René Descartes

Kit Só Escola Autismo

René Descartes foi um dos mais importantes filósofos da humanidade do século XVII acerca do racionalismo visto como um movimento filosófico que contribuiu e muito com a ciência através de seus principais métodos de estudos.

Descartes como filósofo dentro do campo racionalista valorizava muito mais a razão sob qualquer outra coisa, a qual buscava a verdade através de alguma forma científica convergindo assim com o pensamento iluminista.

O “Discurso do método” é a principal obra de Descartes, visto como um tratado filosófico e matemático publicado no ano de 1637 na França a qual trouxe assuntos relevantes acerca do racionalismo.

A sua principal máxima é: “Penso, logo existo”. Vamos conhecer um pouco mais da vida de René Descartes?

BREVE BIOGRAFIA

René Descartes
René Descartes

Filósofo e matemático Francês, René Descartes foi um grande pensador da sua época, o mesmo nasceu em Haye em 1596.

Durante a sua juventude o filósofo estudou no colégio “Royal Henry-Le-Grand” entre os anos de 1607 a 1615, visto como um dos colégios mais tradicionais da época voltada para os ideais da filosofia escolástica das tradições medievais.

Posteriormente adentrou na Universidade de “Poitiers” a qual cursou direito em 1616, mas não chegou a exercer a profissão, descartes percebeu que não se identificava com o campo de pensamento, depois da sua formação inicial, começou a se interessar pela filosofia e a matemática, rompendo com a tradição filosófica aristotélica e chegou até tecer criticas ao sistema de educação escolástico.

Nesse contexto, ele percebeu que os educadores da matemática tinham o mesmo método e chegavam aos mesmos resultados, já os professores de filosofia tinham embates grandes acerca de variados assuntos, o método era diferente, nesse fator, o pensador começou a observar o caminho percorrido para se chegar a um conhecimento válido e universal.

Ainda na sua fase jovem, com cerca de 20 anos de idade, Descartes inicia os seus estudos acerca da matemática com o matemático Isaac Beeckman, estudos esses que permitiram que ele constituísse a sua geometria analítica a partir do seu “Plano Cartesiano” uma das maiores contribuições de descartes para a humanidade.

Entre os anos de 1629 e 1649, René Descartes chegou a servir o exercito e nesse período chegou a escrever um tratado sobre a ordem natural do mundo a qual também concebeu ideias acerca do heliocentrismo em sua obra “O tratado do mundo”, mas infelizmente as concepções trazidas no livro nunca foram publicadas, isso ocorreu pelo fato do filósofo ter sido perseguido pela inquisição da igreja católica.

Descartes é considerado o fundador do racionalismo como uma teoria do conhecimento, e essa concepção está bem fundamentada em sua obra “Discurso do Método”.

No ano de 1649, viajou para a cidade de Estocolmo-Suécia, na cidade recebeu o honrado convite da Rainha Cristina para lecionar em uma das universidades da cidade, mas, um ano após o convite, em 1650, Descartes veio a falecer com apenas 54 anos de idade acometido por uma grave pneumonia.

PRINCIPAIS IDEIAS:

Vamos conferir as principais características e elementos das ideias de Descartes a qual sempre concebeu a verdade como principio da sua filosofia, ou seja, Descartes se preocupava a desvelar as verdades dos fatos a partir de dúvidas e questionamentos, e principalmente uma nova visão acerca da natureza, fatos esses que para ele excluía segmentos religiosos e morais.

Para descartes as verdades concebidas no campo matemático são precisadamente seguras e ao mesmo tempo exatas como (2+2 é 4), em contrapartida da filosofia e da ciência, que posteriormente o saber pode ser tornar inseguro e  conceber alguns desafios ao longo do caminho para as pessoas.

E nesse contexto, como as coisas são inseguras e ao mesmo tempo não se consegue ter uma certeza total sob o mundo, ele concebe a ideia que é necessário desconfiar de tudo, menos das próprias dúvidas.

Para o filósofo a única certeza que o ser apresenta é a própria dúvida, pois todo ser humano possui questionamentos, sendo o principio mais seguro que o homem tem como figura da verdade.

Por conseguinte, Descartes apresenta em seu conceito os “tipos de ideias”, para ele o ser possui varias ideias, partindo do principio das ideias inatas, que são aquelas que antecedem a nossa existência, ou seja, o ser humano enquanto ser já nasce com elas.

Para ele, o conhecimento matemático e Deus é uma ideia inata, ou seja, o ser nasce entendendo o conceito do ser divino e o parâmetro de perfeição.

Além das ideias inatas, descartes também cita as “ideias adventícias”, que são aquelas que o homem adquire através das experiências e sensações ao longo da sua existência humana.

E por fim, as ideias factícias que são concepções que se adquire através de outras ideias, visto como um meio termo entre as ideias inatas e as ideias adventícias.

MÉTODO CARTESIANO

O método cartesiano leva em consideração as três ideias mencionadas e a questão do questionamento, nesse fator, é necessário estudar a fundo as coisas para se chegar a algumas verdades, mesmo que essas mesmas verdades não sejam absolutas.

Em linhas gerais, o método cartesiano, é selecionar as dúvidas, a partir desse momento, é preciso colocá-las em uma espécie de funil a qual será selecionada posteriormente questões mais complexas e simples até chegar a outros conceitos, esse processo acontece em quatro etapas essenciais:

  •  1 Etapa: A primeira etapa é chamada de Evidência, ou seja, só aceitar o que  não pode ser colocado em dúvida.
  • 2 Regra: Divisão, nesse sentido é necessário dividir a dificuldade no maior número de partes possíveis e nesse contexto, estudar cada uma individualmente.
  • 3 Regra: Na terceira Regra o principal denominador é a ordem, ou seja, é necessário partir de fatos mais simples para os mais complexos, visto como um principio importante da dedução (do geral para o particular).
  • 4 Regra: Por último, a enumeração, que é a revisão de todo o processo, é a visão da totalidade que consequentemente garante que nada durante o processo tenha ficado de lado.

Diante das cores colocadas do mais claro ao mais escuro, é possível interpretar que as ideias vão ficando cada vez mais claras e concretas para se chegar a uma verdade.

Portanto, Descartes conseguiu chegar ao seu conhecimento concreto racional a qual o ser humano pode verdadeiramente desvelar o conhecimento

A partir do “Cogito Cartesiano” é necessário duvidar inicialmente do conhecimento, no segundo momento duvidar da própria existência, a partir disso, conclui-se que se ao duvidar, estou pensando, ou seja, “Penso, Logo existo”

Frase essa dentro da sua concepção chamado por ele de “solipsismo”, ou seja, a ideia que se o ser estiver sob domínio de algo maior que esconde a verdade, parte-se do principio de que há existência, pois a consciência do ser está ativa, portanto: “ Penso, logo existo.”

CURIOSIDADE

Descartes é tão importante dentro da história, que um filme foi produzido para contar um pouco mais da sua trajetória de vida com o nome de “Descartes” produzido pelo diretor Roberto Rossellini em 1974.

Capa do Filme- Descartes 1974
Capa do Filme- Descartes 1974

PRINCIPAIS CITAÇÕES (Frases):

“Penso, logo existo”, é uma das máximas do pensamento do filosofo, vamos conhecer algumas outras de suma importância para entender as suas ideias?

“As paixões são todas boas por natureza e nós apenas temos de evitar o seu mau uso e os seus excessos.”

“Apenas desejo a tranquilidade e o descanso, que são os bens que os mais poderosos reis da terra não podem conceder a quem os não pode tomar pelas suas próprias mãos.”

“Não poderia conceder demais à minha desconfiança, visto que, agora, não é tempo de agir, mas apenas de meditar e de conhecer.”

“A filosofia que cultivo não é nem tão bárbara nem tão inacessível que rejeite as paixões; pelo contrário, é só nelas que reside à doçura e felicidade da vida.”

“Basta ajuizar bem para bem fazer, e julgar o melhor que nos seja possível para fazermos também o nosso melhor.”

“Quando gastamos tempo demais a viajar, tornamo-nos estrangeiros no nosso próprio país.”

Kit Alfabetização Só Escola
TURBINE O APRENDIZADO DO SEU PEQUENO! Com o KIT SÓ ESCOLA seu filho ou aluno vai reforçar e/ou acelerar o processo de alfabetização. São centenas de atividades educativas lúdicas e atualizadas.