Baleia Jubarte

Kit Só Escola Autismo

A baleia jubarte também conhecida como baleia cantora é uma das espécies mais conhecidas do mundo e possui uma expectativa de vida duradoura, podendo viver até os 60 anos de idade. A espécie pode ser encontrada em todos os oceanos, e devido à grande caça predatória a baleia já foi um grande alvo de extinção, hoje consta na lista de animais vulneráveis.

A baleia jubarte possui comportamentos que atrai e muito os turistas de todos os cantos do mundo, tanto que a espécie ficou conhecida como a mais popular dentro do turismo.

Vamos conhecer um pouco mais dessa espécie tão fantástica?

PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS

Antes de falar sobre as características fisionômicas, alimentícias e reprodutivas da espécie, não tem como não mencionar o incrível canto melodioso e complexo da baleia jubarte, que encanta e intriga a todos que tem o prazer de escuta-lo. É interessante notar, que apenas os machos reproduzem o som, isso acontece geralmente no período de reprodução das baleias, ou seja, o canto ajuda no período de acasalamento.  O mais curioso é que dependendo da região a baleia produz uma música diferente, que vai mudando gradualmente em cada época.

Ah! E pasmem, na época reprodutiva o som pode chegar até 3 mil quilômetros!!! Conheça no vídeo abaixo o canto das baleias:

Algumas características da baleia jubarte são difíceis de serem observadas, isso ocorre pois a maior parte do tempo essas espécies costumam ficar um longo período submersas, impedindo a sua observação, mas algumas características são possíveis de serem observadas:

Alimentação:  Todos os anos a baleia jubarte passa cerca de cinco meses próximas ao polo sul, mais precisamente no Oceano Glacial Ártico, alimentando-se somente de “Krill”, parecido com um camarão minúsculo, isso ocorre pois as baleias não possuem dentes, no período que estão no Brasil não comem nada e utilizam-se da gordura corporal acumulada para sobreviver.

Reprodução:  Entre os meses de julho e novembro as jubartes encontram nas águas quentes do litoral brasileiro a melhor forma de se reproduzirem, o período gestacional pode durar cerca de 11 meses, o filhote chega a medir 4 metros e pesar 1 tonelada e meia logo após o nascimento. O leite da baleia é cheio de nutriente, contendo cerca de 40% de gordura.

Nome Cientifico: A baleia Jubarte também possui um nome cientifico, isso mesmo, Megaptera novaeangliae.

Peso: O peso de uma baleia jubarte pode girar em torno de 35 a 40 toneladas e medir cerca de 16 metros de comprimento.

Fisionomia: A cabeça possui um formato um pouco achatado e no topo da cabeça contém alguns calombos com uma pequena quantidade de pelos, já a boca é longa e arqueada. Essa espécie de baleia também possui algumas pregas de tonalidade branca na região do queijo até o umbigo, estima-se que haja entre 14 a 35 pregas na região, quando se alimentam, essas pregas se expandem e contraem quando a baleia expulsa a agua pra fora da boca, falando na boca, os olhos da baleia estão localizados bem próximos, e ambos possuem uma capacidade visual excelente tanto fora e dentro das margens dos oceanos. Não podemos esquecer de mencionar que as baleias não possuem orelhas e sim ouvidos bem pequenos localizados a 30 centímetros atrás dos olhos.

O orifício respiratório fica um pouco abaixo da cabeça, quando está submerso esse orifício fica o tempo todo fechado, apenas na superfície que a baleia coloca pra fora todo ar reservado nos pulmões.

A pele da jubarte possui uma camada muito sensível e fina que é protegida por outra camada de gordura que serve como isolante térmico contra a temperatura das águas da Antártida, servindo também como reserva de energia.

Outra característica bastante legal sobre a espécie é a sua movimentação quando salta pra fora da água que dá a impressão que vai levantar voou, pois o seu corpo sai completamente da superfície e as nadadeiras possuem 1/3 de todo seu comprimento corporal, tanto que é comparada com as asas de um pássaro, quem presencia uma jubarte saltando fica impressionado com tamanho espetáculo, e a cauda da baleia pode chegar a medir 5 metros de comprimento.

Imagem (Baleia Jubarte)
Imagem (Baleia Jubarte) – https://www.todamateria.com.br/baleia-jubarte

A baleia jubarte pode ficar até 21 minutos embaixo d’agua, depois desse período, elas necessitam respirar, na superfície soltam borrifos de água pelas duas narinas podendo atingir 3 metros de altura. Fantástico não é?

Também recomendamos: Baleia Franca e Piolho de Cobra.

TEMPORADA NO BRASIL

As baleias jubartes são grandes amigas do brasil, isso mesmo, por mais que são encontradas há milhares e milhares de distância na região da Antártida, a mesma está presente todos os anos na América do Sul, o maior objetivo dessa migração é a reprodução nas águas tropicas do território brasileiro principalmente na região dos abrolhos localizado na região costeira do sul da Bahia entre os meses de julho a novembro, tornando assim um região de grandes atrativos nessa época. As mesmas costumam realizar acrobacias extraordinárias em alto mar, tornando-se um espetáculo à parte aos turistas.

Geralmente essa espécie é muito dócil e se comporta muito bem com a presença de humanos, claro, quando não se sente ameaçada, infelizmente nesse período é muito comum observar algumas baleias engalhadas, nesse sentido, o instituto baleia jubarte intensifica os regastes a essa espécie.

Estima-se que cerca de 9 mil baleais jubartes se encontram no litoral brasileiro durante o período de reprodução, visto que a sociedade está cada mais conscientizada com a sua preservação.

VOCÊ SABIA?

  • Você sabia que existe um projeto chamado Baleia Jubarte? Isso mesmo, esse projeto foi criado no ano de 1988 com o principal intuito de proteger as espécies contra a caça exploratória e manter a sua conservação. O projeto está concentrado principalmente na região dos abrolhos nas áreas do espirito santo e Bahia, dentre outros pontos da costa brasileira, o projeto é tão significativo, que no ano de 2014 devido a sua proteção, a população de baleias deu um grande salto, devido a isso, a baleia jubarte foi retirada da lista de espécies da fauna Brasileira ameaçadas de extinção. Importante mencionar que o projeto baleia jubarte é uma organização -não- governamental sem fins lucrativos.
  • Se prepare, no ano de 2020 as baleias jubartes chegam cedo ao brasil, a primeira avistagem já tem data, dia 30 de abril ao sul da Ilhabela, SP, e não pense que é apenas nesse local que a espécie pode ser avistada, a mesma já deu as caras em Vitória (ES) e Arraial do Cabo (RJ).
  • Você sabia que a pratica de mergulho ou natação com as baleias é proibido? Isso mesmo, essa normativa se deu através da portaria Nº 117, de 26 de setembro de 1996, que sofreu algumas alterações com a portaria nº 24 de 2002, sendo a atual nos dias de hoje.

“Art. 3º – É vedada a prática de mergulho ou natação, com ou sem o auxílio de equipamentos, a uma distância inferior a 50m (cinquenta metros) de baleia de qualquer espécie.”

Kit Alfabetização Só Escola
TURBINE O APRENDIZADO DO SEU PEQUENO! Com o KIT SÓ ESCOLA seu filho ou aluno vai reforçar e/ou acelerar o processo de alfabetização. São centenas de atividades educativas lúdicas e atualizadas.