‘A Arte da Guerra’: Resenha do Livro

Kit Só Escola Autismo

‘A Arte da Guerra’: ensinamentos para vencer as batalhas diárias

O livro “A Arte da Guerra”, escrito pelo general chinês Sun Tzu por volta do ano 500 a.C, é provavelmente o mais antigo manual de guerra ainda hoje. Um livro extremamente popular de estratégia militar que, ao longo dos séculos, foi passando pelas mãos de pessoas ilustres, chegando aos dias atuais, onde encontrou aplicação não apenas no campo militar, mas em todas as situações de vida em que a dinâmica competitiva entra em jogo. Apesar de ser um livro muito antigo e com pouco menos de cem páginas, é útil e valioso entender e melhorar as relações com aqueles que estão à nossa frente.

A obra não é um texto religioso, muito menos um romance de sucesso. Mas tornou-se um livro “cult” pela sabedoria atemporal expressada por Sun Tzu, válidas em todas as circunstâncias da vida. Cada frase neste livro é um alimento para o pensamento e é uma sugestão prática de ação. Portanto, podemos considerar este texto como uma obra-prima do pensamento oriental e da filosofia no campo da estratégia militar e além, uma vez que se tornou ao longo do tempo um dos textos mais lidos e recomendados para milhares de gestores e executivos em todo o mundo.

Veja também: “Um Inverno em Nova York”:

A Arte da Guerra” é um título que leva o leitor curioso a pensar que trata-se de um livro relacionado à lições de guerra e violência, o que está completamente errado. Hoje em dia não faria sentido falar sobre guerras travadas a cavalo e com espadas como eram travadas na época de Sun Tzu. Seria um texto inapropriado e, acima de tudo, fora do tempo. O que faz da arte da guerra um texto que ainda é difundido hoje, lido e estudado por profissionais, é sua capacidade de ensinar como lidar com a vida cotidiana. Os problemas e conflitos que a própria vida inevitavelmente nos oferece.

As batalhas e guerras são metáforas explicativas para os desafios que a existência nos apresenta todos os dias. O que antes era a determinação de Sun Tzu, um general pronto para superar desafios mesmo sem lutar, transformou uma profunda sabedoria, um ensinamento sobre como lidar com os casos mais díspares da vida. Como atacar, quando se defender, estudar o adversário e surpreendê-lo com táticas inesperadas. Porque mesmo em nossas vidas diárias, citando Sun Tzu, “a melhor batalha é aquela que ganhamos sem lutar e o verdadeiro objetivo da guerra é a paz”.


Escrito por: João Paulo Oliveira da Silva

Estudante de bacharel em Letras pela Faculdade Estácio, futuro revisor profissional, ávido leitor, amante da língua portuguesa e apaixonado música e cinema.

Kit Alfabetização Só Escola
TURBINE O APRENDIZADO DO SEU PEQUENO! Com o KIT SÓ ESCOLA seu filho ou aluno vai reforçar e/ou acelerar o processo de alfabetização. São centenas de atividades educativas lúdicas e atualizadas.