Religião

Kit Só Escola Autismo

A palavra religião é um termo bastante conhecido e praticado nos dias atuais, a origem da palavra é latina “religio” e pode significar quatro coisas diferentes: releitura, rigidez, reelege ou religar, em linhas gerais, é um conjunto de crenças e praticas sociais que tem por objetivo comum alcançar a paz e a espiritualidade.

A religião é vista como um caminho que liga o ser humano a algo sagrado, divino e espiritual, a mesma é praticada há muito tempo, e até mesmo era usada para explicar os principais fenômenos da natureza, basicamente cada religião possui suas características e formas de cultuar a sua fé, mas algumas práticas religiosas podem apresentar características em comum, como o judaísmo, cristianismo e o islamismo, todas são monoteístas, ou seja, acreditam em um só Deus.

Com o contexto citado acima, o segmento religioso buscava e ainda busca entender o sentido das coisas, principalmente a questão de temas que ainda assombram a vida de muitas pessoas, como o nascimento e a morte, princípios esses que vão além da lógica, da física, de respostas concretas, são fenômenos que não podem ser vistos, tocados e entendidos completamente.

Mas, a religião pode possuir um lado metafísico, quando a humanidade começa a querer compreender o lado do mundo espiritual.

Por esse fato, a crença é um fator muito importante para a vida humana, configurando-se como conjunto de crenças em diversas culturas diferentes.

Contexto histórico

A história da religião é uma história que caminhou a passos pequenos para torna-se o que é hoje nos dias atuais, os primeiros índices da sua concepção deu-se com os gregos e romanos, os mesmos foram os primeiros a sistematizar as primeiras reflexões de teor religioso.

Assim, com o passar do tempo e a entrada do cristianismo nos primeiros séculos, surgiram novas concepções teológicas importantes e com elas houve o desenvolvimento do pensamento e a junção da filosofia grega ao cristianismo.

Na idade média, a filosofia escolástica era um dos principais pensamentos filosóficos da época, e a partir disso, o teocentrismo começou a ser valorizado, o mesmo compreende Deus como o centro do mundo, a doutrina começou a basear-se nos preceitos da bíblia sagrada e passou a ver Deus como responsável por todas as coisas.

Não podemos deixar de mencionar que a expansão européia foi um traço importante para a expansão da religião ocidental para determinadas regiões e consequentemente para o mundo.

Com essa expansão, houve o conhecimento de diversas culturas diferentes e a descoberta de religiões muito peculiares daquelas vistas até o momento.

O cristianismo soma bastante seguidores principalmente nos Estados Unidos, África e America latina, mas por outro lado, houve um grande declínio de seguidores principalmente  nos países da Europa.

Outras religiões como islamismo está bastante presente no sudeste asiático e Europa, o hinduísmo, outra prática bastante conhecida, como budismo e xintoísmo, estão mais presente no extremo oriente.

Já no campo da America Latina, podemos notar certa predominância do segmento protestante pentecostal.

Mas infelizmente, a religião foi e continua sendo um dos principais motivos para o acontecimento de guerras e práticas de violências nos dias atuais.

Por fim, a mesma foi um fator importante para constituir o caminho do saber científico, filosófico e artístico.

Sistemas religiosos

Como mesmo sabemos existem diversas religiões espalhadas pelo mundo e há diversas diferenças que podem ser citadas entre elas.

Mas você sabia que além das diferenças há também diversos pontos em comum?

Veja logo abaixo:

  •  Algumas religiões possuem escrituras sagradas e algumas apenas transmitem a mensagem oralmente.
  • No geral praticam meditações, a arte e  crêem em um calendário religioso.
  • Acreditam nas explicações acerca da vida após a morte ou a origem do universo, além de algumas se definirem como um sistema de crenças ligadas ao sobrenatural.
  • Outro aspecto em comum são as festas comemorativas, alguns sacrifícios e o matrimonio.
  • A veneração de divindades é vista em muitas doutrinas, principalmente a sacralização de alguns locais.
  • Reuniões regulares para tomadas de decisões.
  • Hierarquias clericais.
  • Caráter público.
  • Limites estabelecidos chamados de sacro e profano.

Confira ainda: Anglicanismo e Meritocracia.

Tipos de religião

É muito bacana saber que no mundo todo há diversas diversidades de conhecimento, crenças e culturas, e com a religião isso não é diferente, vamos conhecer alguns tipos?

  • Monoteístas: O segmento monoteísta talvez seja a mais conhecida e praticada nos dias atuais, segundo alguns dados, quase 50% da população mundial é adepta a essa religião, algumas características principais podem ser citadas: O segmento possui a bíblia como principal livro sagrado vista como a revelação divina, acreditam na existência de apenas um Deus e a criação de anjos e santos retratados em imagens, esculturas, dentre outros objetos, a religião católica, evangélica, judaica e muçulmana fazem parte desse segmento.
  • Ateístas: Diferentemente do segmento monoteísta, negam a existência de um ser supremo e principal, outra característica importante, é que acreditam em forças naturais como os fenômenos da natureza, creem na interdependência harmônica do universo e a presença do “tao”, e por fim, não acreditam em deuses personificados, podemos encontrar essas características no budismo, confucionismo, taoísmo. 
  • Panteístas: A doutrina é considerada uma das mais antigas da história, diferentemente de outras religiões, não possui um livro sagrado, acreditam na divindade natural, como o vento, a água, o fogo e os animais, ou seja, para eles tudo é Deus, o mesmo está presente em todo o universo e em cada elemento, o budismo, jainismo, hinduísmo são as principais religiões dessa doutrina.
  • Politeístas: O segmento religioso acredita na existência de vários deuses, seja ele masculino, feminino ou até mesmo indefinido.  Podemos encontrar essa pratica no Xintoísmo, taoísmo, hinduísmo e religiões tribais africanas e americanas.

Âmbito Brasileiro

O Brasil é considerado um país laico, diversas pessoas seguem diferentes tipos de religião ou até nenhuma.

O cristianismo é a principal doutrina seguida no país, contando com 86,8% da população, sendo que 64,6% são adeptos ao catolicismo e 22% evangélicos, sendo que essa última vem crescendo de forma bastante surpreendente nos últimos anos.

Já o segmento espírita conta com apenas 2% da população, infelizmente ainda é vista com muito preconceito por parte de outras pessoas e até mesmo alguns fieis, esse cenário pode ser visto também nas doutrinas de matriz africana como o candomblé e umbanda.

O islamismo é outra religião que aos poucos vem tomando o seu espaço e reconhecimento no Brasil, pois com a chegada dos imigrantes e com eles diferentes culturas disponibilizaram o conhecimento dessa importante doutrina, principalmente para o povo brasileiro.

Veja também:

Ateísmo

Muitas pessoas que não seguem uma religião específica são reconhecidas como “ateus”, mas ainda é considerada uma definição um pouco duvidosa, pois segundo o significado da palavra, “ Theos”  significa a não crença em Deus, sendo, que uma pessoa que não segue nenhuma religião, não necessariamente não acredita no ser divino.

Segundos dados do IBGE, cerca de 8% da população brasileira não são adeptas a nenhuma religião, como mesmo mostra esse gráfico:

Mas há aqueles que se reconhecem como “agnósticos”, palavra esse que advem de Gnose-conhecimento, ou seja, são pessoas que negam o conhecimento, para eles a existência ou não de Deus é indiferente, não procuram saber ou entender sobre.

Com o tempo, outras vertentes começaram a surgir como o Anarquismo, socialismo e cientificismo, movimentos esses que negam a existência de um ser superior e criador de todas as coisas.

Para Marx, a religião deixa as pessoas cegas e anestesiadas, a mesma não cumpre nenhuma iniciativa para romper com as desigualdades sociais.

PARA SABER MAIS…

A palavra “seita” significa um segmento minoritário nas religiões e a “ heresia” é tudo aquilo que é praticado que vai de encontro a religião considerada dominante.

_

Conteúdo original, não se esqueça de referenciar: Disponível em: <https://resumos.soescola.com/filosofia/religiao/>

Kit Alfabetização Só Escola
TURBINE O APRENDIZADO DO SEU PEQUENO! Com o KIT SÓ ESCOLA seu filho ou aluno vai reforçar e/ou acelerar o processo de alfabetização. São centenas de atividades educativas lúdicas e atualizadas.