O Estruturalismo está presente nas ciências humanas e com ela interligada em varias áreas do saber, como a linguística, filosofia, sociologia, história, psicologia, ou seja, é uma área multidisciplinar. O estruturalismo é uma corrente de pensamento que considera a cultura humana um fator de explicação de todos os elementos da vida e do ser.
A teoria também pode ser entendida como um movimento intelectual que contribuiu para a revolução cientifica da filosofia e as ciências humanas. A gênese do estruturalismo sustenta que atividade humana e tudo que advêm dela, como pensamentos e percepções não são naturais.
A metodologia parte-se do principio que a cultura está no homem, criando elementos e estruturas interligadas em vários aspectos, ou seja, uma relação de significados das ações do se com outros seres humanos, formando assim, uma grande estrutura, ou seja, é o conjunto de relações humanas que através de elementos gerais e específicos, formam outras varias relações.
No ponto especifico cada individuo tem uma linguagem própria.
Vejamos um exemplo:
Exemplo: Aquela casa é vermelha, ou pode-se dizer de outra forma, aquela moradia tem a cor da paixão, do amor, ou seja, houve uma interligação de falas distintas para uma mesma comunicação e princípios de línguas.
O principal fundador do Estruturalismo foi um suíço chamado Ferdinand de Saussure (1857-1913) no inicio do século XX, o próprio desenvolveu concepções para explicar a linguagem humana, para ele à linguagem parte de uma relação bem complexa e a mesma não pode ser destruída, pois é o fator primordial da comunicação dos seres humanos.
Para o sociólogo os seres humanos são racionais na comunicação, a língua torna-se um fator fundamental para elaborar a racionalidade. Posteriormente a sua morte sua obra “curso de lingüística” foi publicada em 1916, obra esse que trouxe grandes reflexões acerca dos seus pensamentos.
Posteriormente a ele, vários filósofos do pensamento sociológico foram influenciados, como Jacques Lacan e Michel Foucault.
Claude Levi-Strauss (França 1908-2009) foi um dos autores mais influenciados pelo pensamento estruturalista clássico, o mesmo tentou identificar nos seres humanos uma espécie de espírito humano geral e elementos gerais das culturas, ambos teriam um sistema, ou seja, uma teia de significados interligadas uma a outra formando um agrupamento, não é possível entender um elemento, separado de outro elemento, e todos possuem semelhanças, princípios e regras.
Com o estruturalismo criou-se a possibilidade das ciências humanas criarem métodos próprios para seus diferentes objetos de estudos, através do método estrutural.
Veja também:
ESTRUTURALISMO PARA SAUSSURE
Ferdinand Saussure (1857-1913) foi um filósofo e lingüista suíço, entendia o estruturalismo a partir da linguagem, a qual a compreendia em quatro pontos essenciais: Diacronia x Sincronia, Língua x fala, Significado x significante, paradigma x sintagma.
Os elementos se contrapõem de uma forma e se complementam de outra, por esse fato, são entendidos como uma espécie de dicotomia. O Sociólogo entendia que a linguagem é composta de sinais complexos, e através desses sinais é passada uma idéia, um pensamento racional, e para ela ser expressada de forma plena, é importante obedecer as regras, regras essas que orientam de como e de qual forma será aplicada.
O filósofo entendia a linguagem em dois princípios fundamentais: significante, que é a representação material de uma palavra falada ou escrita, e por fim, significado, as representações das ideias através das palavras.
Veja também: Neoplatonismo
TIPOS DE ESTRUTURALISMO
O Estruturalismo como mencionado está presente em diversos campos de estudos, como na, psicologia, antropologia, sociologia, fenomenologia. Vamos conhecer como a corrente está representada em cada um desses campos de estudos?
Psicologia:
O principal pensador que trouxe o estruturalismo como concepção psicológica foi Wihelm Wundt (1832-1920) juntamente com Edward Titchener (1867-1927) ambos trouxeram que a psicologia estruturalista nada mais que uma psicologia que acredita que a experiência deve ser entendida como um fato, fato esse componente de um todo, e assim, encontrar quais estruturas compõem o individuo em suas partes.
O alemão Wihelm passou a conceber o estruturalismo psicológico através de experiências, e assim, almejava encontrar novos modelos e formas de interpretação no campo psicológico.
Astrológico:
Claude Lévis-Strauss (1908-2009) foi o principal estudioso do campo funcionalista antropológico, o mesmo através das suas concepções, entendeu que determinadas culturas ou todas elas, são fatores da mente humana, ou seja, produtos criados através da consciência do ser.
Com o estruturalismo presente no campo de conhecimento, permitiu uma maior ampliação e entendimento que as organizações das sociedades interdependem das suas estruturas culturais.
Sociologia:
Já dentro da sociologia é entendido que o ser baseado em suas estruturas está intrinsecamente ligado as suas ações, ou seja, as ações humanas são advindas de estruturas do ambiente, ou seja, o meio a qual ela vive.
Confira também: Blaise Pascal.
ESTRUTURALISMO NA FILOSOFIA
O estruturalismo teve sua grande influência dentro da filosofia francesa no século XX, a corrente do existencialismo foi perdendo espaço dentro do modo de fazer filosófico, e permaneceu até o ano de 1960, e com essa transformação, entra o método estruturalista, ganhando espaço no pensamento de Michel Foucault.
A discussão do estruturalismo dentro da filosofia foi curta, mas intensa, tanto que deu base para o surgimento do movimento pós-estruturalista, movimento esse que propôs uma radicalização do método.
FENOMENOLOGIA X ESTRUTURALISMO
A fenomenologia como corrente filosófica compreende a realidade a partir dos seus fenômenos e como ambos são entendidos na consciência humana.
A corrente compreende que a realidade em seus aspectos não produz elementos independentes da consciência do ser.
___
Conteúdo original, não se esqueça de referenciar: Disponível em: < https://resumos.soescola.com/filosofia/estruturalismo/ >