Tubarão Branco

Kit Só Escola Autismo

Os tubarões brancos também conhecidos pelo nome científico de Carcharodon Carcharias são considerados um dos maiores predadores da atualidade, podendo chegar a 7 metros de comprimento e pesar “apenas” 2,5 toneladas, isso mesmo, o tubarão branco é pouco pesado não é?

Vamos conhecer um pouco mais dessa espécie tão fantástica?

PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS

Como mesmo vimos o tubarão branco não está de brincadeira, o mesmo é conhecido como um dos maiores predadores oceânicos existentes nos dias atuais, a espécie pode ser encontrada principalmente em regiões costeiras e de preferência em águas temperadas, e não vá pensando que o tubarão está longe, essa espécie está presente em todos os lugares do mundo que há uma costa para se refrescar.

Muitos ainda tem no imaginário que os tubarões são grandes e temíveis “monstros” do mar, engana-se, o tubarão branco é considerado inofensivo para os humanos, a sua fama de vilão ganhou repercussão através das telas dos cinemas que sempre mostram a sua fúria contra as pessoas, sendo estereotipado como a espécie mais temível de todo o planeta.

Mas atenção, o animal só ataca quando se sente ameaçado, ou seja, cada um no seu quadrado, sempre é bom alertar!

Veja abaixo as principais características dessa espécie tão fantástica:

Peso: O tubarão branco pode chegar a pesar cerca de 520 a 1.100 kg na fase adulta.

Velocidade: O mais surpreendente é que possui uma velocidade fora do comum, podendo alcançar 56 km/h em curtos períodos de tempo.

Classificação do tubarão branco: O tubarão branco faz parte da ordem dos Lamniformes, o reino é animália, o filo chordata e a classe dos chondrichthyes.              

Comprimento: Há diferenças de comprimento dependendo do sexo do tubarão, a fêmea, por exemplo, pode chegar a medir 4,5 a 6,4 cm na idade adulta, já o macho entre 3,4 a 4,1 cm também na idade adulta, visto que a fêmea é maior que o macho.

Idade: Alguns cientistas apontam que o tubarão branco pode viver em média até 70 anos.

Habitat Natural: O tubarão branco geralmente é encontrado em regiões temperadas e tropicais, nesse sentido, essa espécie busca temperaturas entre 12º a 24 º graus Celsius, os mesmos podem ser vistos em grande quantidade nos oceanos pacifico e atlântico, em mar aberto podem chegar a quase 1.200 metros de profundidade. 

Bem impressionantes essas particularidades gerais citadas acima não é? Agora vamos conhecer as principais características físicas desse ser tão impressionante:

Veja também: Capivara

Tubarão Branco

 As características físicas do tubarão branco também são de tirar o fôlego, o seu famoso focinho pontiagudo com certeza é o ponto mais característico da sua fisionomia, as suas escamas se diferem de outros peixes comuns, e são chamadas de “Dentículos Dérmicos”, nome bem diferente não é? Quando olhamos a pele do tubarão identificamos que a sua aparência é de um aspecto bem liso, isso se dá pelo fato das micro-escamas que possibilitam esse efeito na pele do predador, assim como as raias.

Porém, você sabe o motivo do nome tubarão branco? Isso se dá porque essa espécie possui a cartilagem inferior, ou seja, a barriga branca, já a parte superior é de um aspecto acinzentado.

Outro fator bastante interessante a ser conhecido no aspecto físico do tubarão, é que os mesmos não possuem uma bexiga natatória igual a outras espécies de peixes, por esse fato, os tubarões estão em constante movimento, se ficarem parados, consequentemente podem afundar no imenso oceano.

E por fim, não podemos deixar de mencionar a sua enorme boca, o tubarão possui varias fileiras de dentes serrilhados e em um ataque a abertura da sua mandíbula pode chegar a 1,2 cm.

HÁBITOS ALIMENTARES

O tubarão branco possui uma alimentação bastante diversificada, e pode ficar tranqüilo, que o ser humano não é uma das suas preferenciais alimentares, geralmente se alimenta de algumas espécies marinhas, vistas como principais alimentos na sua cadeia alimentar, como mesmo dito, a imagem do tubarão nas telas do cinema retrata um animal muito agressivo, uma vez que essa espécie não ataca os seres humanos com tanta freqüência, sendo algo bem raro e incomum, se caso isso ocorrer, é porque houve algum tipo de ameaça ao ser habit natural ou até mesmo um desequilíbrio ambiental, importante lembrar, que a maioria dos ataques ocorrem pelo fato dessa espécie confundir nadadores com algumas das suas presas.

Na fase adulta, os tubarões brancos gostam de consumir mamíferos, como leões marinhos, focas e até baleias mortas em estado de decomposição, dentre outros alimentos como peixes, raias, polvos, tartarugas, golfinhos, crustáceos.

O tubarão possui um ótimo olfato, fator esse que o ajuda a identificar as suas presas no oceano.

Para concluir, geralmente essas espécies são um pouco solitárias, costumam andar em grupos de 10 quando estão procurando alguma carcaça de alimento, e um fato curioso, é que a fêmea na hierarquia se sobrepõe ao macho, pois as mesmas são maiores em relação ao comprimento, ou seja, os maiores se sobrepõem aos menores.

REPRODUÇÃO:

O tubarão em vista de outras espécies não possui uma alta reprodução, ou seja, há uma baixa fecundidade. A maturidade sexual é um pouco tardia, uma vez que os machos começam a amadurecer por volta dos 6 anos, já as fêmeas levam um pouco mais de tempo, entre 14 a 16 anos.

Durante o processo gestacional, os ovos fertilizados se constituem dentro do corpo da fêmea, os machos nesse período deixam pequenas mordidas nos flancos, dorso e nadadeiras das fêmeas, podem nascer cerca de 2 a 10 filhotes de acordo com a fase reprodutiva, os filhotes nos primeiros dias de vida se alimentam de ovos não fertilizados.

ATAQUES DA ESPÉCIE

Como mesmo vimos os ataques dessa espécie de tubarão é muito raro, apesar de aparentarem serem bastante agressivos, fortes e até mesmo amedrontadores, alguns dados apontam, que tubarões tigres possuem mais casos de ataques contra o ser humano somando mais de 852 casos na florida, seguido dos Estados Unidos, Havaí e Califórnia, em comparação a essa espécie.

Em comparação com outros animais como os hipopótamos e mosquitos que matam muitas pessoas por ano, o tubarão é um ser inofensivo, que não causa tanto perigo a humanidade.

Segundo alguns dados recentes, esse ano de 2020 houve apenas um ataque a uma mulher de 63 anos de idade, que infelizmente não resistiu ao ataque de tubarão e veio a falecer, visto que o último acidente registrado foi em 1837.

As autoridades acreditam que a mulher foi atacada, pois a sua roupa de mergulho foi confundida pelo tubarão com a aparência física de uma foca, esse fato ocorreu nos estados unidos, visto como primeiro ataque fatal em toda história. A mulher estava com a sua filha, felizmente a mesma não foi ferida, identificada como Julie Dimperio foi socorrida, mas não resistiu aos ferimentos.

FATO MISTERIOSO

Um fato misterioso que ocorreu na costa dos Estados Unidos é que um grande tubarão branco foi encontrado gravemente ferido, os pesquisadores identificaram que a espécie foi atacada por uma criatura muito maior.

Tubarões Branco

Na imagem podemos perceber que o tubarão branco foi atacado principalmente na cabeça devido à grande ferida bem visível, depois de ter passado por algumas avaliações necessárias, o tubarão ganhou até nome “Vimy” e voltou para o seu habitat natural.

Os pesquisadores ficaram intrigados com tal ataque e ressaltaram que Vimy foi atacado por uma espécie marinha bem maior que ele, por conta do tamanho dos dentes e a extensão das mandíbulas na lesão identificadas no tubarão branco

CURIOSIDADE

  • Se você ai quer ter a oportunidade de ver o tubarão branco bem de perto sem sair de casa, o Google tem uma funcionalidade incrível, é só pesquisar tubarão branco 3D que você o verá bem de perto ai na sua casa!
  • Diferentemente de outros tubarões que esperam o melhor momento para atacar a sua presa, o tubarão branco age verticalmente, isso mesmo, ataca de baixo para cima a sua presa.
Tubarão Branco

FILME

A imagem de uma espécie agressiva e temerosa advem principalmente das telas do cinema, um filme que mostra muito esse aspecto é do diretor norte americano Steven Spielberg de 1975: “Jaws” que em português, significa tubarão.

Tubarão Branco – Capa do Filme, 1975

Nesses tipos de filme, os tubarões brancos são retratados como seres de grande perigo aos banhistas e pescadores, esses tipos de teledramaturgia são filmados principalmente nas costas norte-americanas, e como se esquecer daquela famosa música de fundo que alerta para um suposto ataque? Música essa composta por Jonh Williams, que convenhamos, causa um grande suspense no ar, não é?

ATENÇÃO:

O tubarão é uma espécie em extinção devido à grande caça exploratória dessas espécies, tanto que são classificadas como vulneráveis pela IUCN, os caçadores visam principalmente às nadadeiras, à carne e o óleo para a comercialização, os dentes desses animais são de grande valor para o mercado, chegando a ser vendido por 50.000 dólares.

E não para por ai, devido a sua imagem ser muito ligada a algo temeroso, é também alvo de pescas recreativas a qual os pescadores geralmente se gabam se houver a sua captura.

Países como os Estados Unidos, África do Sul e Austrália, instauraram medidas sérias para proteger essa espécie da caça, mas infelizmente não estão sendo tão efetivas, pois a população humana ainda pratica esportes como mergulhos visando o lucro em cima dessa espécie.

Uma grande vergonha!

Kit Alfabetização Só Escola
TURBINE O APRENDIZADO DO SEU PEQUENO! Com o KIT SÓ ESCOLA seu filho ou aluno vai reforçar e/ou acelerar o processo de alfabetização. São centenas de atividades educativas lúdicas e atualizadas.