Confucionismo

O Confucionismo é uma tradição chinesa sistematizada pelo filósofo oriental Confúcio, muitos confundem o confucionismo como uma religião, mas na verdade a mesma está ligada com questões doutrinarias dogmáticas do sistema filosófico do chinês Confúcio, ou na forma latina, Kung-Fu-Tzu. O pensamento se deu durante o século VI a.C e a humanidade é a principal base do pensamento, a doutrina acredita que a educação é o fator primário que determinara a condição humana.

Antes de adentrar ao pensamento do confucionismo é importante sinalizar quem foi Confúcio dentro da doutrina.

Confucio e o Confucionismo

Confúcio foi um grande sábio chinês de origem pobre, mas nobre, suas ideias trouxe uma grande mudança no ponto de vista reestruturador de toda sociedade chinesa, essa reestruturação veio a partir dos seus ensinamentos éticos no século VI a.C. O pensador nasceu em meados do século VI (551 a.C) na cidade de Tsou, na china.

Confúcio desde criança era interessado no conhecimento, no saber, e passou grande parte da sua adolescência estudando e conhecendo as coisas do mundo, e a partir dos 15 anos de idade seguiu um caminho de desvelar a história do seu povo, e a partir disso compreender o que tinha dado de errado na política em seu país, devido à grande instabilidade política na época.

 Três eram os pensamentos principais do filósofo, a política, a ética e as tradições. Confúcio viveu em uma sociedade rígida e com uma hierarquia social inflexível, e acreditava que era possível mudar a sociedade hierarquicamente através da educação, outro ponto de vista, era a relação de Confúcio com a tirania, era totalmente contra os lideres repressores para ele um líder deveria liderar através de virtudes e bons exemplos, e com isso, os lideres deveriam ser mais rigorosos consigo mesmo e não com povo, e só assim, a sociedade respeitaria completamente o governante.

Até hoje o pensamento do confucionismo é usado como modelo de gestão empresarial no oriente.

Além de tudo, Confúcio foi um grande conselheiro de governantes e contribui na formação de lideres, buscando a formação de lideres bons e virtuosos, deixando mais de 3000 discípulos aos 80 de idade, idade da sua morte.

Confúcio foi um grande mestre do humanismo chinês e tem muito a ensinar tanto no oriente e no ocidente, sua mensagem é universal.

Suas ideais e conhecimentos trazem muito sentido e aprendizado nos dias atuais, como as boas relações entre as pessoas.

Principais características do Confucionismo

Primeiramente o confucionismo não possuía igrejas, a doutrina influenciou na formação cultural de outros países de grande importância como a china, coréia e Japão. No confucionismo os rituais eram o centro de toda linha de conhecimento para se chegar à humanidade plena e a justiça, e, além disso, possuía atributos de grande relevância como: Integralidade, honestidade, bondade, juízo, perdão, orientação do certo e o errado, gentileza, amabilidade, respeito, modéstia, e por fim, descrição, ufa, muitos atributos, não é?

O confucionismo foi um sistema que buscava a formação dos discípulos através da virtude, já dizia Confúcio: “Morar em um ambiente em que as pessoas se amem e respeitem mutuamente, é a melhor coisa possível”.

A doutrina ligada a um segmento doutrinário é a conciliação da natureza humana ligada às teorias políticas e sociais, ou seja, a partir dessa ligação há o bem viver, as relações harmônicas.

O confucionismo centrava-se na ética e na moral, as pessoas deveriam ter boas relações entre si, tanto no âmbito familiar e tanto no âmbito do governo, só a partir disso a sociedade cresceria em virtude.

No âmbito da educação, o confucionismo explicou que o homem só poderia se desenvolver do estado primitivo, através dos estudos e reflexões, ferramenta essa necessária para o desenvolvimento do ser humano, para ele, todas as pessoas deveriam ter acesso a educação, independente da classe social a qual estava inserida, pois a virtude e o conhecimento não estavam ligados a linhagens.

Durante um período de tempo a doutrina sofreu perseguições de outras correntes de pensamento, como o budismo e o taoísmo, esse fato ocorreu na china nos anos 400 a.C-200 a.c, mas o confucionismo permaneceu como doutrina oficial por séculos no estado chinês.

A ideia do confucionismo trazida por Confúcio não morreu com ele, todos os discípulos orientados pelo filósofo de uma forma certa forma cultivaram a doutrina a mantendo viva na cultura chinesa, sendo acolhida pelo estado por séculos, mas em 1912 com a proclamação da republica chinesa, o pais abandonou o confucionismo, sendo combatido na revolução cultural na china, atualmente o governo chinês retirou as restrições contra a doutrina e possibilitou um novo respirar e  florescer , sendo considerado patrimônio histórico e cultural da china pela UNESCO, milhões de pessoas seguem o confucionismo pelo mundo, especialmente Japão, china, e coreia do sul.

Templo e Cemitério de Confúcio- Construído em 478 a.C

FRASES DE CONFÚCIO, TOP 6 LIÇÕES PARA A VIDA.

  • “Aja antes de falar e, portanto, fale de acordo com os seus atos.”
  • Lição 1: Ser fiel aos compromissos é a principal mantedora da dignidade humana.
  • “A experiência é uma lanterna dependurada nas costas que apenas ilumina o caminho já percorrido.”
  • Lição 2: Refletir sobre as experiências passadas é um ato para enfrentar os desafios do futuro.
  •  “Coloque a lealdade e a confiança acima de qualquer coisa; não te alies aos moralmente inferiores; não receies corrigir teus erros.”
  • Lição 3: A melhor maneira de adquirir um  conhecimento pleno é saber corrigir os próprios erros.
  • “A melhor maneira de ser feliz é contribuir para a felicidade dos outros.”
  • Lição 4: Olhar o outro e contribuir com as conquistas é a melhor maneira para a construção de um mundo melhor de paz e harmonia.
  • “O que sabemos saber que o sabemos. Aquilo que não sabemos saber que não o sabemos: eis o verdadeiro saber.”
  • Lição 5: O verdadeiro saber é aceitar que não sabemos, e a partir disso, buscar o conhecimento através da humildade.
  • “De nada vale tentar ajudar aqueles que não se ajudam a si mesmos.”
  • Lição 6: A força de vontade é o melhor caminho para vencer os obstáculos da vida.
  • Refletir sobre esses pensamentos é o melhor caminho para se conquistar a paz e a harmonia entre a sociedade.

Conteúdo original, não se esqueça de referenciar: Disponível em: <https://resumos.soescola.com/filosofia/confucionismo/>

Kit Alfabetização Só Escola
TURBINE O APRENDIZADO DO SEU PEQUENO! Com o KIT SÓ ESCOLA seu filho ou aluno vai reforçar e/ou acelerar o processo de alfabetização. São centenas de atividades educativas lúdicas e atualizadas.