4 lições do livro ‘O Alquimista’ para a sua vida

Lançado em 1988, o livro “O Alquimista”, do escritor brasileiro Paulo Coelho, conta a história de Santiago ou “O Rapaz”, um jovem pastor andaluz, amante da literatura e da natureza. Este  decide, seguindo um sonho, ir à conquista de um tesouro ao pé das Pirâmides do Egito. Essa conquista o levará a encontrar várias pessoas que o ajudarão a progredir na sua jornada espiritual. Entre essas pessoas estão um cigano, que o ajudará a interpretar seu sonho, e o rei de Salém, que o ajudará a romper com suas crenças e o “empurrará” para cumprir sua “lenda pessoal”.

Durante sua jornada iniciática, Santiago, como qualquer outra pessoa, fica sujeito a más experiências. Diante das provações da vida, por meio da história de “O Alquimista”, o autor incentiva o leitor a dar um passo para trás. Se os eventos se desviam do caminho que originalmente deveriam seguir, em vez de se perder no desespero, é melhor ver as coisas como uma oportunidade de mudança e descoberta. A capacidade de transformar as adversidades em uma força motriz, de alguma forma, dá sentido à existência humana. Podemos escolher olhar para o mundo como a infeliz vítima de um ladrão ou como um aventureiro em busca de um tesouro. É com isso em mente que Santiago persegue sua “lenda pessoal”, não sem armadilhas, mas com múltiplas oportunidades de crescimento.

A história do Alquimista contém um componente constante: cada um dos personagens teve que desistir de seus bens em um momento ou outro durante sua jornada para cumprir sua “lenda pessoal”. Por exemplo, Santiago abre mão de seus bens (seu rebanho) para financiar seus sonhos e aspirações. No entanto, em troca, ele se abriu para a espiritualidade. Na verdade, é apenas quando o personagem é despojado de suas posses que ele fica livre para se concentrar no que realmente importa: sua essência. Livre de sua riqueza, o personagem pode finalmente ouvir seu instinto. O homem é um ser cheio de recursos. Quando levado ao seu limite máximo, é capaz de desenvolver força e engenhosidade insuspeitadas.

Outros artigos:

A obra de Paulo Coelho foi traduzida para mais de setenta idiomas e é um dos livros de autoajuda mais vendido do Mundo., proporcionado diversos ensinamentos e gerando reflexões no leitor, fazendo-o mergulhar em busca de uma autorreflexão profunda e produtiva. Abaixo, vamos mostrar as principais lições do livro “O Alquimista”, confira:

Ouça a si mesmo e confie em si mesmo

A única pessoa que sabe o que é bom para você é você mesmo. Confie em si mesmo e em seu instinto quando se trata de tomar uma decisão. Caso contrário, suas decisões não estarão de acordo com seus valores e você não ficará totalmente satisfeito.

Viva o momento

A vida tem muito mais a oferecer à medida que você lê estas linhas. Não é amanhã ou ontem que você tem que pensar sobre si mesmo e sua vida, mas agora. Aproveite os momentos atuais e todas as oportunidades disponíveis para você.

Não tema e siga adiante

Seus erros são a melhor coisa para levá-lo adiante. Não tenha medo, pois isso o impedirá de muitas oportunidades. Você tem que correr o risco de fracassar, se não tentar não saberá se vale a pena e pode se arrepender.

Continue acreditando nos seus sonhos

Cada um de nós tem um sonho, uma meta de vida. O objetivo é encontrar o que é seu e ir atrás dele. Ir à conquista dos seus sonhos permite-lhe dar sentido à sua vida e dar-se um motivo para se levantar todas as manhãs. Nossos sonhos são todos diferentes, mas vale a pena segui-los.


Escrito por: João Paulo Oliveira da Silva

Estudante de bacharel em Letras pela Faculdade Estácio, futuro revisor profissional, ávido leitor, amante da língua portuguesa e apaixonado música e cinema.