Dogmatismo

O dogmatismo faz parte de uma doutrina religiosa e está presente também como uma corrente filosófica contra o ceticismo. A palavra “Dogma” significa verdade indiscutível, inquestionável, uma verdade irrefutável que não pode ser contrariada de maneira alguma, ou seja, uma verdade universal.

Na origem grega dogma significa aparência e opinião, e dentro do pensamento filosófico afastou-se do verdadeiro significado.

Dogmatismo

Dogmatismo na Religiosidade

O dogmatismo como doutrina religiosa afirma que o ser humano tem a capacidade de chegar à verdade absoluta e universal através dos dogmas, dogmas são conjuntos de verdade indiscutíveis dentro da doutrina.

E por qual motivo essas verdades são inquestionáveis?

São verdades de ordem divina, principalmente nas religiões monoteístas ocidentais (cristianismo, judaísmo, islamismo) religiões que acreditam que tudo aquilo colocado por Deus não pode ser questionado, duvidado, é uma verdade dogmática. No campo religioso isso acontece há anos, na igreja os dogmas são imutáveis, não há questionamento sobre a existência de deus e muito menos da santíssima trindade, do sacrifício de Jesus e a ressurreição, dentre outros dogmas.

Paulo Ursaia, um pensador contemporâneo é totalmente contra os dogmas estabelecidos na religiosidade, e cita:

“Sou favorável a filosofia do dialogo racional e aberto do que a simples aceitação do dogma religioso em temas ditos sagrados. O pior cego é aquele que se deixa ser levado por outro cedo. Questione-se.” (Paulo Ursaia).

Veja ainda:

Dogmatismo e Filosofia

No campo da filosofia o dogmatismo é uma corrente filosófica oposta ao ceticismo, ceticismo esse que teve seu principal representante Diógenes, o cínico, para eles o ser humano não consegue acessar uma verdade totalmente absoluta, ao contrário dos dogmáticos, que afirmam que os seres humanos usam uma espécie de aparato inteligível que permite atingir as verdades absolutas.

Os seres humanos como indivíduos são seres racionais, e através dessa racionalidade olha para as coisas, para os objetos e a partir disso conclui que a existência do mesmo é verdadeira, ou seja, não há duvidas sobre a existência de tal coisa e muito menos obstáculos para essa conclusão, mas para isso acontecer é preciso seguir as chamadas regras da razão, ou seja, saber observar os objetos da natureza e a partir disso, através da rigorosidade da inteligência, racionalizar aquilo que pode observar, saber filtrar.  

Os filósofos gregos dogmáticos, como Aristóteles, já contestavam essa verdade estabelecida, mas mesmo assim foram considerados dogmáticos, pois optaram por seguir uma linha da filosofia que afirmava que o ser humano poderia chegar a uma verdade absoluta, desde que passando por um processo racional.

A possibilidade do ser humano conhecer a verdade surge através da confiança e uma submissão a uma verdade sem questionamentos, mas uma verdade que seja racional, que faça sentido, verdadeira, que não apresente falhas.

O dogmatismo já teve seus primeiros vestígios com os chamados sofistas, foram os primeiros a problematizar a questão da verdade e do conhecimento, mas é com Kant, no século XVII, que a palavra dogmatismo ganhou uma denominação especifica: “Dogmatismo é toda e qualquer posição que acredite estar na posse de certeza, ou da verdade, antes de fazer a critica da faculdade de conhecer.”

Recomendamos também: Xintoísmo

Platão também foi considerado dogmático, isso mesmo, quando afirmou que dois mais dois são quatro, outro exemplo, é quando ele defende que a alma é imortal.

Dogmatismo X Ceticismo

O ceticismo diferentemente do dogmatismo não pregava uma verdade absoluta e irrefutável, a mesma como corrente filosófica era responsável por questionar as coisas do mundo sem haver duvidas.

Dogmatismo X Ceticismo
Dogmatismo X Ceticismo

É uma doutrina que afirma que não há meios para se chegar uma verdade absoluta de nada, para eles é importante questionar sobre tudo, principalmente no âmbito da metafísica e da religiosidade.

Veja mais em: Conhecimento Filosófico?

HÁ DIÁLOGO COM OS DOGMÁTICOS?

Há alguns estudiosos da doutrina que afirmam que não há diálogo com os dogmáticos, para eles os que duvidam e fogem de uma verdade absoluta são pessoas ignorantes de conhecimento e precisam conhecer a verdade.

Os dogmáticos dentro do senso comum são aqueles que acham que possuem a verdade absoluta e não estão abertos ao diálogo e qualquer tipo de refutação, é a cegueira que tampa a razão, temos como exemplo aquela seguinte ideia que abrange o senso comum da doutrina até os dias de hoje, e com certeza você aí, já escutou de alguém: “Beber leite com manga faz mal.” Essa afirmação pode não fazer muito sentido para muitas pessoas, já para outras é uma verdade absoluta, como o nascimento de Jesus cristo.

É importante mencionar que o dogmatismo está ligado em duas linhas de pensamentos, o dogmatismo ingênuo e o dogmatismo crítico, o dogmatismo ingênuo é aquela pessoa que acredita em tudo que vê no mundo e as vê como possibilidades de conhecimento, seja ela mostrada como verdade ou não, a ingenuidade parte do momento em que as pessoas acreditam que sabem a verdade, mas não conhecem como as coisas realmente funcionam.

Já o dogmatismo critico acredita na capacidade do ser humano de colher o conhecimento como verdade, mas colhendo essa verdade através de um raciocínio lógico e principalmente cientifico, não deixando para trás  a inteligência e os  sentidos.

Concluindo, o dogmatismo através do diálogo com outras pessoas pode levar a submissão e até mesmo a autoridade de quem impõem essas verdades absolutas.

Não deixe de conferir: Alienação do trabalho para Marx

DOGMAS IMPORTANTES PARA A HISTÓRIA

Os dogmas possuem diversas criticas por parte de diversos segmentos, mas  podem  ser vistos como uma corrente importante para a história, o dogmatismo com sua verdade absoluta teve participação importante em gerações passadas, muitos desses dogmas ajudam a transmitir a história da humanidade e com ela trouxe a evolução das espécies, as teorias do Big Bang, Adão e Eva, nascimento de Jesus Cristo, dentre outros.

Frases opostas ao Dogmatismo

“Dogma é castração. Toda idéia tomada como verdade absoluta, que não admite constatação, tolhe a inteligência humana, impede o progresso, leva à obscuridade.” (Manoel Valente Barbas

“Conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará.”… Libertará da ignorância do dogmatismo.” (Junior Ferreira)

“Dogmatismo e ortodoxia nunca fizeram bem a ninguém.” (Pedro Santana Lopes)

“Os erros podem ser corrigidos por aqueles que observam os fatos, mas o dogmatismo não serão corrigidos por aqueles que estão apegados a uma visão.”( Thomas Sowell).

Conteúdo original, não se esqueça de referenciar: Disponível em: < https://resumos.soescola.com/filosofia/dogmatismo/ >

Kit Alfabetização Só Escola
TURBINE O APRENDIZADO DO SEU PEQUENO! Com o KIT SÓ ESCOLA seu filho ou aluno vai reforçar e/ou acelerar o processo de alfabetização. São centenas de atividades educativas lúdicas e atualizadas.