas é através da empiria, ou seja, a experiência, a experiência é a base para o pensamento científico, é na mesma que os cientistas encontram a validação de uma teoria, é através dela que é encontrada a verdade acerca de um determinado estudo do objeto.

Já para a filosofia, a experiência faz parte do processo do conhecer, mas, diferentemente da forma cientifica ela pode estar presente ou não, ou seja, não é necessário uma validação empírica para se chegar ao conhecimento.

Mas, é importante ressaltar, que a ciência e a filosofia andam juntas, enquanto a filosofia dedica-se as coisas que não são passiveis de comprovação empírica, a ciência mostra que a empiria é possível.

Conhecimento Filosófico

Concluindo, o conhecimento filosófico é de extrema importância para a história e o cotidiano, é preciso o questionamento para saber conhecer, e só a partir dele que haverá um mundo mais claro, aberto, e cheio de sabedoria.

___

Conteúdo original, não se esqueça de referenciar: Disponível em: <https://resumos.soescola.com/filosofia/conhecimento-filosofico/>

Kit Alfabetização Só Escola
TURBINE O APRENDIZADO DO SEU PEQUENO! Com o KIT SÓ ESCOLA seu filho ou aluno vai reforçar e/ou acelerar o processo de alfabetização. São centenas de atividades educativas lúdicas e atualizadas.