Mito de Orfeu e Eurídice

O mito de Orfeu e Eurídice é um dos mitos mais conhecidos e bonitos da história da mitologia grega, o conto traz a história de um amor entre dois amantes perdidamente apaixonados, o mito é considerado o mais surpreendente de todos os tempos, tanto que é contado e recontado desde a antiguidade clássica, história que serviu de inspiração para a criação de obras de teatros, ópera, literatura e esculturas.

  Vamos conhecê-la?

Mito de Orfeu e Eurídice

Um pequeno Resumo….

Orfeu era filho do Deus Apolo, a figura paterna o presenteou com uma linda lira, instrumento esse que aprendeu a tocar com perfeição, tanto que encantava a todos em sua volta com a delicadeza e tranquilidade do som, além dos seres humanos, animais e a natureza ficavam admirados com o som das notas, flores cresciam, arvores se curvavam, o vento silenciava, era de uma paz que cobria todos os cantos e amansava até mesmo as criaturas mais ferozes, e todas as mulheres mortais e imortais o amavam.

Com a passagem do tempo, Orfeu conhece Eurídice e ambos se apaixonaram perdidamente, e por esse fato, resolveram se casar, Hemineu , Deus do matrimonio, consagrou o amor de ambos, mas infelizmente não levou boa sorte ao relacionamento, tanto que depois de certo período, começaram a acontecer fatos infelizes.

Um desses fatos foi quando Eurídice foi assediada pelo Deus Aristeu pelo fato de possuir uma grande beleza, Eurídice conseguiu escapar da perseguição, mas acabou sendo picada por uma serpente venenosa. Orfeu se deparou com a amada estirada no chão e morta.

Inconformado com tal situação foi atrás de Eurídice no submundo, foi através do instrumento lira, que o amante é guiado ao mundo dos mortos, na entrada, encontra com Plutão e Perséfone, que não permite a entrada de Orfeu, a mulher encantada com som do instrumento e com a história de amor, implora para plutão deixá-lo entrar.

Orfeu diante de Plutão e Perséfone gravura de François Perrier (1594-1649)

Plutão depois de tanta insistência da mulher, finalmente deixa Orfeu passar, mas com a seguinte condição: “Só deixareis levar Eurídice para os mundos dos vivos, se Orfeu não olhar para a amada até estarem sobre o sol.”

Com esse pedido, Orfeu seguiu firme a caminhada sem olhar para Eurídice, mas quase chegando à luz do sol, Orfeu virou para conferir se a esposa estava logo atrás, neste mesmo instante, Eurídice novamente retorna ao mundo dos mortos.

Orfeu é impedido de segui-la e se revolta, tornando-se um ser cheio de tristeza e angustia, recusando todas as jovens em sua volta.

As mulheres cansadas de serem desprezadas, furiosas cortam seu corpo em pedaços e jogam sua cabeça em um rio Ebro. Com a sua terrível morte, finalmente consegue encontrar seu grande amor no mundo dos mortos.

Veja ainda:

ANÁLISE

O mito de Orfeu e Eurídice encantou as pessoas por ser um mito que desafia a morte em nome do amor, e quem não se apaixona por esses tipos de histórias? O mito é um dos mais famosos nesse teor, realidade essa que muda a ordem natural do mundo em busca da pessoa amada.

É importante analisar, que na era grega da criação dos Deuses, havia uma linha muito estreita entre os homens e os Deuses, e por esse fato, era comum o nascimento de filhos entre ambos. Temos como exemplo, Hercules, filho do Deus dos Deuses, Zeus, e Teseu, filho de Poseidon, e Orfeu, personagem principal do mito, era um desses casos, filho de Apolo, Deus do sol e das artes.

Reza a lenda, que a cabeça cortada de Orfeu, serviu para prever profecias, e até mesmo, o local a qual foi sepultado próximo ao monte Olimpio foi visitado por passarinhos que cantarolavam lindas canções.

FILME ORFEU

Mito de Orfeu e Eurídice
Capa do Filme 1999

O filme é baseado na tragédia grega Orfeu e Eurídice e a peça de teatro de Vinicius de Moraes, Orfeu da Conceição é um Drama brasileiro dirigido pelo cineasta Cacá Diegues. O filme mostra a realidade das favelas do Rio de Janeiro e a construção de um amor proibido entre Orfeu e Eurídice.   

O Curta foi o maior sucesso, tanto que rendeu dois prêmios: Oscar de Melhor Filme estrangeiro e palmas de ouros do Cannes.  É interessante notar que no âmbito brasileiro o filme não teve grande repercussão, e até mesmo gerou algumas criticas, mas no meio internacional foi muito bem recebido, foi um filme que para alguns mudou a imagem do Brasil no exterior.

Mais em: Conhecimento Filosófico?

Para saber mais…

Logo abaixo está a indicação de um vídeo que conta com detalhes a linda história de amor de Orfeu e Eurídice.

Conteúdo original, não se esqueça de referenciar: Disponível em: < https://resumos.soescola.com/filosofia/mito-de-orfeu-e-euridice/ >

Também não deixe de conferir:

Kit Alfabetização Só Escola
TURBINE O APRENDIZADO DO SEU PEQUENO! Com o KIT SÓ ESCOLA seu filho ou aluno vai reforçar e/ou acelerar o processo de alfabetização. São centenas de atividades educativas lúdicas e atualizadas.