Holismo

Kit Só Escola Autismo

Holismo vem do grego “holos” e significa inteiro ou todo. A definição para holismo pode ser encontrado em algumas denominações especificas, como na totalidade sistêmica e consequentemente no entendimento integral dos fenômenos, devido a isso, o holismo é incluído em qualquer tipo de sistema, sejam elas ciências naturais e humanas, e a partir disso torna-se um conceito filosófico baseado na totalidade.

VISÃO HOLÍSTICA

A termologia foi criada por Jan Smuts, em sua obra “Holism and Evolution”, em 1926, Jan conceitua que o conjunto não é a mera soma de suas partes, ou seja, as partes se influenciam e se determinam entre si. A partir disso a ideia do holismo segundo Jan Smuts, é a união das partes através da relação entre elas, é a interação do todo, mas, no entanto, a definição de holismo também pode ser encontrada na “Metafísica” de Aristóteles (384 a.C-322 a.C) o filósofo afirma que o todo é maior do que a simples soma das suas partes.

Um exemplo simples que conceitua o holismo é a maça, isso mesmo, se a olharmos em seu todo há um processo da semente que passou por diversos significados ao longo da historia: como alimento, símbolo do pecado, da sedução, do amor, da paixão e o conhecimento.

A maça é um exemplo perfeito para se observar algo de forma holística, é buscar sua abrangência, ou seja, é captar o todo em cada uma das partes que é analisada, e a partir disso, encontrar um significado além, mais amplo através de associações.

O holismo é a arte de observar, enxergar cada detalhe, e esse olhar é preciso ser desvelado sem julgamentos e muito menos com expectativas, uma visão holística é atingir todas as possibilidades de um fato, e a partir disso, há descobertas fantásticas.

O holismo é compreender um assunto analisando o todo, geral, e não apenas uma pequena parte, para, além disso, conceitua-se uma nova visão de mundo, essa nova visão de mundo está ligada ao conhecimento aprofundado de uma realidade, como a percebemos em sua totalidade, buscando conhecer a expressão e ritmo. A visão holística no mundo é importante para não ficarmos limitados a visões e conceitos, mas sim ampliar o conhecimento e o entendimento das coisas.

 “O conhecimento só se torna compreensão quando aliado ao sentimento” (Alexander Lowen).

Outros artigos:

HOLISMO E VISÃO SISTÊMICA

O holismo dentro da visão sistêmica é a superação da visão de mundo, ou seja, superar a visão que vinha sendo colocada anteriormente na história, nos últimos séculos, esse fator só ocorre através do mecanicismo e o fragmentarismo cartesiano, fatores esses que não compreende o todo, mas enxerga a realidade como uma soma das partes.

Nessa visão do todo, o mundo é visto como certo e errado, e as coisas erradas precisam ser corrigidas, avaliadas.  O Holismo e a visão sistêmica são dois fatores diferentes e ao mesmo tempo complementares na visão de enxergar a realidade.

A visão sistêmica enxerga a realidade em suas relações existentes e entende cada parte como o todo, e o todo é sempre maior que a soma de suas partes.  A visão sistêmica é analítica, comparativa, explicativa, busca conexões e desconexões que ligam cada parte do todo, e a visão holística é intuitiva, histórica, absoluta, é aberta ao todo, sem análises e julgamentos.

ABORDAGENS HOLÍSTICAS

Como mesmo já mencionado o conceito de holismo tem grande abrangência, o mesmo é utilizado em diversas áreas do conhecimento, como saúde, educação, física, ecologia, administração, artes, entre outros. Vamos conhecer algumas delas?

Saúde: Na área da saúde sabemos que os médicos consideram todas as formas de tratamento para buscar a cura, podendo ser chamado de processo holístico, um exemplo real são as terapias holísticas, a mesma não vê apenas o problema de saúde pelo lado físico, e sim pelo resultado emocional e energético, isso se dá através da relação corpo, mente, e espírito, existem muitas unidades que disponibilizam tratamentos voltados para o corpo e consequentemente separados da medicina convencional: Tratamentos como Shiatsu, Do-In, Yoga, Acupuntura, Massagem Bioenergética, dentre outros.

Educação: No campo da educação o holismo é utilizado para a criação de técnicas que atentam no melhoramento do ensino e consequentemente na aprendizagem, ou seja, uma visão mais ampla do conhecimento passado, levando o melhor compreendimento dos fenômenos apresentados em sua real totalidade. A partir da holística na educação, as coisas não devem ser vistas separadamente, mas sim de uma forma interdisciplinar, ou seja, a ligação entre as disciplinas é à base de cada conhecimento.

Administração: Já na administração o pensamento sistêmico é usado como base para o trabalho realizado em empresas, essa leitura é uma ponte para atingir as finalidades e consequentemente o sucesso, diferentemente da lógica reducionista e mecanista que veremos a seguir, as tarefas e a organização são vistas de forma global a partir da união das partes q a compõem, ou seja, ações, atividades, estratégias, entre outros, a visão sistêmica holística é utilizada para atingir uma visão mais clara e objetiva de todo conjunto.

Também confira:

FILOSOFIA HOLÍSTICA

A filosofia holística compreende o todo, ou seja, compreender que os indivíduos e as coisas são vistas em sua real totalidade, esse compreendimento ajuda a superar e atingir a evolução suprema, trabalhar com todos os planos de manifestações.

A filosofia Holística teve seu nascimento na Grécia antiga e como mesmo citado a denominação da palavra só foi usada pela primeira vez por Jean Christiaan Smuts, na sua obra “Holismo e evolução”, na obra ele aborda que a análise da vida ligada ao holismo é uma análise ampla da vida e da matéria, ou seja, conjuntos interligados através de um processo progressivo.

O filósofo Aristóteles foi o primeiro a pensar sobre o termo e as características do holismo a partir de um conceito bem amplo, o mesmo abordou o tema em sua obra “metafísica”, para ele o todo é maior que a soma das partes. Aristóteles cita que a observação de uma estrutura complexa supera a simples análise das partes que a compõem e principalmente as características fundamentais dentro dessa estrutura convertendo-se a um sistema em si mesmo.

Comte (1798-1857) diferentemente de Aristóteles, observa a termologia para entender a ciência em sua maior totalidade.

Na filosofia no dias atuais, tudo aquilo que for considerado o todo como prioridade entre as partes, é considerada uma filosofia holística. Na filosofia da Linguagem, o chamado Holismo Semântico, afirma que uma sentença só pode ser compreendida e analisada quando há um entendimento geral do corpo e da linguagem como um todo, o mesmos segmento que a filosofia da mente, a mesma explica que se pode identificar um estado mental através da sua relação com outros estados mentais.

Conteúdo recomendado: O que é Lógica?

OPOSTOS DE HOLISMO

Reducionismo: O reducionismo é um sistema complexo que diferentemente do holismo as partes são reduzidas e explicadas através das partes que a constituem. O reducionismo entende a vida, a matéria e a mentes são entidades isoladas entre si, e principalmente diferentes uma da outra.

Atononismo: Os átomos é a menor parte da matéria, os átomos são indivisíveis e a partir disso conceituam todos os fenômenos naturais.Teoria Cartesiana: A teoria cartesiana foi criada por René descartes, a teoria explica os fenômenos através da divisão ou decomposição máxima das coisas tornando-se unidades mais simples.

___

O que é Holismo?

___

Conteúdo original, não se esqueça de referenciar: Disponível em: <https://resumos.soescola.com/filosofia/holismo/‎‎>

Kit Alfabetização Só Escola
TURBINE O APRENDIZADO DO SEU PEQUENO! Com o KIT SÓ ESCOLA seu filho ou aluno vai reforçar e/ou acelerar o processo de alfabetização. São centenas de atividades educativas lúdicas e atualizadas.