Abelhas

Kit Só Escola Autismo

As abelhas são polinizadoras de suma importância para a natureza, tanto que a ligação entre as abelhas e as flores polinizadas é mutualista, ou seja, obrigatória. Segundo alguns dados recentes, existem em torno de 25.000 até 40.000 espécies, sendo de extrema importância na manutenção da ecologia das plantas em geral.

Portanto, as abelhas são seres sociais e vivem todas juntas em colmeias com divisão de tarefas, vamos conhecer um pouco mais do universo desses seres vivos tão adoráveis?

Ah! E não vamos esquecer que dia 03 de outubro é comemorado o dia nacional da abelha!

Abelhas
Abelhas

PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS

Estima-se que as abelhas são as principais polinizadoras, visto que 40% são dominadas por essas espécies, infelizmente algumas correm o risco de extinção, visto como uma ameaça enorme a biodiversidade e o homem.

As abelhas podem ser conhecidas de duas maneiras: especialistas e generalistas, como o próprio nome já diz, as abelhas especialistas geralmente procuram flores de espécies especificas, e dessa forma, conseguem retirar o alimento apenas dessa fonte, diferentemente das abelhas generalistas, que visitam inúmeras flores e buscam diversas fontes de alimento.

O corpo da abelha é dividido em três partes: cabeça, tórax e abdômen, na parte da cabeça possui órgãos sensoriais importantes como as antenas que detectam o olfato, audição e o tato, incrível não é? Na parte da cabeça podemos também encontrar as glândulas mandibulares.

As glândulas mandibulares ajudam a dissolver e processar a cera em geleia real, já a visão é constituída por três olhos pequenos e dois grandes nas laterais da cabeça.

No tórax podemos encontrar os órgãos locomotores, que são formados por dois pares de asas e três pares de pernas, já na parte do abdômen encontramos a vesícula melífera, o estomago, as traqueias e o intestino.

Os ferrões ficam localizados na extremidade do abdômen, lembrando que os zangões não possuem ferroes.

SOCIEDADE DAS ABELHAS

1 – Abelha Rainha

Na sociedade das abelhas existem três principais castas: A abelha Rainha que é a mãe de todas as abelhas produz os ovos que geram novos indivíduos, normalmente em cada colmeia é encontrada apenas uma abelha rainha.

Quando as abelhas rainhas estão velhas demais e não conseguem mais reproduzir os ovos, as operarias escolhem alguns ovos ou larvas já constituídas e as coloca em fados especiais chamados de “realeiras” e começam a tratar essas larvas com a geleia real, e só devido a esse alimento, essas larvas crescem e se desenvolvem como rainhas, e quando a rainha nasce, ela vai e destrói todas as outras larvas que estão sendo alimentadas pelas operaria.

O fato mais curioso é que se houver rainhas que nasceram na mesma época e período, elas começam a brigar, até que uma só sobreviva, e essa que irá comandar a colmeia.

2 – Operarias

As abelhas operarias são fêmeas, as larvas delas são alimentadas com mel e pólen das flores, e logo após esse processo, elas crescem e se transformam em operarias, se elas forem alimentadas com a secreção produzidas pelas glândulas das próprias operarias chamada de geleia real, essas larvas irão crescer como rainhas, novas rainhas da colmeia. A quantidade de operarias é gigantesca, girando em torno de 5.000 em apenas uma colmeia, dependendo do tamanho da mesma.

As operarias são muito importantes, podem viver em torno de 60 dias, e dependendo da sua idade pode chegar a exercer diferentes funções na colmeia:

  • As mais jovens que gira em torno do 2 e 3 dia realizam a limpeza da colmeia;
  •  Do 4 ao 12 dia ela dedica-se a nutrição das larvas dos zangões e da rainha;
  •  As operarias com 13 a 18 dias de existência produzem a cera, constroem e conservam os fados, e nesse período também que produzem o mel, transformando os néctar das flores trazidos pelas campeiras;
  •  Operarias com 19 a 20 dias defendem as colmeias contra os inimigos, e as mais velhas entre 21 a 60 dias fazem o serviço externo coletando néctar, pólen, agua e levando para a colmeia, sendo chamadas de “campeiras”.

A ordem dessa função pode variar de acordo com a necessidade das colmeias.

3 – Zangão

E por fim, temos o zangão, que possui como principal função a reprodução, ou seja, através do acasalamento com a abelha rainha, assim como as abelhas operarias, suas larvas são alimentadas com mel e os polens, a quantidade de zangões na colmeia gira em torno de 400.

Um fato curioso é que durante o acasalamento o zangão morre, e o mesmo não pode picar, pois não possui ferrão em sua estrutura.  

As abelhas operarias são diferenciadas através da presença da corbícula que possui o formato de um cesto, onde carrega o pólen e o barro.

Outro texto: Piolho de Cobra.

A IMPORTÂNCIA DAS ABELHAS

Com certeza muitas pessoas já ouviram falar da apicultura, que é a pratica de criar abelhas para produção comercial, como sabemos, as abelhas possuem uma importância ambiental muito grande, além de serem responsáveis pela a produção de várias coisas que estão presentes no dia a dia, temos como exemplo o próprio mel, a cera que é muito utilizada na produção de cosméticos, e o própolis que é uma substancia riquíssima de vitaminas e que pode ser utilizado no tratamento de diversas doenças.

A apicultura é responsável para geração de renda no meio rural, além das abelhas serem essenciais na produção do café, isso mesmo, a floratta do café só é possível com a presença de colmeias, além disso, as colmeias irão aumentar o rendimento dos grãos e a quantidade dessa produção

Mas calma, a abelha não é apenas importante no ramo do café, em todas as culturas frutíferas é necessário a sua polinização.

VOCÊ SABIA?

  • Você sabia que se pode criar abelhas dentro da sua própria casa? A resposta é sim, as abelhas criadas não podem possuir ferroes, e é necessário seguir alguns cuidados, segundo os biólogos, é muito importante ter o contato com as abelhas, principalmente para as crianças, diminuindo a distância entre o meio rural e urbano, além disso, ressalva a ideia de conscientização ambiental, produzindo o mel na sua própria casa.
  • E você sabia que existem as abelhas nativas brasileiras? Isso mesmo, essas espécies de abelhas são chamadas de “indígenas sem ferrão”, pois não possuem a capacidade de ferroar, essas abelhas costumam viver em regiões tropicas do Brasil, estima-se que haja mais de 192 espécies, temos como exemplos de abelhas brasileiras: Abelha-mosquito, sanharol, tubi, abelha-cachorro, uruçu, jataí, tubi, mandassai, dentre outras. Estima-se que cerca de 40 a 90 por cento das árvores nativas são polinizadas por essas abelhas.

Veja também: Baleia Jubarte.

COISAS QUE VOCÊ NÃO SABIA SOBRE AS ABELHAS:

  • A primeira curiosidade que com certeza você não sabia, é que o zangão não possui pai, ou seja, o zangão nasce através de ovos não fertilizados, diferentemente das abelhas, que já nascem com os ovos fertilizados;
  • Um fato interessante é que as abelhas não conseguem enxergar a cor vermelha;
  • Quando as abelhas acham comida e mostram para o resto da colmeia realizam uma espécie de dança mostrando a localização, conhecida como a “dança das abelhas. O ângulo do corpo mostra o local e as asas à distância;
  • As abelhas possuem cinco olhos, dois olhos grandes nas laterais e três olhos pequenos na parte frontal da cabeça;
  • Como sabemos, as abelhas produzem mel, e para produzir cerca de 1kg, elas teriam que sobrevoar cerca de 88 mil quilômetros;
  • A abelha rainha se acasala apenas uma vez por toda vida, a mesma guarda espermas para pôr ovos de três a cinco anos;
  • Quando uma abelha pica alguém ela morre não pelo fato de perder o ferrão, e sim por conta do ferrão levar o abdômen da abelha junto na hora da picada;
  • As abelhas são os únicos insetos que produzem alimentos para o ser humano;
  • Durante o voou as abelhas batem as asas mais de 11,4 mil vezes por minuto, e o zumbido são das asas batendo;
  • Em média as abelhas são capazes de produzir em média 1/12 avos de colheres de chá em mel em toda a sua vida;
  • No Pará uma espécie de abelha foi considerada ideal para a produção de açaí.
Kit Alfabetização Só Escola
TURBINE O APRENDIZADO DO SEU PEQUENO! Com o KIT SÓ ESCOLA seu filho ou aluno vai reforçar e/ou acelerar o processo de alfabetização. São centenas de atividades educativas lúdicas e atualizadas.