Platonismo

O Platonismo nada mais é que uma corrente filosófica voltada as ideias de Platão (428 a.C.-347 a.C.), a filosofia de Platão foi e continua sendo um grande marco na história da filosofia, o mesmo ficou conhecido como um dos principais discípulos de Sócrates (470 a.C-399 a.C), a qual concebeu quase toda sua filosofia pela sua influência.

O filósofo marcou época com os seus principais pensamentos e teorias. Vamos conhecê-las?

A academia de Platão

A academia de Platão

Platão sofreu muito com a morte do seu então mestre Sócrates que foi condenado com a justificativa de ter corrompido a juventude ateniense, com esse acontecimento decidiu sair de Atenas e com essa saída conheceu diversos lugares a qual pode adquirir novos conhecimentos.

 Assim, tempos depois, Platão retorna a Atenas e funda uma escola filosófica que ficou conhecida como “A academia de Platão” ou” Academia de Atenas” no ano (385 a.C)

É nessa escola que Platão começa a ser seguido por diversos discípulos importantes, como o famoso Aristóteles.

Inicialmente a escola teve como objetivo principal de prestar culto ao Deus Apolo e as Musas gregas, tempos depois, esse tipo de pensamento foi mudando, tanto que os filósofos começaram a se reunir para discutir questões relevantes da filosofia Ocidental que foi marcada pelo pensamento platônico.

Posteriormente a academia foi considerada uma verdadeira Universidade a qual decorria sobre diversos debates e assuntos sobre a filosofia e suas principais questões de mundo. A academia de Platão permaneceu na história por longos 9 séculos e teve seu fim no ano de 529 d.C, por mando do Imperador bizantino Justiniano I com o objetivo de extinguir a cultura helenista pagã. Recomendamos também: Epicuro.

Períodos do platonismo

O platonismo chegou a reunir diversas fases e concepções de Platão como a retórica, a metafísica, estética, ética, política, dialética, da dualidade (alma e corpo) Ufa, muita coisa vinda de Platão não é? E esses pensamentos foram divididos em 3 momentos essenciais:

  • O chamado Platonismo Antigo que percorreu do século IV a.C até a primeira metade do século I a.C.
  • Outro período importante da história do platonismo ficou conhecido como Médio Platonismo que percorreu os séculos I e II d.C.
  • E por fim e considerado o mais importante dentro todos, o Neoplatonismo que esteve presente nos séculos III d.C. e VI d.c

Outros: Empédocles e Simone de Beauvoir.

Teoria das ideias

Platão era um filósofo que diferenciava o mundo sensível e o mundo inteligível ou pode ser entendido também como o mundo material, dos sentidos e o mundo das ideias, dimensão essa não palpável.

Segundo ele, a cidade ideal, a vida ideal, as coisas ideias estão no mundo inteligível e não no mundo sensível, ou seja, tudo que é vivenciado no mundo dos sentidos é a cópia imperfeita do mundo das ideias, isso significa que o ser humano já esteve no mundo inteligível e não conseguiu reproduzir perfeitamente aquilo que foi visto, pois quando o homem caiu no mundo dos sentidos houve um processo chamado por ele de amnésia, ou seja, o esquecimento do mundo ideal.

E surge o seguinte questionamento: É possível retornar ao mundo inteligível segundo Platão? Sim, mas é preciso passar por um processo conhecido como “reminiscência” é nessa fase que o ser humano começa a lembrar das coisas do mundo inteligível e a mesma só pode ser adquirida através da busca pela verdade e o conhecimento.

Teoria das almas

Platão com a relação da divisão dos dois mundos concebe a teoria das almas, o mesmo acentua que o ser humano é baseado na relação de corpo e alma, para ele, o corpo é aquele que está no mundo sensível a qual é limitado e mortal, finito, mas a alma é aquela que adquire o conhecimento verdadeiro, tanto que a considera infinita e imortal.

O corpo é a carcaça e alma utiliza-se do corpo no mundo sensível, segundo Platão a alma humana é dividida em três partes essenciais:

  • Apetitiva: É a parte que busca por sobrevivência, ou seja, que caça meios para que o corpo não padeça como comer, trabalhar, exercitar.
  • Irascível: Já a alma Irascível é a busca por sensações, sentimentos, é alma que faz amar, ter raiva, ou seja, emoções variadas.
  • Racional: E por fim a alma racional, considerada a mais importante de todas as almas, é alma que faz com que o ser humano tenha consciência de si e entre no processo de reminiscência, ou seja, a busca pelo conhecimento verdadeiro.

Não deixe de conferir: Zenão.

Mito da Caverna

A alegoria da caverna pode ser considerada uma das passagens mais importantes do filósofo grego, o mesmo conceitua a caverna de uma forma profunda e que de certa maneira chegou a representar a vida de seu mestre Sócrates.

Na caverna haviam pessoas acorrentadas viradas para a parede em um breu que não dava para enxergar absolutamente nada, apenas sombras que eram projetadas por tochas, ou seja, se alguém passava pelo lado de fora da caverna o reflexo era refletido nas paredes, essas pessoas nunca saíram da caverna e as mesmas só conseguiam ver as sombras do mundo exterior.

Assim, nesse cenário, os prisioneiros acreditavam que a realidade, ou seja, o mundo é o mundo das sombras, pois não conheceram outras perspectivas de vida.

Ate que certo dia um prisioneiro conseguiu se libertar das correntes e ir para o mundo exterior e quando começou a se adequar a luz solar, essa pessoa começa a ver o que tinha fora da caverna e descobre que as coisas eram muito mais complexas e haviam muito mais coisas que aquele lugar a qual viveu por muito tempo.

E quando o prisioneiro decide voltar à caverna para avisar os seus amigos do conhecimento adquirido, o mesmo é menosprezado e morto, pois os prisioneiros só conheciam aquele mundo como verdade.

Essa representação é a ideia do mundo sensível e inteligível, pois quando se vive no mundo dos sentidos, não há o conhecimento da verdade, mas no mundo das ideias, o conhecimento é muito maior.

Politica

No âmbito da política, Platão foi um grande critico do modelo de democracia ateniense a qual os cidadãos mais ricos tinham o maior poder, para ele, a política deveria ser conduzida por aqueles que tinham a sabedoria e a razão, ou seja, os filósofos.

Portanto, para Platão a política tinha que ser feita por aqueles que buscavam a verdade, o conhecimento e o bem comum. Para ele os filósofos tinham o poder de conceber uma sociedade humana mais justa e organizada.

A sua obra “Republica” reflete bem a ideia da “ polis” (cidades gregas)  e com ela a construção de uma democracia para todos os cidadãos.

Por esse fato, Platão concebeu a ideia de três atividades essenciais para uma polis bem construída de acordo com a aptidão de cada cidadão:

  • Defesa da cidade
  • Produção de materiais e alimentos
  • Administração da polis

Veja abaixo um trecho que remete bem a ideia de política para Platão em “A republica”:

“Ao fundarmos a cidade, não tínhamos em vista tornar uma única classe eminentemente feliz, mas, tanto quanto possível, toda a cidade. De fato, pensávamos que só numa cidade assim encontraríamos a justiça e na cidade pior constituída, a injustiça (…). Agora julgamos modelar a cidade feliz, não pondo à parte um pequeno número dos seus habitantes para torná-los felizes, mas considerando-o como um todo.”

Os diálogos de Platão

A maior parte das obras de Platão foram constituídas e compreendidas através de Diálogos, diálogos esses que eram desenvolvidos em textos que concebiam seus principais pensamentos e ideias.

Nos diálogos podem ser vistos a sua filosofia através da natureza e a existência humana, não deixando de mencionar as relações sociais.

Dos principais diálogos podemos destacas alguns de suma importância:

  • Filebo
  • Protágoras
  • República
  • Apologia a Sócrates
  • O banquete
  • Górgias

Dentre outros diálogos importantes que podem ser conferidos em sua obra “A republica”.

O que achou do artigo “Platonismo”? Se gostou não deixe de compartilhar com seus amigos nas redes sociais.

__

Conteúdo original, não se esqueça de referenciar: Disponível em: <https://resumos.soescola.com/filosofia/platonismo/>