Parmênides

Kit Só Escola Autismo

Parmênides foi um importante pensador antigo pré-socrático e como a filosofia dessa fase também estava preocupada em analisar qual seria a origem da natureza, Parmênides tentou buscar uma explicação racional para a mesma, a filosofia do mesmo foi de grande influência para a filosofia moderna contemporânea.

Parmênides acreditava que a origem de tudo estava justamente no que ele chamava de “imobilismo universal”, o pensador pode ser considerado um dos maiores percussores do pensamento metafísico que será melhor compreendido pelo filósofo Platão.  Além disso, Parmênides buscou conceber o seu pensamento no estudo do ser e como as coisas são e se constituem. Como podemos mesmo ver o filósofo pré-socrático trouxe assuntos de grande relevância para a história da filosofia como a ontologia do ser, da razão e da lógica, vamos conhecer um pouco mais de sua vida e principais pensamentos?

Breve biografia

Parmênides nasceu em Eléia no sul da Itália aproximadamente em 530 a.C, foi além de filósofo, matemático, político e a quem diga que tenha exercido a profissão de médico. Parmênides foi discípulo de Xenofanes e do Pitagórico Amínias.

Alguns estudiosos apontam que Parmênides estava inserido em uma família com muitas poses e por esse fato garantiu uma excelente linha de educação. Desde muito cedo Parmênides se interessou pela área da filosofia e teve como influência principal a escola Pitagorica de Pitágoras e seus principais pensamentos.

Mas é importante ressaltar que por mais que tenha se interessado pelo assunto de Pitágoras o mesmo destoou um pouco da premissa e não se aprofundou muito nas questões discutidas pelos pitagoricos.

Nesse sentido o próprio fundou em sua cidade natal a escola que ficou conhecida como Escola Eleática, dando maior destaque a Zenão de Eleia que foi considerado um dos seus principais discípulos da época.

Parmênides veio a falecer segundo alguns dados por volta de 470 a.C.

Principais pensamentos

Os principais pensamentos do pré-socrático estão reunidos em sua obra “Sobre a natureza” conhecida como uma obra poética a qual ele concebe grandes discussões sobre o ser. Vamos entender um pouco mais?

SER

Em seu pensamento Parmênides procurava a chamada Aletreia (verdade) um dos seus poucos escritos que sobraram para a contemporaneidade o filósofo citou que foi conduzido pela luz da verdade através de divindades mitológicas, nesse sentido, a verdade para Parmênides é o caminho para o pensamento, ou seja:

  • Tudo que existe pode ser pensado/Tudo que não existe, não pode ser pensado
  • Tudo que pode ser pensado pode ser dito/ Tudo que não pode ser pensado, não pode ser dito.

Nessa concepção ele concebe o ser nesses dois princípios, que pode ser compreendido em uma de suas frases mais famosas:

“O ser é e o não-ser não é”, em linhas gerais o não ser é uma ilusão. Vejamos a seguir com mais detalhes essa concepção de pensamento.

Parmênides acreditava que era de suma importância entender que não é possível trabalhar com coisas que não existem, ou seja, só podemos lidar com coisas que existem, assim como as coisas não podem desaparecer sem mais nem menos.

Nesse contexto, o ser não pode virar o não ser, assim ele fixava o seu pensamento no que é vislumbrando o que está além das aparências e das transformações.

Tudo que existe sempre existiu, ou seja, aquilo que existe não pode se transformar em nada, uma substância, por exemplo, não pode se transformar em algo completamente diferente.

O ser para Parmênides seria como um círculo, a linha do circulo nunca terá fim é igual em todos os lados, e por mais que percorremos essa linha acreditando que estamos nos movimentando, o ser sempre volta no começo de tudo, ou seja, o movimento é apenas uma ilusão.

Representação de um círculo.

Por esse fato Parmênides era contra o mobilismo de Heráclito e o dualismo de Pitágoras, o mesmo não enxergava os contrários como os antecessores pré-socráticos, como o cheio e o vazio, a luz e a escuridão, para Parmênides a luz é e a escuridão é apenas a ligação da luz e não exatamente ao contrário. O ser é a luz e o não ser a escuridão.

Veja ainda:

Parmênides X Heraclito

O pensamento de Parmênides foi considerado totalmente oposto de Heráclito, lembrando que Heráclito dizia que tudo muda e que o mundo é regido por essas transformações, pensamento esse que ficou conhecido como “devir”, ou seja, “ nada é permanente, exceto a mudança”,  já para Parmênides nada no mundo pode mudar, já que uma coisa que é não pode deixar de ser, é uma ilusão dos sentidos que está inteiramente ligada na opinião (doxa).

Vejamos um exemplo:

A árvore é o que é, seja em sua estrutura, cor, galhos, ambiente e posteriormente pode vir a se tornar uma cadeira, mesa, escrivaninha, mas em sua essência, a árvore nunca deixara de ser o que é.

Se Parmênides concordasse que a árvore poderia deixar de ser o que é, ele estaria concordando que o ser pode se tornar o não ser e isso para ele seria impossível.

Complexo o pensamento não é?

SENTIDOS

Representação dos cinco sentidos humanos.

Parmênides acreditava que os sentidos, ou seja, tato, olfato, paladar, audição, visão retratavam uma espécie de ilusão de pura aparência, tanto que o mesmo citou:

“Não siga os olhos estúpidos, não siga o ouvido ruidoso ou a língua, mas examine tudo somente com a força do pensamento.”

Sabe aquela frase: “Só acredito vendo”? Não teria nenhum significado para o filósofo pré- socrático, pois a visão também faz parte dos sentidos e pode levar a equívocos. O vira ser que pode ser entendido como um momento futuro seria uma ilusão sensível.

“É preciso que tu aprendas: o sólido coração da bem redonda Verdade e as opiniões dos mortais, nas quais não há verdadeira certeza. E, no entanto, também isso aprenderás: como as coisas que parecem deviam verdadeiramente ser, sendo todas em todos os sentidos.”

Outros artigos:

Principais frases

“O ser é o não ser não é.”

“O pensamento e o ser são a mesma coisa.”

“A linguagem é a etiqueta das coisas ilusórias.”

“Não importa por onde eu comecei, pois para lá eu voltarei sempre.”

“O ser é imóvel porque se movesse poderia vir a ser e então seria e não seria ao mesmo tempo.”

Kit Alfabetização Só Escola
TURBINE O APRENDIZADO DO SEU PEQUENO! Com o KIT SÓ ESCOLA seu filho ou aluno vai reforçar e/ou acelerar o processo de alfabetização. São centenas de atividades educativas lúdicas e atualizadas.