Friedrich Engels

Teórico, Filósofo político e revolucionário Alemão, esse foi Friedrich Engels, o mesmo obteve grande influencia do seu amigo Karl Max (1818-1883), ambos criaram diversas teorias e pensamentos e Engels foi um grande contribuinte na teoria marxista.

Biografia

Friedrich Engels
Friedrich Engels

Friedrich Engels nasceu no dia 28 de novembro de 1820, em Barmen- Alemanha e veio a falecer no dia 5 de agosto em 1895, em Londres- Reino Unido, era filho de um rico industrial protestante, desde jovem sentiu-se atraído para contribuir na luta da transformação das relações sociais dominantes. Friedrich chegou a cursar a escola secundaria, mas devido alguns acontecimentos não conseguiu concluir.

Em 1841, ingressou no serviço militar, em Berlim, já no ano de 1842, com 22 anos de idade, Engels vai trabalhar com o pai em uma fábrica de tecidos, em Manchester-Inglaterra, o trabalho na fábrica do pai o fez ver mais de perto a situação dos trabalhadores proletariado, e a partir dessa experiência, cria em 1845 uma das suas obras mais relevantes “A situação da classe trabalhadora na Inglaterra.”

Por um bom período fez parte de um grupo conhecido como “Jovens Hegelianos”, o grupo tinha forte influência da filosofia de Hegel, eram considerados da esquerda.

Em 1844 encontra-se com Marx em paris, a partir desse encontro uma amizade forte começou a ser construída entre ambos, escreveram diversas obras juntos, como a sagrada família (1844) ideologia alemã (1846), Lutas de Classe na Alemanha (2010), Lutas de Classe na Rússia (2013).

Além dessas obras de suma importância, fundou a teoria do comunismo cientifico e a filosofia do materialismo dialético e histórico.

Em 1847 Marx e Engels organiza a liga dos comunistas e logo após virou um partido revolucionário proletariado.

No ano de 1848 participou da obra manifesto do partido comunista (1948) juntamente com Marx.

Já no ano de 1850 é criada a constituição da associação nacional de trabalhadores, e em 1878, Engels abandona suas atividades comerciais para dedicar-se inteiramente a doutrina comunista.

Em 1883, Marx veio a falecer e após a morte do amigo, Engels completa boa parte da obra “O capital” de Marx, editando o terceiro e segundo capitulo. A obra “O Capital” foi uma das mais emblemáticas já escritas por ambos, a mesma trás grandes analises do sistema capitalista e aborda diversos temas, tais como: A luta de classes, a produção do capital, a divisão social do trabalho, a mais valia, dentre outros.

Engels faleceu no ano de 1895, vitima de um grave câncer na garganta, deixando inúmeras obras de suma importância para a construção da história.

Confira também: Blaise Pascal

Principais Pensamentos de Friedrich Engels

Como mesmo foi mencionado, Engels e Marx foram grandes companheiros na elaboração das suas ideias, a base dos seus pensamentos foi o chamado socialismo cientifico, base essa criada em 1840, a concepção estava atrelada na critica ao sistema capitalista e sua análise cientifica, o objetivo maior da doutrina era a busca da transformação da sociedade, transformação essa intrinsecamente ligada ao cenário econômico, político e principalmente social.

O socialismo cientifico trouxe cinco tipos de conceitos que foram  desenvolvidos no decorrer das obras : Materialismo Histórico, Materialismo Dialético, Teoria mais valia, luta de classes, e por fim , a revolução proletária.

O materialismo histórico e dialético nada mais que o compreendimento dos fenômenos sociais, fenômenos esses que são entendidos através do trabalho e com ele, os modos de produção.

A teoria da Mais valia está intrinsecamente relacionada com a força de trabalho, ou seja, o tempo gasto de trabalho e com ele o lucro obtido, lucro esse que nunca é proporcional o tempo de trabalho realizado.

A luta de classes certamente é o conceito mais discutido e presente nos tempos atuais, é a luta entre a classe burguesa que seria a exploradora e o proletariado, que são os explorados.

Já a revolução Proletária, é a luta da classe exploradora para a ocupação da posição da classe dominante.

Marx e Engels já diziam: “A história da humanidade é a história da luta de classes” (burguesia e o proletariado)

Obras Ilustres

Engels veio a falecer com 75 anos de idade e deixou vastas obras de caráter social e até mesmo critica da situação da classe trabalhadora da sua época:

  • A situação da Classe trabalhadora na Inglaterra (1845)
  • Princípios Básicos do Comunismo (1847)
  • As Guerras Camponesas na Alemanha (1850)
  • Revolução e Contra-Revolução na Alemanha (1852)
  • Sobre a questão da Moradia (1873)
  • Do social na Rússia (1875)
  • Para a história da liga dos comunistas (1885)
  • O socialismo Jurídico (1887)
  • Do socialismo Utópico ao Socialismo cientifico (1890)

Além dessas importantes obras, outras foram escritas em parceria com Marx, como mesmo foi mencionado. Obras que foram e continuam sendo um grande marco na luta da classe trabalhadora.

Outros artigos recomendados: Método Científico e Caixa de Pandora.

Para saber mais...

Engels além das suas diversas atividades foi Jornalista, tanto que usou o seu pseudônimo Friedrich Oswald na assinatura dos seus artigos, artigos esses brilhantes que o levaram a participar de um grupo de Hegelianos, e através dessa participação, Engels ganhou mais atenção nos seus artigos, artigos esses escritos de forma incisiva, critica e fazendo alguns ataques a religião, foi nessa mesma época que conheceu Moses Hess, a qual iniciou no segmento comunista.

Engels participou de vários movimentos trabalhistas, mas infelizmente o movimento revolucionário do ano de 1848, que se iniciou na frança e se espalhou pela Europa teve o seu fracasso, fracasso esse que obrigou o filósofo a exilar-se na Alemanha.

E a quem pense que Engels nunca teve um relacionamento durante sua vida, mas o mesmo conheceu sua primeira esposa na cidade de Manchester, Mary Burns, ambos tiveram um relacionamento duradouro, até a morte da sua mulher, no ano de 1863. Mary e Engels não foram casados no papel, pois considerava o casamento uma espécie de instituição burguesa.

Posteriormente a sua morte Engels começou a se relacionar com a irmã da falecida esposa, Lydia Burns, ambos também decidiram não se casar oficialmente, casamento que durou até o ano de 1878, com a também morte de Lydia, aos 51 anos de idade.

Veja: Mito de Orfeu e Eurídice.

Lydia Burns

Principais Citações

“O fator em última análise determinante da história é a produção e a reprodução da vida imediata.”

“O movimento proletário é o movimento autônomo da imensa maioria no interesse da imensa maioria.”

“Não pode ser livre um povo que oprime outros povos.”

“O livre desenvolvimento de cada um é a condição para o livre desenvolvimento de todos.”

____

Conteúdo original, não se esqueça de referenciar: Disponível em: < https://resumos.soescola.com/filosofia/friedrich-engels/ >

Kit Alfabetização Só Escola
TURBINE O APRENDIZADO DO SEU PEQUENO! Com o KIT SÓ ESCOLA seu filho ou aluno vai reforçar e/ou acelerar o processo de alfabetização. São centenas de atividades educativas lúdicas e atualizadas.