Caixa de Pandora

A caixa de pandora é um mito que fez parte da mitologia grega, a mesma, criada por Zeus, trás uma história de subjetividade única e certo caráter social. A caixa guardava fenômenos que não podiam ser revelados, e se fossem, a humanidade estaria em constante agonia.

O mito caixa de pandora representa toda a maldade, desobediência e curiosidade que prejudica o ser humano. Vamos saber um pouco mais?

COMO TUDO COMEÇOU…

Na mitologia grega pandora é a primeira mortal da humanidade, ou seja, a primeira mulher criada, a mesma foi criada por uma ordem de Zeus para Hefesto, deus do fogo, como castigo a Prometeu (titã amigo dos homens), o mesmo teria revelado o segredo do fogo para a humanidade, Pandora não era uma mortal qualquer, a mesma foi agraciada pelos deuses com toda sorte de benções e habilidades.

Vamos pontuar algumas delas?

A elegância e desejo foram dados por Afrodite, já o domínio da linguagem por Themis, e a capacidade de bordar e tecer foram dadas por Atenas, dentre outras qualidades. Pandora ganhou dois presentes de Zeus, mas nesse presente havia uma grande trapaça, trapaça essa que levou ao mito da caixa de pandora.

Caixa de Pandora

O mito decifra a criação da mulher, suas características e qualidades, e principalmente as fraquezas, e com ele, todos os males existentes no mundo.

Não deixe de conferir:

O QUE FOI A CAIXA DE PANDORA?

Como mesmo mencionado anteriormente, pandora ganhou diversas habilidades por parte dos deuses, Zeus resolveu presenteá-la com dois presentes, o primeiro presente dado foi à habilidade, habilidade essa para desbravar o mundo e as coisas, mas que segundo Zeus, exigia certa prudência. E o segundo presente foi exatamente uma caixa, caixa essa fechada, e dada uma ordem bem clara do deus dos deuses: “Pandora, nunca abrireis essa caixa, em hipótese alguma”.

Durante o passar de tempo, pandora foi prometida em casamento a prometeu e logo após casou-se com o Deus.  Pandora vivia em um mundo de encantos e descobertas, mas dentro de pandora crescia a curiosidade sobre o que havia na caixa: Poder? Riqueza? Conhecimento? A caixa era como um fruto da árvore proibida.

E você? O que faria se tivesse com uma caixa tão misteriosa em mãos? Você eu não sei, mas pandora tomou a decisão de descobrir tal mistério, tanto que se tornou uma obsessão, os dias foram passando e a curiosidade só aumentando, cresceu tanto que transcendeu a obediência dada pelos deuses.

Enfim, quando Pandora abriu a caixa, grandes males foram soltos, doença, morte, conflitos, ciúmes, ódio, fome, e a paixão, pandora vendo toda aquela situação, tenta trancar todo mal, mas era tarde, uma vez soltos, não poderiam ser mais fechados.

Zeus colocou todos os males do mundo dentro da caixa que atormentam até hoje a humanidade

Mas, ainda não é o fim, após fechar a caixa, pandora acabou deixando para trás outra força, mas essa força era algo diferente, era algo bom e reconfortante, o ato de pandora, liberou a esperança no mundo, a mesma sempre estaria presente entre os males como um dom.

Outros artigos: Protestantismo no Brasil e no Mundo e Dogmatismo

O MITO DA CAIXA PANDORA E OS DIAS ATUAIS

O mito coloca muitas questões importantes para a vida de nos seres humanos, será que estamos preparados para arcar com as conseqüências de tudo que é desconhecido por nós? Ou de tudo aquilo que desperta a curiosidade? Qual o limite? Até onde podemos chegar?

O mito trás um caráter social como mesmo citado, pois a desobediência e a curiosidade em um determinado momento podem prejudicar o ser humano.

Vocês teriam aberto a caixa de pandora? É certo ou errado?

CURIOSIDADE

  • O nome caixa de pandora foi usado em um filme de 1929. O mais curioso que o filme não tem nada a ver com a história mitológica.

Não deixe de ver também: Mito de Orfeu e Eurídice.

Conteúdo original, não se esqueça de referenciar: Disponível em: < https://resumos.soescola.com/filosofia/caixa-de-pandora/ >

Kit Alfabetização Só Escola
TURBINE O APRENDIZADO DO SEU PEQUENO! Com o KIT SÓ ESCOLA seu filho ou aluno vai reforçar e/ou acelerar o processo de alfabetização. São centenas de atividades educativas lúdicas e atualizadas.