Empédocles

Kit Só Escola Autismo

Poeta, médico, professor, legislador, dramaturgo, filósofo, esse foi Empédocles, o mesmo fez parte da fase pré socrática e teve grande contribuição na construção de uma democracia. O filósofo buscava um princípio a qual era conhecido como “arché” da natureza, ou seja, um princípio que daria origem a todo cosmo.

Biografia de Empédocles

Empédocles nasceu em Aeragas, na Magna- Grécia, a qual pode ser conhecida hoje como atual Sicília- Itália. Ficou conhecido por ser um dos primeiros a defender uma democracia plena, livre de amarras, e não apenas isso, o filósofo também era conhecido por ajudar os mais necessitados.

Empédocles fez parte de uma família bastante influente na época, e por esse motivo, inteirou-se sobre diversos conhecimentos, tanto que foi considerado uma pessoa multifacetada, estudou medicina, física, política, literatura, e por fim, filosofia.

O filósofo fez parte de duas escolas famosas da época Pitagórica e Eleática, porém era eclético em seus pensamentos, por esse fato foi considerado fundador da escola pluralista do pensar, Empédocles não enxergava apenas um ponto de conhecimento, mas sim, vários aspectos para uma mesma indagação.

O mesmo foi responsável pela síntese do materialismo jônico, idealismo panteísta dos eleatas, e teve grande participação na filosofia de Heráclito, em trechos da sua obra apresentava-se como curandeiro, capaz de ressuscitar mortos e influenciar o vento e a chuva, reconhecido como uma divindade.

Empédocles tinha uma visão mística do mundo, por isso era conhecido por possuir poderes sobrenaturais, como o poder da cura de doenças e previsões de epidemias, era dito como mágico e controlador de tempestades.

Por essa razão foi visto como um grande profeta.

O filósofo tinha uma oratória brilhante, tanto que foi apelidado por Aristóteles como pai da retórica, poderoso em sua fala, sua escrita tinha como objetivo de convencer no teor emocional.

O fim da sua vida, segundo escritos biográficos posteriores foi trágico, afinal, o mesmo morreu em 430 a.c com 60 anos de idade atirando-se em um vulcão para ser reconhecido como um Deus na cidade de Etna, Itália.

Veja também:

Principais pensamentos de Empédocles

O filosofo foi muito influente em sua época, tanto que suas principais teorias influenciaram Platão e Aristóteles, dois grandes importantes filósofos gregos.

Vamos conhecer as principais concepções de Empédocles?

O Cosmo

 Empédocles compreendia que o surgimento do universo só poderia ser compreendido através da junção de vários elementos, elementos esses necessários e industriáveis responsáveis por dar a luz a todas as coisas.

O filósofo entendia a origem de todo o cosmo a partir de quatro elementos essenciais: terra, fogo, água e ar.

Para ele todos os seres, objetos, e tudo aquilo que existe no mundo são compostos por esses quatro elementos principais, mas é importante ressaltar, que alguns desses elementos poderiam estar presentes em maior ou menor quantidade, dependendo do campo inserido.

A característica de cada ser e objeto é determinado pela presença maior ou não de um componente.

Ainda não ficou claro?

Vamos entender a partir de um exemplo prático:

A árvore segundo o filósofo é composta em sua maior parte por terra, e por esse fato pode conter características mais resistentes, sólida e fixa, ou seja, a mesma não tem capacidade de movimentação, diferentemente de um ser aquático que é composto por água e maior capacidade de movimento.

Portanto, segundo Empédocles, as diferenças desses seres são vistas através dos elementos que os compõe.

Outros artigos recomendados: Niilismo e Catarse.

Composição

Esses elementos são misturados a partir de dois sentimentos universais diferentes: amor (philia) e ódio (nekos) responsáveis por atrair e afastar, e por revelar todas as coisas existentes no mundo.

Vamos entender melhor?

Observando as relações humanas o filósofo percebeu que os dois principais sentimentos humanos o amor e ódio também estão presentes na ordenação natural, o mesmo compreendeu que o amor une elementos e o ódio os separa, para ele, essa situação ocorre também na natureza da mesma forma, ou seja, o amor une elementos semelhantes do mesmo ser e o ódio afasta os elementos dessemelhantes desse mesmo ser, ex: fogo e água

A relação de amor e ódio para ele é responsável por juntar todos os elementos necessários em um determinado ser e afastar aqueles que não eram necessários para constituir esse ser, portanto, esses elementos seriam raízes simples, eternos e imutáveis, e existiriam juntamente com o amor e ódio, que formam e separam esses elementos, os poderes em movimento trazem a mistura e a separação da terra, do ar, e do fogo.

A teoria do filósofo foi uma espécie de dogma por quase 2000 anos e só depois foi refutada e debatida amplamente.

Veja mais em: Utilitarismo e Demagogia.

Como podemos conhecer algo?

Segundo ele, nossos olhos assim como todas as coisas da natureza tinham um pouco do elemento terra, ar, água, e fogo, conhecido pelo filósofo como a “terra do olho”, a mesma aprende aquilo que é feito de terra, o ar aprende o que é feito de ar, e assim sucessivamente.  Para ele, se faltasse no olho algum desses elementos não haveria possibilidades de enxergar toda natureza, esses sentidos estão capacitados na inteligência.

2 Lições para a vida cotidiana

Empédocles acreditava que os conhecimentos são limitados, mas essa limitação não pode ser uma barreira para a vontade de conhecer, para ele, o ser humano deve utilizar de todos os sentidos através do intelecto e perceber as evidencias das coisas, e assim chegar o mais perto possível do conhecimento verdadeiro.

Já a segunda lição, nós seres humanos só conseguimos perceber uma pequena parte de nossas vidas, por esse fato, não se pode desperdiçá-la, ou seja, em meio a tudo que existe no mundo que nos rodeia, só conhecemos uma pequena parte, para ser exato, um grão de areia em meio a um universo de coisas, então, é preciso aproveitar o que temos de conhecimento e saber desfrutar daquilo que aparece a nossa frente, sem perder tempo com bobagens que tiram nossa atenção e fazem perder boa parte de nossas relações sociais.

Frases de Empédocles

Infelizmente todos os escritos do filósofo foram perdidos pelo tempo, mas o mesmo deixou ilustres frases:

  • “Se você exige só obediência, então você juntara em volta de si mesmo somente bobo.”
  • “Quatro raízes de todas as coisas: fogo, ar, água, terra.”
  • “Deus é um circulo em que o centro está em toda parte e o acesso é por nenhuma parte.”

Veja também: Historicismo.

Curiosidade

Empédocles em sua época descobriu que o ar é distinto do espaço vazio, para ele, pernas, orelhas, olhos, e outras partes do corpo, se juntaram para formar espécies diferentes, somente as boas combinações sobreviviam, teoria de grande semelhança ao evolucionismo.

Conteúdo original, não se esqueça de referenciar: Disponível em: < https://resumos.soescola.com/filosofia/empedocles/ >

Facebook: SÓ ESCOLA

Kit Alfabetização Só Escola
TURBINE O APRENDIZADO DO SEU PEQUENO! Com o KIT SÓ ESCOLA seu filho ou aluno vai reforçar e/ou acelerar o processo de alfabetização. São centenas de atividades educativas lúdicas e atualizadas.