Método Dedutivo

Kit Só Escola Autismo

O método dedutivo é considerado um dos principais métodos da metodologia cientifica, a mesma pode ser equiparada nas ciências geridas por leis gerais, sim, como a física, a química, matemática com a aplicação na geologia.

No campo das ciências sociais o método dedutivo não é tão utilizado e é até visto como restrito, pois se encontra muitas dificuldades para obter argumentos gerais, cuja verdade não pode ser colocada em dúvida em nenhum momento.

Portanto, o Método pode ser entendido como raciocínio ou uma dedução que consequentemente leva a uma conclusão considerada uma verdade indiscutível de acordo com as premissas apresentadas. Vamos conhecer um pouco mais do método dedutivo?

Contexto Histórico

O método teve suas primeiras nuances com os chamados racionalistas dentre eles podemos citar Descartes (1596-1650) Baruch Espinoza (1632-1677) Gottfried Leibniz (1646-1716) que afirmavam que só a razão é capaz de levar ao conhecimento verdadeiro, conhecimento esse decorrente de princípios evidentes.

Já na Grécia antiga surgiu uma figura importante que conceituo a importância da lógica e estamos falando de Aristóteles com a sua lógica Aristotélica, o mesmo se debruçou sobre o estudo da lógica, sendo considerada a mãe do método dedutivo.

As leis dos pensamentos formuladas por Aristóteles se caracterizam principalmente pelo rigor e exatidão, assim, concluímos que a lógica é uma ciência, pois se constituiu em um sistema de conhecimento certo baseados em princípios universais, entretanto, podemos dizer que a mesma é uma arte, pois ao mesmo tempo em que define os princípios universais do pensamento, estabelece as regras práticas para o conhecimento da verdade.

O método também é usado para gerar e testar hipóteses distintas conhecido também como método hipotético-dedutivo.

Afinal, o que é método dedutivo? 

O método dedutivo parte do geral ao particular, ou seja, é considerado o inverso do método indutivo, em linhas gerais, o método dedutivo parte dos princípios reconhecidos como verdadeiro e indiscutível que possibilita chegar a conclusões de maneira puramente formal devido a sua lógica.

A estrutura básica do método dedutivo por ser compreendido da seguinte maneira:

  • Silogismo: É a construção lógica a partir de duas preposições ou premissas que a partir dos mesmos chega-se a conclusão com uma terceira.

Vejamos um exemplo simples:

  • Todo homem é mortal (premissa maior)
  • Pedro é homem (premissa menor)
  • Logo, Pedro é mortal (conclusão)

Agora veja o segundo exemplo:

  • Para passar no teste é preciso estudar (premissa maior)
  • Você não estudou para o teste (premissa menor)
  • Logo, você se sairá mal no teste (conclusão)

Partimos para o último exemplo:

  • Todas as frutas têm sementes (premissa maior)
  • As laranjas são frutas (premissa menor)
  • Logo, todas as laranjas têm sementes (conclusão) 

Portanto, o método dedutivo é aquele que o pesquisador realiza a individualização, ou seja, parte de regras gerais vistas como indiscutivelmente verdadeiras para explicar algo de um objeto individual entendidas como premissas, se no final a conclusão for falsa, uma das premissas também será falsa.

Argumento método dedutivo
Argumento método dedutivo

Principais críticas

O método dedutivo carrega muitas criticas de analises, principalmente pelo mesmo ser essencialmente tautológico, ou seja, permite concluir de forma diferente a mesma coisa.

Outra critica feita é que o método dedutivo possui um caráter chamado de “apriorístico” que nada mais é que a existência de um conhecimento prévio que de forma alguma pode ser colocado em dúvida, alguns afirmam que tal raciocínio se assemelha ao conhecimento teológico, já que esse conhecimento prévio é encarado como uma verdade absoluta e não pode ser questionado.

Método dedutivo e indutivo

Sabemos que ambos os métodos são raciocínios utilizados para averiguar se certas premissas são válidas ou inválidas.

Veja na tabela a seguir as principais diferenças de ambos:

             MÉTODO DEDUTIVO          MÉTODO INDUTIVO
Premissas baseadas em argumentos do maior para o menor, ou seja, parte-se de uma premissa geral para o particular.Já o método indutivo o tipo de raciocínio se encontra do menor para o maior, ou seja, de uma premissa particular para o geral.
A conclusão já estava contida nas premissas previamente analisadas, por esse fato, o método dedutivo não produz conhecimento novo.Diferentemente do método dedutivo, a conclusão está além da premissa tornando-o mais amplo e passível de novos conhecimentos, o método indutivo é muito visto nas ciências.
Kit Alfabetização Só Escola
TURBINE O APRENDIZADO DO SEU PEQUENO! Com o KIT SÓ ESCOLA seu filho ou aluno vai reforçar e/ou acelerar o processo de alfabetização. São centenas de atividades educativas lúdicas e atualizadas.