Piolho de Cobra

Kit Só Escola Autismo

O piolho de cobra ou também conhecido como diploide, gongolo ou até mesmo embuá dependendo da região, pode ser considerado um inseto que está muito presente principalmente em locais com muitas folhagens, a sua fisionomia causa muito receio e até mesmo nojo entre as pessoas que se deparam com essa espécie um tanto pouco diferente ou até mesmo exótica.

Pelo fato de possuir muitas patas duplas assim como outros bichos da sua espécie é considerado da classe de “Diplópodes” e também é visto como um miriápode, não podemos confundir com o grupo de quilópodes, como a famosa lacraia/centopeia, a diferença entre ambas é bem nítida, enquanto a centopeia possui veneno e um corpo mais achatado, e uma menor quantidade de pernas,  as miriápodes não possuem ferroes para transmitir a substância venenosa inexistente , além do corpo arredondado, que o diferencia muito da lacraia.

Piolho de Cobra
fonte: Estudokids.com.br

Por ser inofensivo, é um parente bem distante de outros animais que são extremamente perigosos, como aranhas, escorpiões, lacraias, dentre outros.

Vamos conhecer um pouco mais desse inseto tão ainda desconhecido?

Principais Características

 Como mesmo mencionado o piolho de cobra é muito encontrado entre as folhagens, gramados, em restos de madeiras ou até mesmo em árvores mortas, ou seja, pode ser visto com freqüência em parques, vasos de plantas, jardins, e costumam se adaptar bem em ambientes úmidos.

A sua alimentação é muito simples, essa espécie de inseto costuma se alimentar de matérias orgânicas em estado de decomposição como: Pequenos animais, folhas, madeiras, galhos decompostos no solo). Devido a isso, são importantes nos processos de decomposição.

Piolho de Cobra

A característica física do piolho de cobra é bastante peculiar, como visto na imagem acima, o seu corpo é cilíndrico e bastante alongado, possui diversos segmentos, cada segmento é constituído por duas patas, e pasme, devido a isso, um piolho de cobra pode chegar a ter 750 patas vistos como recordistas , na foto acima não dá pra visualizar muito bem, mas essa espécie possui dois olhos e um par de antenas.

O caminhar é bem lento e devagar, isso acontece pelo fato de sua alimentação ser a base de matéria orgânica morta, seja vegetal ou animal.

A divisão do seu corpo é formada por uma cabeça, um pequeno tórax, um longo abdômen e dois pares de patas por segmento, em regra, varia de 13 pares a 45 pares, possui também um sistema respiratório traqueal, e embaixo da cabeça contem apenas um aparelho mastigador, uma vez que consomem apenas vegetais de modo geral.

Veja também:

Reprodução do Piolho de Cobra

 Os piolhos de cobra se reproduzem de forma rápida e de maneira sexuada, o órgão sexual se localiza na parte anterior de um dos segmentos da sua estrutura. Um fato interessante a citar é que a fêmea armazena os espermatozoides em uma espécie de cópula, logo após esse processo, acontece à fecundação dos ovos logo após em que são depositados.

Já nos machos, o órgão sexual se diferencia da fêmea, não só pelo sentido da composição, mas também da localização, na fêmea o órgão pode ser encontrado no terceiro segmento, já o órgão sexual do macho é uma espécie de modificação na pata e é encontrado no sétimo segmento.

Uma curiosidade interessante, é que na hora da reprodução, algumas espécies jogam um liquido colorido que liberam do próprio corpo sobre os ovos, isso acontece com o intuito de protegê-las, e se caso você tentar manusear esse inseto, essa tinta é expelida como defesa, visto que posteriormente a tinta pode durar cerca dois ou três dias no local em que foi jogada no corpo, sendo bem difícil de tirar.

Mas calma, como mesmo foi dito, o piolho de cobra é inofensivo a saúde, ou seja, a tinta liberada não causa nenhum efeito ao organismo como queimadura, alergia, febre, ou outras coisas do tipo.

MITOS

O principal mito que envolve o piolho de cobra é que o mesmo é um piolho da própria cobra, enganam-se, cobras não tem piolho, ou seja, pode ficar tranqüilo, se caso você avistar essa espécie, não é sinal que tem cobra por perto! Como mesmo visto, essa espécie de inseto faz parte da classe de diplópodes e estima-se que exista mais de 1.200 espécies dessa classe.

O nome piolho de cobra se deu devido aos costumes regionais e pelo inseto ser bastante articulado e se encolher quando se sente ameaçado, assim como a cobra.

Outro mito muito diversificado, é que o inseto possui veneno, sim, você também está enganado enquanto a isso, a espécie não é venenosa, diferentemente das lacrais que nas garras possuem veneno, essa sim você precisa tomar certo cuidado! Portanto, o piolho de cobra é inofensivo tanto para nós e tanto para os animaizinhos domésticos.

Mas, como todo animal, o pilho possui mecanismos de defesa (nada mais justo, não é?) quando se sentem ameaçados por algo ou alguma coisa, se enrolam na própria estrutura física formando uma espécie de espiral fingindo-se de mortos para se protegerem de algum toque indesejado.

E um fato interessante, e que como forma de defesa, libera um odor não muito agradável aos seus predadores, composto por iodo e cianeto de hidrogênio, mas nada que vá prejudicar alguém.

VOCÊ SABIA?

  • Você sabia que há algumas receitas práticas para acabar com essa espécie um pouco indesejável? Apesar de não apresentarem nenhum mal, como mesmo mencionado, se reproduzem com muita facilidade, fazendo com que se tenha um crescimento bastante exagerado desses bichinhos em seu quintal, mas isso pode ser resolvido de uma maneira bem prática, para combatê-lo, compre inseticidas químicos e coloque nas áreas infestadas como: (quintais e jardins). Mas, lembra-se, essa espécie ama lugares com muita umidade, ou seja, geralmente não são encontrados dentro da casa, mas se caso isso ocorrer, é pelo excesso de chuva ou irrigações que acabam trazendo também o excesso demasiado de umidade. Importante ressaltar, que é necessário manter uma rotina de limpeza nesses locais, como calhas, tampas de ralo, plantas, mas se caso houver ainda a permanência, procure um dedetizador para resolver de vez o problema!
Kit Alfabetização Só Escola
TURBINE O APRENDIZADO DO SEU PEQUENO! Com o KIT SÓ ESCOLA seu filho ou aluno vai reforçar e/ou acelerar o processo de alfabetização. São centenas de atividades educativas lúdicas e atualizadas.