Pitágoras de Samos

Kit Só Escola Autismo

Pitágoras de Samos (570 A.c-495 a.C) foi um importante filósofo pré-socrático e matemático grego Jônico conhecido como fundador do movimento chamado Pitagorismo. Além do campo matemático, Pitágoras destacou-se também na área da filosofia, música, moral, geografia e medicina.

Um fato importante a ele atribuído é a criação do conceito da palavra “Filosofia” (amor a sabedoria) e matemática (o que é aprendido), nesse sentido, o filósofo diferenciou a filosofia da mitologia e da religião a qual proporcionou a aproximação da argumentação racional.

A principal máxima do pensamento do filósofo é: “Tudo é número”, nesse sentido tudo que constitui a realidade, o ser e o mundo são através dos números.

Vamos conhecer um pouco mais de seu pensamento?

BREVE BIOGRAFIA

Pitágoras

Durante a sua vida Pitágoras não deixou nenhuma obra escrita, e por esse fato a sua existência se confunde muito com certas lendas e algumas especulações, tanto que surgiram versões que atribuem o seu nascimento acerca de uma intervenção divina ou até mesmo a partir do oráculo de delfos, nesse fator, teria surgido o seu nome “Pitágoras” (Guiado por pítias que era sacerdotisa de Delfos).

Mas, em linhas gerais, Pitágoras nasceu na ilha de Samos-Jônia (Parte leste da Grécia Antiga) por volta de 570 a.C e na sua juventude sofreu grande influência de Tales de Mileto. Com esse contexto, ainda na sua fase jovial, Pitágoras decide ir para o Egito estudar nas escolas Iniciáticas, na instituição aprofundou-se em estudos acerca da geometria, triângulos e astronomia.

Posteriormente, cerca de 20 anos depois, Pitágoras migrou para Babilônia, nesse local conheceu alguns sacerdotes e magos a qual aprofundou a sua filosofia, permaneceu na cidade por cerca de 10 anos, os babilônios também tinham um grande conhecimento matemático e foram achados alguns estudos acerca de triângulos, retângulos dois séculos antes de Pitágoras.

Dados ainda apontam que o filósofo tenha ido também até a índia antes de voltar para a sua cidade natal.

Com esses longos anos de desenvolvimento das suas principais teorias, Pitágoras formou uma síntese de pensamento formando a sua própria compreensão do mundo diante da consciência e de Deus.

O mesmo funda a sua escola filosófica pitagórica em Crotona, na Magna Grécia (Sul da Península Itálica) suas ideias além do seu tempo o levaram até essa cidade, pois o filósofo sofreu diversas perseguições em sua cidade natal.

Infelizmente, Pitágoras começou a ser perseguido novamente, nesse fator teve que abandonar Crotona e migrar para o Egito, fato esse que não foi tão ruim, pois foi no Egito e a sua observação das pirâmides que criou o conhecido “Teorema de Pitágoras.”

O filósofo veio a falecer em Metaponto (região sul da Itália) em 490 a.C, com 80 anos de idade.

PRINCIPAIS PENSAMENTOS

Pensando - Lampada

TEOREMA DE PITÁGORAS

Como todos os filósofos pré-socráticos, Pitágoras também procurava algum elemento que constituísse toda a natureza, e como matemático, enxergou nos números esse elemento, nesse sentido, Pitágoras concebeu o seu “Teorema de Pitágoras” que é tão utilizado nos dias atuais em diversas instituições de ensinos, o teorema é representado pela forma (c²= a²+b²).

O Teorema revela que um triângulo retângulo e o quadrado da hipotenusa é igual à soma dos quadrados catetos que formam o ângulo de 90 graus (Ufa, pouco complexo)

Nesse contexto, é necessário entender como o seu pensamento matemático foi necessário para a constituição do seu pensamento filosófico, e assim, Pitágoras foi o primeiro a estudar a matemática em sua verdadeira essência, e não apenas na aparência.

OS NÚMEROS

Pitágoras, visto como um dos principais filósofos da natureza também buscava na “arche” o principio de todas as coisas, nesse caminho, ele chega a conclusão que a natureza é constituída por um processo de relações e proporções matemáticas baseadas na unidade (Número 1 e o ponto) nesse sentido, ele percebe que o número 1 é como se fosse a estaca 0 para a criação de tudo e assim ele concebe em sua visão que tudo é formado por uma quantidade de proporções matemáticas.

É a partir do elemento 1 que se começa a surgir o universo e as coisas em si, posteriormente surgindo à oposição de números pares e impares, que se desenvolvem em figuras geométricas materiais para produzir a realidade sensível.

Ou seja, para ele, a arche se constitui através da matemática, vista não apenas como a matemática e sim como a essência criadora das coisas.

Nessa oposição e combinação de números gera as sensações e consequentemente as oposições como o quente e o frio, o seco e o úmido, o claro e o escuro, dentre outros, o que dá a lógica ao universo são os números.

Para Pitágoras a matemática sempre existiu, o filosofo apenas definiu de como ela funciona no mundo, em linhas gerais, para ele a matemática antecede a vida humana, pois em tudo se encontra a formação da natureza pelos números.

ALMA

Pitágoras acreditava na transmigração da alma (Metempsicose) nesse sentido, para os pitagóricos, a alma é eterna e a mesma pode transmigrar, ou seja, pode passar de corpo a corpo, nesse sentido, a alma não morre, o que morre é a matéria, ou seja, o corpo.

A alma pode viajar para outros lugares, fato esse que é muito utilizado na concepção espírita.

Pitágoras acreditava na alma eterna seguida de uma lógica sistematizada pela harmonia e a razão.

E para se constituir uma alma avançada e purificada é necessário sempre buscar o conhecimento e a razão, através do estudo da geometria, aritmética, música e astronomia.

COSMOLOGIA

No fator cosmológico, os Pitágoras defenderam a teoria que a terra era esférica, se movendo pelo próprio eixo, e outros planetas também tinham essa mesma condição dentro de um universo, movendo-se em diferentes velocidades, de forma harmônica e lógica.

Pensamento esse que foi seguido através de uma lógica matemática, mas que posteriormente foi modificada com o tempo.

CURIOSIDADE

Foi Pitágoras que percebeu a teoria da harmonia musical, é nesse sentido, que ele compreendeu que a música consegue ter uma composição de sete notas musicais, isso ocorreu através de um experimento feito por ele mesmo com cordas grossas e finas e captou os sons diferentes, percebendo um ciclo na harmonia musical (dó, ré, mi, fá, sol, lá, si, dó).

Portanto, concebeu a ideia que a música segue uma lógica sistemática e harmônica, através do ciclo entre as sete notas musicais.

Teoria da harmonia musical de Pitágoras

8 FRASES CURIOSAS DE PITÁGORAS

“Pratique a justiça com palavras e ações e não adquira o hábito agir sem pensar em nada.”

“A evolução é a lei da vida, o numero e a unidade é a lei de Deus.”

“Escolha sempre o caminho que pareça o melhor, mesmo que seja o mais difícil; o hábito que brevemente o tornará fácil e agradável.”

“Com a organização e tempo, acha-se o segredo de fazer tudo e bem feito.”

“O ser capaz mora perto da necessidade.”

“O universo é uma harmonia de contrários”

“Com raiva, devemos abster-nos de falar e de agir.”

“Um tolo é conhecido por seu discurso; e um homem sábio pelo silêncio.”

Kit Alfabetização Só Escola
TURBINE O APRENDIZADO DO SEU PEQUENO! Com o KIT SÓ ESCOLA seu filho ou aluno vai reforçar e/ou acelerar o processo de alfabetização. São centenas de atividades educativas lúdicas e atualizadas.