Método Científico

O método científico pode ser entendido como um conjunto de processos para a construção de um conhecimento, ou seja, é um conjunto de regras básicas para se realizar uma experiência ou até mesmo uma pesquisa, e a partir dessas duas premissas, produzirem um novo conhecimento, podendo ser até mesmo corrigido e melhorado.

Afinal, quais os procedimentos para se obter o Método Científico

O método científico para ser considerado um método, primeiramente é necessário reconhecer o problema ou dúvida diante de uma situação ou objeto, e a partir da observação gera-se uma pergunta, por qual motivo isso acontece? Como isso acontece? Pra que isso acontece?

E depois que há o surgimento de duas premissas necessárias, observação e pergunta, parte-se para a chamada revisão bibliográfica, ou seja, é feito uma busca para reconhecer se outras pessoas tiveram as mesmas duvidas e problemas, e até conferir se já foram respondidas.

E a mais temida dentro do método cientifico, a pesquisa bibliográfica, analisar documentos que possam ajudar na resolução do problema apresentado, e se mesmo assim, através de toda busca e leitura, não for encontrada a resposta necessária, surge às hipóteses

As hipóteses é a solução para a resposta, é a partir dessa premissa que o método científico torna-se experimental, ou seja, são realizados os testes, testes esses que são monitorados diariamente.

E após o processo de experimentação pode-se seguir dois caminhos de conclusão: A hipótese foi comprovada e Hipótese Refutada, ambos os resultados são importantes para a base do conhecimento, mas a partir da hipótese refutada, é necessário atribuir novos experimentos e recomeçar todo caminho de hipóteses e testes.

Não deixe de conferir:

Experimento, condições controladas e experimentação

Os três conceitos acima são fatores importantes no método cientifico:

Experimento: O experimento é o plano de ação, ou seja, é o plano que leva ao teste da hipótese, e através disso, a análise dos resultados obtidos.

Condições controladas: As condições controladas nada mais é que controlar todo experimento, ou seja, controlar e verificar o ambiente da experimentação para que o mesmo seja padronizado, e para, além disso, anotar tudo que foi realizado durante o período de testes.

Experimentação: A experimentação entra na fase de análise de dados, ou seja, são utilizadas ferramentas para padronizar e assim organizar a coleta de dados e a analise de resultados

Classificação dos Métodos Científicos

Os métodos científicos podem ser classificados em: método científico indutivo, dedutivo, dialético e hipotético-dedutivo, vamos conhecer cada uma deles?

Método indutivo: É o método o qual o pesquisador através dos dados coletados fará uma espécie de generalização, ou seja, é a observação de algo particular, e a partir da particularidade surge uma verdade geral. Ex: João tem barba, João é homem, logo, todos os homens têm barba. Partiu de uma particularidade para o geral.

Método dedutivo: Parte-se de regras gerais para explicar um objeto individual a partir de premissas. Ex: Todas as frutas têm casca, ou seja, regra geral, as maças são frutas, deduz então, que a maça tem casca, e a partir das premissas, a conclusão deve ser verdadeira, se for falsa, as premissas também eram falsas.  O método dedutivo é muito encontrado na física e matemática, pois ambas partem de regras gerais.

Método Dialético: O método cientifico dialético é o confronto de ideias, é um dos métodos mais antigos, pois existe desde da era de  Platão. O método pode ser entendido em três etapas básicas: a tese, a antítese e a síntese. É o ciclo dialético em busca do conhecimento.

Método hipotético-dedutivo: Consiste na identificação de um problema e na formulação de hipóteses para serem testadas, ou seja, o pesquisador testara todas as hipóteses para eliminar as falsas e identificar aquelas que podem ser resolutivo ao problema, não parte da verdade absoluta, pois acredita que o conhecimento perfeito não pode ser alcançado, pois sempre poderão surgir hipóteses novas e outras hipóteses podem ser refutadas no futuro. É considerado por muitos o único método realmente lógico.

Outros artigos: Dogmatismo e Mito de Orfeu e Eurídice

Hipótese x Teoria Cientifica

A hipótese parte-se do pressuposto de informações que foram criadas através de uma situação problema ou conhecimento obtido anteriormente, podendo ser testada e analisada, e a partir disso, resultar em uma hipótese comprovada ou refutada.

Já a teoria cientifica é baseada em várias hipóteses as quais determinadas teorias não foram refutadas, ou seja, varias hipóteses que foram comprovadas em testes sistemáticos. A teoria é sustentada através de uma hipótese.

Pesquisa x Pesquisa Cientifica

A pesquisa nada mais é que toda atividade que é buscada informações sobre determinado assunto através de indagações.

Já a pesquisa científica é uma atividade mais teórica, ou seja, é utilizado métodos e pressupostos científicos na busca da resposta pela problematização levantada.

Método Científico na Filosofia

No campo filosófico o método cientifico conceitua que a consciência obedece a certos princípios internos, princípios esses identificados como a razão, identidade, a não-contradição, e por fim, exclusão.

Os princípios são correlacionados com o conhecimento da verdade e consequentemente a exclusão do que não foi comprovado, ou seja, a verdade só é viável quando há ligação com os conceitos e a realidade.

Recomendado: Sofisma

DESCARTES- DISCURSO DO MÉTODO

René Descartes (1596-1650) trouxe no método científico uma grande observação, para ele, o método é uma espécie de caminho que garante o conhecimento real através de uma elaboração de uma teoria científica.

Descarte no âmbito científico apontou quatros regras básicas para que o método  seja realizado  de forma plena:

  • Evidência: A evidência é duvidar das possíveis respostas, ou seja, procurar vestígios, não aceitar qualquer fato como correto, verdadeiro;
  • Análise: A análise para Descarte é um processo fundamental, ou seja, é nessa regra que as partes são divididas em quantas vezes forem possíveis, e a partir disso, resolver o problema da maneira mais clara;
  • Síntese: É a ordenação de pensamentos, é a partir dessa regra que os fatos mais simples são resolvidos até chegar aos mais complexos.
  • Enumerar e Revisão: Regra essa essencial no método científico, enumerar e revisar completamente, a qual nada restará.

DARWIN- TEORIA DA EVOLUÇÃO

Charles Darwin (1809-1882) um famoso cientista que ficou conhecido com suas ideias sobre a aplicação do mecanismo cientifico, as suas teorias e observações deram ênfase no conhecimento e consequentemente o aperfeiçoamento no mecanismo evolutivo, também conhecido como darwinismo.

Mais conteúdo: Giordano Bruno

O Método Científico está no cotidiano?

Você deve estar se perguntando, o método científico está presente no dia a dia das pessoas? Sim, o método científico é visto com um olhar de outro mundo e muitos ainda o relacionam como algo que não está presente no cotidiano, ou seja, é algo difícil de ser compreendido.

Mas engana-se! Temos um exemplo claro:

Sabe quando chegamos em casa, sentamos no sofá e pegamos o controle para assistir televisão? E a televisão não liga de forma alguma, então, você, deve estar questionando, o que isso tem em relação ao método científico?

Vamos lá, a primeira coisa quando a televisão não liga, há o questionamento imediato, o motivo pelo qual a TV não está ligando, e a partir disso, são pensadas soluções para resolver o problema, será a pilha? Será que a televisão está conectada na tomada? A energia acabou? A televisão queimou?

E nesse exato momento são levantadas as hipóteses e as mesmas são testadas.

Isso é o método científico, ou seja, o método científico está presente em quase todos os momentos da vida, quando questionamos e buscamos soluções, e a partir dessas soluções encontram-se meios para analisar e consequentemente testar.

Conteúdo original, não se esqueça de referenciar: Disponível em: < https://resumos.soescola.com/filosofia/metodo-cientifico/ >

Kit Alfabetização Só Escola
TURBINE O APRENDIZADO DO SEU PEQUENO! Com o KIT SÓ ESCOLA seu filho ou aluno vai reforçar e/ou acelerar o processo de alfabetização. São centenas de atividades educativas lúdicas e atualizadas.