Lucio Anneo Sêneca

Lucio Anneo Sêneca, mais conhecido como Sêneca, nasceu no ano 4 e faleceu no dia 12 de abril de 65 d.C na cidade de Roma, foi um dos grandes pensadores de Roma no inicio da chamada era cristã, além de um grande filósofo, foi advogado, escritor e um grande intelectual da época,  ficou bastante conhecido pelas suas obras profundas e pensamentos interessantes sobre a vida, obras que até hoje são de grande importância para humanidade, ensinamentos  atuais e práticos para servir de base no cotidiano para uma vida com mais sabedoria. Sêneca fez parte da última fase do estoicismo.

Não importa o quanto o mundo se transforme e mude ao longo dos anos, a sabedoria passada por Sêneca em suas obras é muito atual e eterna.

SÊNECA X ESTOICISMO

O estoicismo foi uma escola fundada no século 4 na Grécia e é considerada uma das escolas mais famosas da época amelenística , a mesma funcionava em uma espécie pórtico. O estoicismo trás o ensinamento que a sabedoria está diretamente ligada a felicidade, o pensamento veio para ajudar o individuo a lidar com situações difíceis e o sumo desejo de controlar tudo em sua volta, as pessoas encontram na corrente filosófica a paz interior e a melhor maneira de lidar com as coisas do cotidiano.

O estoicismo é um auxilio que ajuda a manter uma mente calma e principalmente racional, e a partir disso torna-se um apoio na questão do controle, ou seja, a pessoa concentra e aceita que não se pode controlar tudo. O pensamento tem 3 pensadores de grande referência , como Marco Aurélio, Epicteto, e por fim, Sêneca.

Sêneca a partir do estoicismo escreveu grandes obras baseadas nesse segmento, como veremos a seguir:

OBRAS IMPORTANTES:

As obras de Sêneca trás reflexões importantes e necessárias para a vida.

Vamos conferir o resumo de cada uma delas e principalmente o seu principal significado para os dias atuais?

Sobre a brevidade da vida:

A brevidade da vida é uma obra de grande relevância, o gênero textual é uma carta, uma epistola dirigida a Paulino e trás pensamentos sobre a natureza finita da vida. O livro passa muitas reflexões, principalmente quando leva a um pensamento bastante profundo:

“a vida não é curta é o homem que faz mau uso e desperdiça o tempo.”

A existência não é curta, nós que não a aproveitamos da melhor maneira possível, crescendo em sabedoria e aproveitando o tempo livre, não a desperdiçando com pequenas coisas, coisas banais, como o enriquecimento.

Para, além disso, Sêneca trás a relação da vida com o nascer, os seres humanos já nascem com a perspectiva de vida passageira e lamenta a maldade da natureza humana, se soubermos empregarmos a vida do jeito correto, o tempo que temos, por menor que pareça ter, é suficiente.

Ex: Se a riqueza tiver nas mãos de um mau administrador em pouco tempo acaba tudo, a mesma coisa é a vida, desperdiçamos como futilidades, coisas banais, ganância, se gasta muito tempo preocupado com que o outro está pensando, falando, se gasta muito tempo com trabalhos supérfluos.

“Pequena é a parte da vida que vivemos, pois o restante não é vida, é somente tempo”.

Diante dessa frase, ele explica que não necessariamente a vida é curta, mas nós que a jogamos fora por conta de besteira e inutilidades.  O que estamos fazendo com os anos que estamos vivendo? O importante não é quanto tempo temos, e sim, como estamos aproveitando o tempo.

Outro ponto importante de suma verdade, é que não deixamos as pessoas roubarem nossos bens, mas deixamos as pessoas roubarem aquilo que é mais essencial e de grande valor, as nossas vidas, não deixamos as pessoas invadirem as nossas casas, mas deixamos que as pessoas invadirem nossas vidas por inteiro, impondo padrões a qual  não pertencemos.

Sêneca compara os imprevistos com a vida, ou seja, não deixamos o ladrão roubar nosso relógio, nossos bens matérias, mas não nos preocupamos com pessoas toda hora roubando a paz de espírito. Quanto tempo você gasta com sua própria existência?

Aproveitar a vida para Sêneca é bem diferente daquilo que pensamos nos dias atuais, o filósofo ressalta dois pontos: Aqueles que aproveitam a vida apenas com o trabalho e aqueles que aproveitam gastando com futilidades, ambos estão incorretos, e ele tenta combater essa concepção. Como aproveitar a vida para Sêneca? Retendo tempo, usufruindo de sabedorias, pois a sabedoria orienta ao livramento de excessos.

“Vivestes como se fosseis viver para sempre, não notais quanto tempo já passou”.

Da tranquilidade da Alma: A partir dessa obra Sêneca tenta passar maneiras de como levar uma vida através de uma a paz de espírito elevada, no livro o filósofo trás diversos, ele diz que a alma, o espírito precisa de descanso, e a partir disso torna-se mais cautelosa para ação e desafios.

Ex: Há pessoas que dormem um período relativamente pequeno por noite para assim ser mais ativos no trabalho, para Sêneca essa tentativa é em vão, não é produtivo, dormir bem é sinônimo de produtividade.

O segundo ponto que Sêneca retrata, é a capacidade de agir com verdade e transparência na frente de outras pessoas, a onde ele cita: “Mesmo que apenas eu saiba o que eu estou fazendo, agirei como se todos estivessem me vendo”. Com essa citação Sêneca trás que quando estamos com outras pessoas agimos com perfeição, interesse, mas quando estamos sozinhos, é tudo diferente.

O terceiro pensamento trazido na obra é quando Sêneca cita que talentos forçados respondem mal; se a natureza é relutante o trabalho é infrutífero, ou seja, desde crianças somos levados a pensar que a escolha da profissão é de grande importância, visando o dinheiro, reconhecimento, crescimento, mas não é levado em conta o gostar daquilo que é feito, como alguém pode ser bem sucedido naquilo que não gosta de fazer?

Além dessas obras, Sêneca escreveu outras tantas de grande repercussão, como:

  • Agamenon, Hércules no Eta, Tiestes, Édipo, Fedra, Medeia, As Fenícias, As troianas, Hércules Furioso, A Constancia do Sábio, Epistolas de Sêneca, A vida feliz, Sobre a providencia, Do ócio, Consolação a Márcia, Consolação a Políbio, De Ira: Estudo sobre as conseqüências e sobre o controlo da ira.

CURIOSIDADES

Sêneca foi um dos principais mentores de Nero, o mesmo foi considerado um grande Imperador e o mais perverso de Roma. Sêneca como seu mentor instruía Nero a utilizar de uma política baseada na justiça e humanidade, mas Nero não deu muito confiança aos conselhos do mentor, e adotou uma postura totalmente contraria aos ensinamentos, tanto que chegou a um dado momento que Nero ordenou que Sêneca cometesse suicídio, isso foi proposto pelo fato que Nero temia conspirações contra ele, alguns relatos dizem que com a paz espírito que Sêneca sempre manteve executou com obediência e com a mesma tranquilidade que pregava em toda sua filosofia ao longo da vida.

Outra curiosidade, é que Sêneca sofria de asma crônica e com certa freqüência tinha pensamentos suicidas.

 Sêneca foi obrigado a sair de Roma, o mesmo foi acusado de adultério pela esposa do imperador, Messalina, com Julia Livila, até então sobrinha do imperador, como conseqüência desse ato foi exilado em Córsega.

Outro motivo do seu exílio foi pela inveja do Imperador Calígula que ficou admirado com o seu brilhante discurso, o mesmo não tomou medidas mais extremas, como matar Sêneca, pois o considerava velho e acreditou que morreria de causas naturais

PRINCIPAIS CITAÇÕES

‘’Existe muita diferença entre uma vida tranquila e uma vida ociosa. “   

“Se um homem não sabe a que porto se dirige, nenhum vento lhe será favorável.”

 “É livre quem deixou de ser escravo de si mesmo.”

 “Apressa-te a viver bem e pensa que cada dia é por si só, uma vida

“Perguntas-me qual foi o meu progresso? Comecei a ser amigo de mim mesmo.”

PARA ENTENDER MAIS…

A partir de toda essa reflexão sobre a vida de Sêneca, há esse vídeo que narra com detalhes uma das principais obras do pensador, obra essa que fez e faz com que as pessoas entendam e vivam a vida de uma maneira mais livres e serenas, aproveitando os momentos.

Conteúdo original, não se esqueça de referenciar: Disponível em: <https://resumos.soescola.com/filosofia/lucio-anneo-seneca/‎>

Kit Alfabetização Só Escola
TURBINE O APRENDIZADO DO SEU PEQUENO! Com o KIT SÓ ESCOLA seu filho ou aluno vai reforçar e/ou acelerar o processo de alfabetização. São centenas de atividades educativas lúdicas e atualizadas.