Filosofia Grega

A filosofia grega surgiu na Grécia e produziu diversos ensinamentos de suma importância para a sociedade, e por esse fato é considerada a mãe de todas as ciências, essa característica dada não foi atoa, no campo da ciência os gregos desenvolveram áreas de atuações bastante consideráveis, como a medicina, a matemática, historiografia, dentre outros.

Você sabia que antes da filosofia grega havia outras maneiras de se pensar o mundo? Isso mesmo, antes do surgimento da doutrina filosófica os povos antigos desenvolveram sua própria maneira de pensar o mundo, mas foi na filosofia grega que houve o rompimento com o sobrenatural e tornou-se um segmento mais racional, conclusivo, cientifico, para assim encontrar o verdadeiro conhecimento, essa passagem de pensamento é denominada de mitopoetico, ou seja, os mitos fantásticos para a filosofia teorizante, pensamento esse que busca explicar o mundo sem recorrer os mitos.

E por qual motivo houve essa passagem de pensamento? Segundo Jean Pierre, um grande estudioso da época, pontua que houve um desprendimento do mito, ele compara esse desprendimento como escamas que caem nos olhos de um cego, e além desse fator, a mudança teve ligação com causas políticas.

A filosofia grega teve como fundador Tales de Mileto (624-546 a.C) surgiu no século VI antes de cristo, além de ter fundado a matemática, fundou a escola tales de mileto nas cidades da Ásia menor, cujos principais representantes da escola foram Anaxímenes e Anaximandro, discípulos de tales.

A originalidade da filosofia grega é caracterizada em três elementos: Materialismo, entender o mundo real e os fenômenos da natureza, racionalismo, instrumento para encontrar a verdade, o conhecimento e principalmente o raciocínio, e por fim o humanismo, pois o homem que busca o conhecimento.

Na Ásia menor a filosofia grega se estendeu para Grécia continental, atingindo seu maior ápice em Atenas.

FILÓSOFOS GREGOS     

A filosofia grega está dividida em três períodos e cada período foi representado por filósofos imprescindíveis para a história da filosofia.

O período Pré-Socrático (Séculos VII a V a.C) teve como representante os primeiros filósofos gregos, conhecidos como filósofos da natureza ou Pré- socráticos, ou seja, antes de Sócrates. Os pensadores da época socrática estavam preocupados em entender os fenômenos naturais e a origem do universo, chamada de cosmologia, para além das teorias mitológicas era preciso criar um conhecimento alternativo ao conhecimento mitológico, a principal figura dessa época foi Tales de mileto.

Período Socrático:

O período Socrático se deu nos séculos V – IV a.C, também conhecido como período clássico, antes do surgimento de Sócrates e no começo do século V, surgiram os chamados sofistas, cujo principal representante foi Protágoras. Os sofistas eram os mestres do saber e educavam os jovens para a vida pública através da retórica (arte de falar bem) e a dialética (arte de argumentação). Os sofistas foram os primeiros a levantar questionamentos e colocar o homem como centro da reflexão filosófica, pois como mesmo mencionado, os primeiros filósofos gregos preocupavam em apenas em entender os fenômenos da natureza, e os sofistas começaram a se interessar a entender o comportamento humano. E um dos primeiros filósofos a entrar nessa questão foi Sócrates, considerado o pai da filosofia, o mesmo foi o primeiro que teceu as primeiras criticas aos sofistas e sua retórica. O apogeu da filosofia coincidiu com o auge da democracia ateniense e seus maiores representantes foram Sócrates, Platão e Aristóteles.

Período Helenístico:

O período Helenístico surgiu nos século IV a.C a VI d.C. Nessa época os temas relacionadas à natureza e o homem ganharam destaque, os estudos estavam mais aturdidos na realização humana através da virtude e a busca da felicidade e conhecimento.

Outros artigos:

PRINCIPAIS ESCOLAS FILOSÓFICAS

Na filosofia grega houve o surgimento de escolas importantes para o pensamento filosófico, veja as principais escolas da filosofia grega ou como chamada, filosofia antiga:

  • Escola Jônica: A escola Jônica localizada na região Jônia em Mileto que teve como principal fundador e idealizador Tales de Mileto e seus discípulos, Anaximandro e Anaxímenes, a escola desenvolveu os primeiros pensamentos racionais, como a explicação da natureza e do mundo, ou seja, os filósofos da época buscavam na natureza os primeiros indícios para o conhecimento das coisas. O pensamento cosmológico era a centralidade do pensamento da escola.
  • Escola Itálica: A escola itálica localizada na cidade de Elei, Itália, teve como principal representante os filósofos Górgias, Empédocles, Zenão e Parmênides, a base do pensamento era o sim e o não, o dualismo entre corpo e espírito e a pratica de ritos de purificação.

OS TOP 6  FILÓSOFOS DA ANTIGUIDADE

A Antiguidade foi marcada por diversos filósofos de grande importância para história, vamos conhecer um pouco mais de cada um deles e principalmente as principais problemáticas trazidas pelos mesmos:

TALES DE MILETO

TALES DE MILETO - Filosofia Grega

Tales de mileto (623-546 a.C) foi um filósofo que fez parte do período pré socrático, além de filósofo, foi matemático, engenheiro e astrônomo da Grécia antiga, o mesmo tomou a natureza como principal estudo das suas problemáticas e teorias, e foi a partir dela que trouxe o seguinte questionamento “Qual seria o principal gerador de tudo”, e com isso afirmou que a água é a principal geradora, ou seja, substância primordial da vida, também colocada por ele como” arché”,” tudo é água”.

PITÁGORAS

Pitágoras - Filosofia Grega

Pitágoras de Samos (570-490 a.C) foi um grande filósofo pré-socrático e matemático da época, além disso, estudou música e literatura. Para ele os números representavam a harmonia e a ordem, a essência de todas as coisas, convenhamos que Pitágoras não teve consciência o quanto a matemática apavorou e apavora a vida de algumas pessoas, mas, brincadeiras a parte, sua concepção foi de suma importância para a filosofia e principalmente a matemática, conhecido como o Teorema de Pitágoras, acho que muitos se recordam disso: “O quadrado da hipotenusa é igual a soma dos quadrados dos catetos (a² = b² + c²) considerando (a) a hipotenusa e (b e c) os catetos e por ai vai…Ufa!!!!

PARMÊNIDES

Parmanides - Filosofia Grega

Parmênides de Eléia (510-470 a.C) fez parte do período pré socrático e é considerado o principal filósofo do período. A teoria do ser de Parmênides é um dos pontos mais importantes dentre suas outras teorias, em suas palavras o ser pode ser definido em quatro argumentos lógicos, entre eles estão a mais famosa: “O ser é e o não ser não é”.

SOCRATES

Socrates - Filosofia Grega

Sócrates (469-399 a.C) como todos sabemos foi um grande filósofo socrático da sua época teve grade contribuição com os seus estudos sobre o ser e sua essência e principalmente a busca pelo conhecimento através do diálogo, conhecida como maiêutica, perguntas sucessivas para se chegar a um conceito.

PLATÃO

Platão - Filosofia Grega

Platão (427-347 a.C) foi um grande discípulo de Sócrates e escreveu sobre as teorias do mesmo. Dentre de muitas reflexões filosóficas, uma foi de suma importância a chamada “Teoria das Ideias”, a teoria foi considerada a base do pensamento platônico. A teoria das ideias buscava dividir o mundo entre o mundo sensível (aparência) e o mundo das ideias (essência). Uma obra clássica que mostra exatamente essa teoria é o mito da caverna, a ilusão e realidade.

ARISTÓTELES

ARISTÓTELES - Filosofia Grega

Aristóteles (384-322 a.C) além de Platão e Sócrates foi um importante filósofo da sua época. As suas ideias principais trazem o pensamento lógico e cientifico, escreveu diversas obras sobre os temas como a Metafísica, a lógica, a ética, dentre outros.

Também recomendamos: O que é Lógica?

___

Conteúdo original, não se esqueça de referenciar: Disponível em: <https://resumos.soescola.com/filosofia/filosofia-grega/‎>

Kit Alfabetização Só Escola
TURBINE O APRENDIZADO DO SEU PEQUENO! Com o KIT SÓ ESCOLA seu filho ou aluno vai reforçar e/ou acelerar o processo de alfabetização. São centenas de atividades educativas lúdicas e atualizadas.