Ética e Moral: Entenda as diferenças

Kit Só Escola Autismo

A ética e a moral são dois termos que carregam muitas dúvidas diante do seu significado e até são confundidas entre si, ambas são conceitos fundamentais para o processo de entendimento humano, filosófico e cotidiano, características essas mostradas através de comportamentos, valores, e principalmente a vida em sociedade.

Vamos entender o significado de cada uma delas?

Ética e Moral: Qual a diferença?

Primeiramente é importante mencionar o significado de cada uma de acordo com sua origem, ética é uma palavra de origem grega com duas formas de escritas e significados diferentes, (Éthos) vem do grego sabedoria racional, usual, termo esses que moldava o caráter das pessoas, o bem agir, já (Ethos) vem de costumes e hábitos, é curioso apontar que a palavra Ethos em latim poderia ser facilmente traduzida como Morales (moral) que em origem do latim significa cultivo do caráter e costumes, hábitos.

Até agora parece estar bem confuso, não é? No vocabulário atual a moral ficou a cargo de representar os costumes e hábitos da sociedade, e ética atua como fundamentação filosófica da moral, ou seja, as nuances da mesma.

Para ficar mais claro, a moral é o segmento das regras, das ordens, regulamentos, o que é esperado socialmente, já a ética é a reflexão da moralidade, reflexão individual que venho a ter da moralidade presente em uma sociedade.

Exemplo de Ética

Um exemplo bem claro é pensar a ética em um indivíduo que tente a cumprir determinadas regras em um grupo presente, ou seja, existe uma regra social, essa regra é formada a partir de pensamentos trazidos pelos indivíduos, como correto e certo, a ética individual de cada indivíduo somando todas elas e formando-se uma ética coletiva, essa ética coletiva é à base da moralidade.

Exemplificando, a ética é uma reflexão clara da moral, a mesma ajuda a responder dúvidas práticas e até perigosas do dia a dia: Eu devo? Eu posso? Eu realmente quero?

Há um exemplo bastante clássico e corriqueiro do cotidiano da vida das pessoas, será que é ético fazer aquele comentário? Será que é ético prejudicar alguma pessoa? A Ética é a reflexão moral acerca da ação.

Exemplo de Moral

Já a moral é um conjunto de regras que são colocadas no dia a dia, essas regras ajudam o indivíduo a agir de forma correta. É como se a ética fosse transformada em escritos, e esses escritos são tomados como algo a ser seguido por todos através da moral que lhe cabem.

Se todos entram em um consenso único através da ética que mentir não é legal e sim imoral, a ética acaba sendo a base da moralidade entre essas pessoas, fazendo com que a mentira perca espaço nesse ambiente.

A moral pode se transformar de uma cultura para outra e também de uma época a outra, talvez o que é aceito hoje em dia pode ter sido criticado há tempos atrás.

Ética e Moral são leis absolutas?

Em algumas situações do cotidiano nos deparamos com episódios arriscados do qual a ética e a moral são colocadas a prova, mas diante desses casos a mentira pode ser dita para salvar algo ou alguém, Aristóteles trás perfeitamente esse contexto em um dos seus diversos pensamentos sobre ética e moral: “a ação moral exige a sabedoria de lidar com o imprevisto, para tal ele recomenda a prudência e a sagacidade”.

Sócrates também exemplificou bem essa questão em uma das suas passagens: “Aquele que contraria a lei por julgá-la injusta, este é melhor que a lei”.

Como podemos perceber os termos são debatidos pela filosofia há muito tempo atrás, desde os primórdios de Aristóteles, Sócrates e vários autores que trabalharam e trabalham a ética e moral com entendimentos diferentes. Vale ressaltar que os valores éticos mudam com o tempo, temos como exemplo a escravidão do Brasil, muitos daquela época julgavam que era um ato certo, mas felizmente com o passar dos anos foi questionada pelas gerações futuras.

Frases ética e moral

“A moral, propriamente dita, não é a doutrina que nos ensina como sermos felizes, mas como devemos tornar-nos dignos da felicidade”. Immanuel Kant

_

“A virtude moral é uma consequência do hábito. Nós nos tornamos os que fazemos repetidamente. Ou seja, nós nos tornamos justos ao praticarmos atos justos, controlados ao praticarmos atos de autocontrole, corajosos ao praticarmos atos de bravura.” Aristóteles

_

“Com ajuda da moralidade do costume e da camisa-de-força social, o homem realmente se tornou confiável”. Friedrich Nietzsche

_

“Políticos tem muitos, mas homens de moral e caráter são poucos.” Cícero Braz

_

“Dignidade moral tem como primeira característica o desinteresse!” Immanuel Kant

Outros artigos recomendados:

Kit Alfabetização Só Escola
TURBINE O APRENDIZADO DO SEU PEQUENO! Com o KIT SÓ ESCOLA seu filho ou aluno vai reforçar e/ou acelerar o processo de alfabetização. São centenas de atividades educativas lúdicas e atualizadas.