O método dedutivo é considerado um dos principais métodos da metodologia cientifica, a mesma pode ser equiparada nas ciências geridas por leis gerais, sim, como a física, a química, matemática com a aplicação na geologia.
No campo das ciências sociais o método dedutivo não é tão utilizado e é até visto como restrito, pois se encontra muitas dificuldades para obter argumentos gerais, cuja verdade não pode ser colocada em dúvida em nenhum momento.
Portanto, o Método pode ser entendido como raciocínio ou uma dedução que consequentemente leva a uma conclusão considerada uma verdade indiscutível de acordo com as premissas apresentadas. Vamos conhecer um pouco mais do método dedutivo?
Contexto Histórico
O método teve suas primeiras nuances com os chamados racionalistas dentre eles podemos citar Descartes (1596-1650) Baruch Espinoza (1632-1677) Gottfried Leibniz (1646-1716) que afirmavam que só a razão é capaz de levar ao conhecimento verdadeiro, conhecimento esse decorrente de princípios evidentes.
Já na Grécia antiga surgiu uma figura importante que conceituo a importância da lógica e estamos falando de Aristóteles com a sua lógica Aristotélica, o mesmo se debruçou sobre o estudo da lógica, sendo considerada a mãe do método dedutivo.
As leis dos pensamentos formuladas por Aristóteles se caracterizam principalmente pelo rigor e exatidão, assim, concluímos que a lógica é uma ciência, pois se constituiu em um sistema de conhecimento certo baseados em princípios universais, entretanto, podemos dizer que a mesma é uma arte, pois ao mesmo tempo em que define os princípios universais do pensamento, estabelece as regras práticas para o conhecimento da verdade.
O método também é usado para gerar e testar hipóteses distintas conhecido também como método hipotético-dedutivo.
Afinal, o que é método dedutivo?
O método dedutivo parte do geral ao particular, ou seja, é considerado o inverso do método indutivo, em linhas gerais, o método dedutivo parte dos princípios reconhecidos como verdadeiro e indiscutível que possibilita chegar a conclusões de maneira puramente formal devido a sua lógica.
A estrutura básica do método dedutivo por ser compreendido da seguinte maneira:
- Silogismo: É a construção lógica a partir de duas preposições ou premissas que a partir dos mesmos chega-se a conclusão com uma terceira.
Vejamos um exemplo simples:
- Todo homem é mortal (premissa maior)
- Pedro é homem (premissa menor)
- Logo, Pedro é mortal (conclusão)
Agora veja o segundo exemplo:
- Para passar no teste é preciso estudar (premissa maior)
- Você não estudou para o teste (premissa menor)
- Logo, você se sairá mal no teste (conclusão)
Partimos para o último exemplo:
- Todas as frutas têm sementes (premissa maior)
- As laranjas são frutas (premissa menor)
- Logo, todas as laranjas têm sementes (conclusão)
Portanto, o método dedutivo é aquele que o pesquisador realiza a individualização, ou seja, parte de regras gerais vistas como indiscutivelmente verdadeiras para explicar algo de um objeto individual entendidas como premissas, se no final a conclusão for falsa, uma das premissas também será falsa.
Principais críticas
O método dedutivo carrega muitas criticas de analises, principalmente pelo mesmo ser essencialmente tautológico, ou seja, permite concluir de forma diferente a mesma coisa.
Outra critica feita é que o método dedutivo possui um caráter chamado de “apriorístico” que nada mais é que a existência de um conhecimento prévio que de forma alguma pode ser colocado em dúvida, alguns afirmam que tal raciocínio se assemelha ao conhecimento teológico, já que esse conhecimento prévio é encarado como uma verdade absoluta e não pode ser questionado.
Método dedutivo e indutivo
Sabemos que ambos os métodos são raciocínios utilizados para averiguar se certas premissas são válidas ou inválidas.
Veja na tabela a seguir as principais diferenças de ambos:
MÉTODO DEDUTIVO | MÉTODO INDUTIVO |
Premissas baseadas em argumentos do maior para o menor, ou seja, parte-se de uma premissa geral para o particular. | Já o método indutivo o tipo de raciocínio se encontra do menor para o maior, ou seja, de uma premissa particular para o geral. |
A conclusão já estava contida nas premissas previamente analisadas, por esse fato, o método dedutivo não produz conhecimento novo. | Diferentemente do método dedutivo, a conclusão está além da premissa tornando-o mais amplo e passível de novos conhecimentos, o método indutivo é muito visto nas ciências. |