Sistema límbico

Kit Só Escola Autismo

O sistema límbico ou também conhecido como cérebro emocional, está localizado logo abaixo do córtex cerebral e é relacionado a emoções como alegria, tristeza, medo, prazer, raiva, e quando pensamos em sentimentos no seu sentido literal, pensamos em sentimentos subjetivos que suscitam manifestações fisiológicas e comportamentais.

O sistema límbico não surgiu do nada o mesmo foi criado pelo anatomista Francês Paul broca no ano de 1878, a termologia “límbico” se deu através do próprio limbo que está localizado no na mediação do córtex e o cérebro reptiliano, posteriormente o assunto foi aprofundado por outros dois estudiosos.

Veja também: Gardnerella.

Além de ser responsável pela maioria das emoções, sentimentos e comportamentos, o sistema límbico também é necessário para a produção da memória. Vamos conhecer um pouco mais das principais funções do cérebro emocional?

CONTEXTO HISTÓRICO

Como mesmo vimos o sistema límbico foi criado pelo anatomista Francês Paul Broca em 1878, mas só foi realmente conceituado no ano de 1937 com James Papez que descreveu um circuito que explicaria as emoções.

Esse circuito recebeu o seu nome, conhecido como “Circuito de Papez” o mesmo era formado da seguinte maneira:

 Hipocampo que envia informações para os > corpos mamilares e posteriormente para os > anterior do tálamo, que através da cápsula interna conversa com o giro do cíngulo que volta através do > giro para-hipocampal para o hipocampo > formando assim um circuito fechado.

Mas hoje em dia o esquema é diferente, pois o circuito representado acima não foi suficiente para explicar as emoções, mas foi muito importante, pois começou-se a estudar mais aprofundado esse aspecto.

Já em 1952 Paul McLean cunhou a expressão “Sistema Límbico”, límbico vem da palavra limbo que está relacionado com extremidades ou borda, pois essas áreas estão localizadas nas extremidades da face medieval dos hemisférios, e nesse sentido o estudioso descreveu o sistema límbico contido no circuito de Papez: (Hipocampo, Giro do Cíngulo, giro para-hipocampal); além da amígdala e areal septal.

Nos dias de hoje sabe-se que o circuito de Papez está mais relacionado com a memória, enquanto a amígdala juntamente com a área septal ligada com a parte interior do giro cíngulo são responsáveis pelas emoções. Lembrando que a amígdala é a área mais importante que constitui as emoções.

PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS E FUNÇÕES

Como mesmo citado acima, o sistema límbico é responsável pelas manifestações fisiológicas e comportamentais através das emoções, as fisiológicas estão presentes nos sistemas nervosos autônomos, já a parte comportamental está contida no sistema nervoso somático.

E nesse sentido, quando falamos em emoções consequentemente somos levados a pensar nas áreas especificas do cérebro que são responsáveis por essas mesmas emoções: O sistema límbico, veja na imagem abaixo a sua estrutura:

Contudo, o sistema límbico pode ser entendido como um conjunto de estruturas corticais e subcorticais interligadas morfologicamente e funcionalmente, relacionadas com emoções e memória, assim, o sistema límbico pode ser entendido em duas estruturas distintas: Componentes do SL relacionados com as emoções e componentes do SL relacionados com a memória.

Sem o funcionamento do sistema límbico, não há vida em sociedade, a sua principal função é possibilitar os diversos tipos de relacionamentos e atividades sociais mantendo assim a espécie humana. Portanto, as emoções e sentimentos permitem construir relações entre as pessoas e a vida em comunidade.

Abaixo veja as características das principais partes do sistema límbico:

Córtex Cingular Anterior

O córtex Cingular anterior no sistema límbico tem como função de processar as emoções, principalmente aquelas relacionadas à tristeza. Foi observado que quando se leciona essa região nos animais, há uma mudança comportamental, ou seja, animais que eram agressivos foram se tornando aos poucos dóceis, tanto que essa lesão é estudada para tratamentos de psicóticos agressivos; e uma curiosidade importante, foi observado que diante de uma depressão grave que o Córtex singular anterior é mais delgado e quando há o estimulo dessa área com estimulação elétrica, os sintomas desaparecem, uma vez que a depressão está correlacionada com diversos outros fatores.

Córtex Insular Anterior

O córtex insular anterior é muito interessante, pois tem grande relação com a empatia (capacidade de se colocar no lugar do outro) também pode constituir sensações de nojo e o conhecimento da própria fisionomia, além da percepção dos componentes subjetivos das emoções.

Giro do Cíngulo

O giro do cíngulo é responsável por transmitir memórias de experiências agradáveis ocorridas ao longo da vida, também é responsável por diversas respostas ligadas as emoções como odores, sabe quando sentimos algum cheiro agradável ou desagradável e nos remetemos a algum momento das nossas vidas? Isso é o giro do cíngulo agindo, o mesmo também tem o poder de controlar a agressividade.

Hipotálamo

O hipotálamo é outra área de suma importância, possui como função a regulação dos processos emocionais especialmente nas manifestações periféricas das emoções e tudo que é relacionado com o SNA (sistema nervoso autônomo).

Núcleos Accumbens

Já o núcleo Accumbens é o centro do prazer sendo a área mais importante do componente do sistema mesolímbico que esta relacionado diretamente com o sistema de recompensa.

Área Septal

A área Septal também é conhecida pelo centro do prazer e também faz parte do sistema mesolímbico, e por fim, possui a função de regulação das atividades viscerais (como pressão arterial e ritmo respiratório) Animais que tiveram lesões na área septal foi observado o que eles chamaram de “raiva septal” que é estímulos da hiperatividade emocional, ferocidade e raiva, além de uma reação anormal aos estímulos sexuais.

Habênula

A Habênula está relacionada com a regulação dos níveis de dopamina, ou seja, a inibição do sistema mesolímbico, a não recompensa, frustração, em casos de lesões na Habênula foi observado que gradativamente ocorria a melhora de sintomas depressivos.

Amígdala

Já a amígdala ou conhecida também como corpo amigdalóide composta por exatamente 12 núcleos agrupados em grupos corticomedial, basolateral e central. A amígdala possui como função principal a regulação do medo e possui relação com comportamentos sexuais, expressão facial relacionadas a emoções e a agressividade.  E quando há uma lesão na amígdala, o individuo perde a capacidade de sentir medo, ou seja, algo que o mesmo sentia muito pavor passa a não sentir mais. A área é interligada ao hipocampo e o Hipotálamo por meio do fórnix.

FALHAS NO SISTEMA LÍMBICO

Pelo fato do sistema límbico possuir total centralidade no bom funcionamento das atividades do corpo humano consequentemente o seu mau funcionamento pode ocasionar problemas sérios como algumas doenças e disfunções:

  • Pode ocasionar a Epilepsia Psicomotora;
  • TDAH (Transtorno do Déficit de atenção e Hiperatividade) transtorno esse muito presente nos dias atuais e que infelizmente não é muito discutido.
  • Esquizofrenia;
  • Depressão;
  • Ansiedade.
Kit Alfabetização Só Escola
TURBINE O APRENDIZADO DO SEU PEQUENO! Com o KIT SÓ ESCOLA seu filho ou aluno vai reforçar e/ou acelerar o processo de alfabetização. São centenas de atividades educativas lúdicas e atualizadas.