Thomas More

Advogado, escritor, diplomata, político, estadista inglês e filósofo, esse foi Thomas More, um grande pensador filosófico da sua época, o mesmo teve uma grande participação no humanismo renascentista sendo considerado uma das figuras mais importantes desse movimento.

Thomas defendia uma sociedade ideal partindo do principio da religião e as leis, suas principais ideias foram escritas na obra “Utopia”, a qual critica os males políticos e econômicos da sua época.

Vamos conhecê-lo um pouco mais?

Biografia

Thomas More
Thomas More

Thomas More nasceu no dia 7 de fevereiro de 1478, Milk Street, na cidade de Londres, Reino Unido, e veio a falecer no dia 6 de julho de 1535, Tower Hill, Londres.

Thomas teve seus primeiros pensamentos influenciados pelo seu pai, pois o mesmo foi Juiz, Jonh More, desde muito cedo teve uma educação bastante rica, dedicou-se ao estudo de varias línguas e arriscou em conhecer outros campos de conhecimento, como teologia, matemática, astronomia.

E por sempre estar rodeado por valores cristãos, aos treze anos de idade foi educado para vida religiosa a qual foi enviado para Canterbury para ser padre, passou quatro anos da sua vida em um mosteiro, mas o filósofo compreendeu que sua vocação não era aquela.

Como mesmo mencionado, Thomas depois de sair do mosteiro, decidiu seguir a vida jurista do pai, e foi na universidade de Oxford que o filósofo tornou-se advogado, profissão essa que exerceu por pouco tempo e o levou a ser membro do parlamento em 1504.

No mesmo ano, Thomas casou-se com Jane Colt a qual teve quatro filhos, a relação de ambos não durou por muito tempo, infelizmente a mulher veio a falecer por conta de uma grave doença, viúvo e desconsolado, tomas encontrou força para encontrar outra pessoa e no ano de 1511 casou-se com Alice Middieton, relação essa que teve mais um filho.

Thomas foi um grande amigo e mentor de Erasmo de Roterdã, Erasmo dedicou a obra “Elogio da Loucura” ao amigo, o mesmo foi um grande escritor, filósofo, e teólogo humanista. More foi contra a reforma protestante da igreja e defendeu as concepções do cristianismo, assim como Roterdã.

Artigos que recomendamos: Historicismo e Neoplatonismo.

TRAJETÓRIA E MORTE

Com a sua formação em direito, Thomas foi reconhecido na posição de homens das leis, e por esse fato, foi convidado a fazer parte da corte inglesa no ano de 1520, a qual dividiu seu tempo ao lado da família real, com o passar dos anos, sua estima foi tornando-se cada vez maior, chegando a ser cavaleiro e chanceler do Rei da Inglaterra, o tornando conselheiro pessoal do Rei Henrique.

Henrique VIII era totalmente contra a doutrina católica e a sua impedição de conceder o direito ao divórcio, o Rei queria se divorciar de Cataria de Aragão e casar-se novamente com ninguém menos, que a dama de companhia da rainha, Ana Bolena, e nesse contexto, funda sua própria religião, conhecido como Anglicanismo, no ano de 1534, rompendo definitivamente com o cristianismo e seus dogmas.

E você deve estar se perguntando, o que tem a ver esse fato com Thomas More?

More vendo essa situação o fez desiludir completamente da índole humana, e por esse fato abandou o cargo de chanceler.

Henrique VIII, contava com a colaboração de Thomas para ser líder da sua nova religião, o filósofo indignado com o convite, o recusou imediatamente, sendo considerado traidor pelo rei da Inglaterra.

Com esse cenário, Thomas foi questionado e preso na torre de Londres, posteriormente foi julgado e condenado a morte, foi decapitado em sua cidade natal no dia 6 de julho de 1535.

Por toda sua trajetória histórica dentro da religião e por ter morrido em defesa das suas crenças, foi canonizado em 1935 pelo papa pio XI. Lembrando que o filósofo foi um ortodoxo religioso, sempre defendeu os dogmas do cristianismo e criticava o luxo exacerbado da monarquia.

A UTOPIA

A obra utopia foi publicada no ano de 1516, o livro é considerado o mais importante dentro do seu pensamento, tornando-o um escritor muito influente.

A palavra utopia é de origem grega, e para entender a sua obra, é importante salientar o significado da palavra, “Lugar nenhum”

More em sua linha de pensamento na obra Utopia imaginava uma espécie de ilha, e nessa ilha havia um estado imaginário, ou seja, um país ideal, a Inglaterra ideal a ser construída, esse estado imaginário para More, era governada por uma assembléia eleita através do voto popular, a qual estava responsável pela organização da sociedade e a igualdade entre os cidadãos.

Na sua obra Mores escreveu grandes críticas a sociedade inglesa do seu tempo e define a forma de governo da ilha ideal, mas inatingível.

Não deixe de conferir:

FRASES DA OBRA UTOPIA:

Confira algumas citações que ajudam a compreender seus principais pensamentos na obra:

“São muito numerosos os nobres que vivem ociosamente como verdadeiros zangões; eles vivem do suor dos outros e esfolam e sugam o sangue dos vassalos que vivem em suas terras.”

“Falando de falsos prazeres, o que dizer daqueles que se dedicam a acumular dinheiro, não por que tenha em mente fazer algo com ele, mas apenas para contemplá-lo? Estarão eles experimentando um prazer verdadeiro, ou estarão apenas sendo enganados por uma demonstração de prazer? O que dizer também daqueles que, ao contrário, escondem o dinheiro que jamais usarão e que talvez jamais venham sequer a ver de novo?”

THOMAS MORE X FILOSOFIA

Seus principais pensamentos estiveram intrinsecamente ligados ao movimento humanista do século XV, movimento esse que ocorreu na Europa.

Com sua concepção favorável ao movimento, rompeu-se com a filosofia medieval, concebendo o ser como prioridade.

Platão, como sempre, não poderia deixar de dar seu ar da graça nessa história, mesmo que seja em uma pequena parte dela, Thomas foi um grande admirador do filósofo grego Socrático, e pode captar e conhecer sobre suas principais concepções de verdade, e para, além disso, conhecer a sua dialética. Thomas teve grandes inspirações na obra Republica de Platão, a qual seguiu a linha de pensamento para construir a sociedade ideal em sua obra Utopia.

Sua filosofia está diretamente ligada com a religião, ou seja, a teologia, visto que more foi um grande seguidor da doutrina e seus ensinamentos, os pensamentos do filósofo foram de grande ajuda no campo do direito filosófico e político da filosofia.

A utopia é o próprio exemplo, pois o mesmo analisa as relações sociais políticas e com ela a estrutura social, religiosa e jurídica, bases essas que para ele é a principal para se construir uma sociedade ideal.

Você sabe O que é antropomorfismo?

PRINCIPAIS CITAÇÕES

“Os tempos nunca são ruins demais para que não possa um homem bom viver neles.”

“Chegamos a estranhas conclusões neste mundo: dizemos que vivemos em sociedade, mas ao mesmo tempo vivemos vidas solitárias.”

“Prefira sempre necessitar menos a possuir mais.”

“Todo ideal vive dentro de você, assim como todo obstáculo no caminho deste ideal também vive. Você é possuidor de todo o material a partir do qual há de criar sua figura ideal.”

___

Conteúdo original, não se esqueça de referenciar: Disponível em: < https://resumos.soescola.com/filosofia/thomas-more/ >

Kit Alfabetização Só Escola
TURBINE O APRENDIZADO DO SEU PEQUENO! Com o KIT SÓ ESCOLA seu filho ou aluno vai reforçar e/ou acelerar o processo de alfabetização. São centenas de atividades educativas lúdicas e atualizadas.