Ômega 3

Kit Só Escola Autismo

O ômega 3 certamente não pode estar de fora de um dos principais componentes para a saúde do corpo, visto como um dos queridinhos de toda uma população, mas você sabe por qual motivo? Nesse artigo, vamos tentar apresentar os principais fatores para incluir o ômega 3 em sua vida diária.

Então acompanhe com muita atenção, e descubra por qual motivo o ômega 3 é tão requisitado e comentado entre as pessoas, vamos descobrir a sua verdadeira eficácia?

AFINAL, O QUE É O OMEGA 3?

ômega 3

Com certeza você já viu ou ouviu alguma propaganda da top therm com a dona Araci falando do milagroso ômega 3, e não tem como esquecer desse comercial não é?

Mas afinal, o que o ômega 3 tem de fato? O mesmo é constituído por uma gordura insaturada e essencial, é vista como insaturada, devido a sua estrutura molecular e essencial, pois a mesma é de grande importância para o metabolismo, o nosso corpo não tem a capacidade de produzir tal substância, assim, é necessário consumi-la através da alimentação.

Nesse ínterim, como outras gorduras importantes, o ômega 3 atua na constituição das membranas que protegem as células na produção de energia para o metabolismo, e não só isso, auxilia na manutenção da temperatura corporal, e na produção de importantes hormônios.

Mas calma, essas não são as principais funções que dão o destaque merecido ao ômega 3 e o diferencia de outras gorduras, é que o componente tem o poder de auxiliar o sistema imunológico a produzir substâncias anti-inflamatórias para combater principalmente alguns tipos de inflamações advindas de doenças que aumentam o risco cardiovascular, temos como exemplo, a obesidade, diabetes tipo 2, trombose, acidente vascular encefálico, dentre outros.

E não para por ai, o ômega 3 tem um papel importante na produção e comunicação das células neurais, ou seja, é de suma importância para a saúde do cérebro.

Veja também: Hipotireoidismo

OS BENEFÍCIOS

Como sabemos o ômega 3 não surgiu do nada, por volta de 40 anos atrás, alguns cientistas sentiram o interesse de se aprofundarem em algumas pesquisas que já estavam sendo realizadas em um certo período, a qual começaram a observar que a grande maioria dos esquimós não apresentavam nenhuma doença cardiovascular.

Isso começou a intricar os estudiosos, e a partir disso, muitos estudos começaram a ser realizados em volta desse cenário, e a medida em que esses mesmos resultados foram avançando, os principais benefícios do ômega 3 a saúde foram sendo identificados.

Nesse sentido, sabe-se que nos dias atuais, que o consumo regular e diário do ômega 3 promove benefícios importantes como:

  • O fortalecimento do sistema imunológico;
  • Uma grande redução da produção do colesterol LDL, visto como ruim;
  • A grande redução do risco de desenvolvimento de diabetes tipo 2;
  • É uma grande aliada na prevenção e até mesmo no tratamento da ansiedade e depressão;
  • Desenvolvimento cognitivo e estímulos nos processos de aprendizagem em crianças;
  • Prevenção de alguns tipos decorrentes de câncer;
  • Principal fonte de energia;
  • Proporciona o aumento do humor;
  • Fortalece o sistema de defesa;
  • Estimula o desenvolvimento do feto;
  • E por fim, a prevenção da retina, consequentemente melhorando a visão, dentre outros benefícios.

Ufa, é muita coisa não é? Deu para perceber que o Ômega 3 possui diversos benefícios em todas as fases da vida.

O consumo sugerido de ômega 3 é de 1.100 a 1.200 mg ao dia, mas para algumas enfermidades específicas, pode ser necessário uma quantidade diferenciada, ou seja, uma dosagem um pouco maior, chegando a 4.000 mg ao dia.

TIPOS DE ÔMEGA 3

Existem três tipos principais de ômega três, visto que há outros importantes na natureza, mas os mais estudados são o: EPA, DHA, e ALA.

O Epa e o Dha são ômegas 3 de origem animal, em contrapartida, o Ala é um ômega de origem vegetal.

Em relação aos benefícios do ômega 3, o EPA está mais relacionado com a saúde do coração, enquanto o DHA está mais associado principalmente com a saúde do cérebro.

E por sua vez, o ALA, é convertido tanto em EPA e DHA pelo metabolismo, mas não é tão bem aproveitado em vista do EPA e DHA de origem animal (óleo de peixe e crustáceos).

ALIMENTAÇÃO

O ômega 3 pode ser consumido de forma rica na alimentação, através do consumo de peixes gordurosos, sementes e óleos vegetais.

O mercado de suplementos também consegue atender as demandas de todas as fases da vida, visando sempre a qualidade do ômega 3 oferecido, nesse sentido, existem variados tipos de suplementos a serem consumidos, esses suplementos podem se diferenciar de acordo com a origem (algas, crustáceos, óleo de peixes e sementes) e também a forma de concentração, ou seja, a quantidade de EPA e DHA, e também, enquanto a forma de apresentação que são variadas no mercado como: Capsulas, goma ou até mesmo xaropes.

Bem variado não é? É de suma importante compreender essas principais características principalmente na hora de escolher o melhor suplemento que se encaixa no seu organismo.

Atenção! Sem uma devida pesquisa, suplementos de baixa qualidade podem trazer sérios riscos à saúde.

É necessário consumir o ômega 3 de forma regular, ou seja, todos os dias, sempre tomando as quantidades indicadas e principalmente de forma segura.

CONTRA INDICAÇÕES

Como sabemos o ômega 3 é um nutriente, e por esse fato, não apresenta muitas restrições para o seu consumo diário.

Entretanto, é importante ressaltar, que indivíduos com problemas de coagulação, gestantes e lactentes, necessitam tomar os devidos cuidados com o consumo.

Sempre necessário consultar um médico ou uma nutricionista antes de começar a consumir o ômega 3.

VOCÊ SABIA?

  • Muitas pessoas ainda se questionam se tomar ômega 3 emagrece ou engorda? Você sabia que o ômega três não tem o poder de fazer a pessoa engordar, pois a quantidade de calorias no suplemento diária é insignificativa para promover o aumento de peso.
  • Emagrece? Também não, o ômega 3 não emagrece, pois não é um nutriente termogênico, ou seja, não é capaz de acelerar o metabolismo e promover a perda de gordura.

Diante de tantas informações importantes, escolha o melhor ômega 3 e desfrute das suas vantagens!

Kit Alfabetização Só Escola
TURBINE O APRENDIZADO DO SEU PEQUENO! Com o KIT SÓ ESCOLA seu filho ou aluno vai reforçar e/ou acelerar o processo de alfabetização. São centenas de atividades educativas lúdicas e atualizadas.