Feromônios

Kit Só Escola Autismo

Os feromônios também conhecidos como feromonas, são conjuntos de substâncias químicas liberadas com funções importantes entre os seres vivos como atração sexual, demarcação de trilhas e comunicação, esses fatores abrem caminho para que esses mesmos seres vivos possam se relacionar, interagir e principalmente se reconhecerem.  A palavra “Feromônios” deriva do grego “Phero” e significa “transmitir” e “hormon” significa “excitar”.

Essa substâncias geralmente são constituídas e secretadas pelos mamíferos e insetos em geral, a partir da secreção química desse feromônios consequentemente tem o poder de possibilitar a atração sexual entre as espécies.

Mas você sabe como surgiu a palavra? O termo foi usado pela primeira vez por Adolf Butenandt e Peter Karlson, grandes cientistas da sua época, e devido a isso, é importante ressaltar que existem diversos tipos de feromônios, e cada um representa um papel diferente.

Você quer saber quais são eles e as principais funções? Veja no tópico a seguir:

PRINCIPAIS FEROMÔNIOS

Como mesmo vimos existem diversos tipos de feromônios com papeis diferentes, veja abaixo os principais deles:

  • Os feromônios sexuais certamente são os mais conhecidos entre as pessoas, o mesmo tem como principal função de liberar substâncias que despertam a atração entre as pessoas, no mundo animal, temos como exemplo os cães, ou seja, a cadela libera feromônios enquanto está no cio, atraindo os cães.
  • Já os feromônios de alerta são de suma importância, os mesmos são secretados em horas de perigo, como um possível ataque de um predador.
  • Poucas pessoas tem o conhecimento que também existem os feromônios de trilhas, como o próprio nome já diz, o componente secretado é usado para demarcar caminhos, temos como exemplo animais que depositam os ovos em um determinado local, e se utilizam dos feromônios de trilhas para achar os ovos, em alguns casos são usados também para detectar fontes de néctar.
  • Os feromônios de Ataque geralmente são usados para atacar algum tipo de organismo estranho, esse ataque é liderado por um grupo.
  • E por fim, os feromônios de agregação, esse feromônio possibilita que outras espécies sejam atraídos a uma fonte de alimento, isso ocorre muito no âmbito das formigas.

Os insetos em sua grande maioria são muitos sensíveis a esses tipos de substâncias, tanto que uma pequena quantidade pode atrai-los a quilômetros e quilômetros de distância, temos como exemplo a mariposa, isso mesmo, essa espécie tem a capacidade de sentir o cheiro dos feromônios a 20 km, as abelhas realmente não ficam atrás nessa disputada, estima-se que o inseto pode sentir o cheiro cerca de 16 km de distância, aja olfato, não é?

FEROMÔNIOS X HUMANOS

Mesmos que alguns estudos ainda não apontam os principais efeitos que os feromônios possuem nos seres humanos, alguns neurocientistas apontaram que nós, enquanto indivíduos podemos ser afetados pelos mesmos, sabe aqueles comercias de perfumes que prometem atrair o parceiro a metros de distância? Pois é, esse pode ser um feromônio agindo, mas atenção, diferentemente dos animais, a questão dos feromônios é muito mais complexa quando falamos nos seres humanos, veja a seguir:

  • O feromônio pode ocorrer entre duas pessoas quando ambas começam a sentir interesse uma pela outra, liberando os feromônios sexuais, mas não apenas isso, diversos fatores devem ser analisados, como comportamentos, cultura, o emocional, ou seja, o odor não é o ponto principal. 
  • As mulheres no ciclo menstrual também liberam feromônios e quando convivem com outras mulheres o ciclo menstrual costuma a ocorrer na mesma época, mas alguns estudos apontam que esse fator vai muito além dos feromônios.

Como sabemos, os feromônios são substancias produzidas e secretadas por um determinado indivíduo, principalmente os animais, essa substancia consequentemente resulta em algumas mudanças comportamentais, fato esse que vem instigando estudos acerca desse fenômeno, tanto que desde de 1970 cientistas procuram investigar substancias que agem da mesma maneira, mas sem sucesso.

Apesar de tantas dúvidas, é impossível negar que no cotidiano os odores possuem importante função entre as pessoas seja no fator de comunicação com nós mesmos e o mundo a nossa volta.

Alguns especialistas citam que quando esses feromônios são liberados o cérebro processa, capta as mensagens e as transformam em sentimentos de felicidade, atração, excitação, dentre outras formas.

Veja também: HIV.

 CURIOSIDADE

  • No âmbito da agricultura o feromônio está sendo alvo de pesquisa como um componente poderoso para combater as pragas em lavouras. O estudo é de suma importância, pois combater esses insetos é essencial, os mesmos infelizmente transmitem muitas doenças, como dengue, febre amarela, malária, dispensando assim o uso de outras inseticidas que as vezes não são tão eficazes.
  •  Estudos apontam que no decorrer do tempo a quantidade de feromônios no corpo decaem, isso pode ocorrer com o uso diário de perfumes, desodorantes, sabonetes que acabam criando uma barreira na eficácia dessa substancia. Lembrando que, especialistas deduzem que esse tipo de feromônio existe apenas em animais e insetos, ou seja, são inexistentes nos seres humanos.
  • Outro fator curioso, é que devido a essa inexistência, muitas empresas de cosméticos começaram a apostar nos produtos que “podem” vir a conter feromônios elaborados em laboratórios, esses produtos como óleos, essências, perfumes, desodorantes, são transmitidos de forma que podem ajudar na atração sexual entre as pessoas.

VOCÊ SABIA?

Você sabia que tem meios para se produzir feromônios de maneira natural? Isso mesmo, algumas pesquisas relatam que a pratica de exercícios diários ajudam e muito na produção dessa substancia, além do uso gradual de certas ervas naturais.

Essas substancias possuem a capacidade de produzir um perfume natural no corpo e que pode até chegar a atrair as pessoas em volta.

Alguns suplementos também podem ser indicados nesse processo, como o zinco, mas atenção, é importante tomar a quantidade certa diária, para homens 11 miligramas e 15 miligramas para mulheres.

Atenção, alguns costumes no dia a dia podem afetar diretamente o processo de produção dos feromônios, como banhos demorados e o grande excesso de cosméticos que acabam aniquilando essa substancia química.

Óleos essenciais são de grande ajuda também, e as principais partes do corpo que geram maiores efeitos são na nuca, pulsos e atrás da orelha! Ufa, muita coisa a ser conhecida sobre os feromônios não é? Basta saber quais são os melhores métodos para cada caso, e caprichar na hora da sedução!

Kit Alfabetização Só Escola
TURBINE O APRENDIZADO DO SEU PEQUENO! Com o KIT SÓ ESCOLA seu filho ou aluno vai reforçar e/ou acelerar o processo de alfabetização. São centenas de atividades educativas lúdicas e atualizadas.