Voltaire: François Marie Arouet

Filósofo, historiador, pensador do iluminismo Francês, poeta, ensaísta, dramaturgo, esse foi François Marie Arouet, mais conhecido como Voltaire. É considerado um dos filósofos mais importantes da atualidade e teve como principal influência nada mais nada menos que Jonh Locke.

Breve Biografia

Voltaire nasceu em Paris no dia 21 de novembro de 1694 e veio a falecer no ano de 1778 em sua cidade natal, com 84 anos de idade.

O filósofo pertenceu a uma família aristocrática a qual recebeu boa educação, educação essa que possibilitou que viesse a se tornar um aluno de grande destaque em comparação com os outros colegas.

Estudou diversas línguas, como o latim e grego e depois de alguns anos aprofundou o conhecimento na dialética e na teologia.

Voltaire é considerado um dos principais pensadores iluministas da sua época, iluminismo esse baseado na razão e que teve grande destaque na elite européia no século XVIII.

Devido a seu espírito polêmico foi preso por duas vezes no ano de 1718 a 1719, e em 1726 -1728 teve que se exilar na Inglaterra.

Sua vida foi repleta de amor literalmente, isso mesmo, o filósofo conheceu diversas mulheres a qual teve períodos curtos de romance, como: Olympe Runoyer, Susanne Livry, Emile de Breitul.

E você deve estar curioso para conhecer o rostinho desse galanteador, não é?

Veja:

Voltaire

É…tinha o seu charme!

Vamos conhecer suas principais ideias?

Os principais pensamentos

POLÍTICA

Na questão política Voltaire teceu duras criticas a política do antigo regime, ou seja, os reis absolutistas que exerciam os três poderes: executivo, legislativo e judiciário, Voltaire não achava correto essa forma de poder, o mesmo não era contra a monarquia e sim defensor de uma monarquia que não fosse acima da lei.

Para ele, o monarca ideal seria aquele que governasse seguindo as leis, os ideias da razão e do iluminismo, o mesmo teria que ter em sua volta conselheiros filósofos que o orientariam a busca da razão sobreposta à religiosidade.

A concepção de Voltaire vai de encontro à monarquia dos depostas esclarecidos, que passaram a governar influenciados pela razão iluminista.

Veja também:

RELIGIÃO

No campo religioso o filósofo foi um grande ferrenho critico a igreja católica, a mesma era considerada a religião oficial da época. Voltaire acreditava que a razão poderia comprovar a existência de um Deus, as suas principais concepções buscavam combater a intolerância religiosa.

Segundo ele:

“A primeira lei da natureza é a tolerância; já que temos todos uma porção de erros e fraquezas.”

Voltaire não pode ser considerado necessariamente um ateu, ele apenas estava procurando uma razão, uma verdade.

O mesmo buscava fazer uma separação clara entre as religiões e a fé, para ele a fé é necessária a partir de uma razão, fé essa que tenha comprovações pautadas na racionalidade, ou seja, uma fé sem a busca da razão não é valida, é cega.

A fé concebida na razão abre portas para o conhecimento real de um Deus.

Outros artigos:

ALMA

Voltaire problematiza o dualismo da alma, a qual seria o corpo separado da alma, nessa concepção, a alma ao desprender do corpo não poderia manter os seus sentidos básicos, como o olfato, a audição, paladar, visão, tato, sentidos esses que fazem parte das funções corporais, portanto, para ele a alma necessita do corpo e vice versa, ambos caminham juntos para sobreviver e com isso, necessitam ser saudáveis, afinal, um corpo que adoece por inúmeros motivos, também adoece alma.

Segundo ele, os animais não são inferiores no sentido a alma, muitos acreditam que os animais não a possuem, mas para Voltaire a mesma está presente nessas criaturas.

Portanto, ele não concluiu que acreditava em uma existência de alma, mas sim, colocou a como uma suposição, ou seja, se ela existe, não é imortal, e a mesma é única junto com o corpo.

Veja ainda: Utilitarismo.

Curiosidades

O filósofo foi um grande defensor da liberdade de expressão, da ciência e principalmente o progresso, diante dessas concepções, foi considerado um grande agitador cultural, fator esse que o levou a ser preso no ano de 1717 a 1718 em uma bastilha, devido as suas publicações ofendendo os governantes da época, e por esse fato, adotou o pseudônimo Voltaire.

Principais Obras

Voltaire escreveu mais de 70 obras de sua autoria, das quais fazem parte de temas bastante pertinentes: peças de teatros, ensaios, romances, poemas, e não podemos esquecer-nos de suas obras teóricas:

  • Édipo (1718)
  • Poema da Liga (1723)
  • A Henríada (1728)
  • Brutus (1730)
  • Epístola a Urânio (1733)
  • Cartas Filosóficas (1734)
  • Tratados de Metafísica (1736)
  • O infante pródigo (1736)
  • Elementos da filosofia de Newton (1738)
  • Zulime (1740)
  • Tancredo (1760)
  • Tratado sobre a tolerância (1763)
  • Dicionário filosófico (1764)
  • Pequena Digressão (1766)
  • O ingênuo (1767)
  • A princesa da babilônia (1768)
  • Irene (1778)
  • Agathocle (1779)

Recomendamos também: Demagogia.

Principais Citações

“A esperança é um alimento da nossa alma, ao qual se mistura sempre o veneno do medo.”

“O mais competente não discute, domina a sua ciência e cala-se.”

“O estudo da metafísica consiste em procurar, num quarto escuro, um gato preto que não está lá.”

“Os homens que procuram a felicidade são como os embriagados que não conseguem encontrar a própria casa, apesar de saberem que a têm.”

“O interesse que tenho em acreditar numa coisa não é a prova da existência dessa coisa.”

PARA SABER MAIS…

Concluindo, Voltaire buscou durante grande parte da sua existência explicações para a razão em relação à vida, e com ela a liberdade de escolhas e pensamentos.

Voltaire defendia a liberdade de pensar e principalmente a liberdade de fazer escolhas, e por esse fato, teceu grandes criticas a política, a religião, e principalmente aos valores morais.

“Não concordo com que me dizes, mas defendo até a morte o teu direito de dizer.”

Essa frase define toda obra desse grande pensador Frances, citação essa que ainda causa dúvidas se foi escrita por ele ou por outra pessoa.

Ah, não vamos esquecer que além de Voltaire, Montesquieu e Rousseau estão entre os nomes mais significativos do iluminismo Francês.

____

Conteúdo original, não se esqueça de referenciar: Disponível em: < https://resumos.soescola.com/filosofia/evoltaire/ >

Kit Alfabetização Só Escola
TURBINE O APRENDIZADO DO SEU PEQUENO! Com o KIT SÓ ESCOLA seu filho ou aluno vai reforçar e/ou acelerar o processo de alfabetização. São centenas de atividades educativas lúdicas e atualizadas.