Vitamina A

Kit Só Escola Autismo

A vitamina A conhecida também como retinol é sem sombras de duvidas uma das vitaminas mais importantes a serem consumidas no dia a dia, conhecida como um micronutriente lipossolúveis, ou seja, é solúvel em gordura.

A vitamina pode ser encontrada tanto em alimentos de origem animal e vegetal, vista como essencial no bom funcionamento da visão, o crescimento e desenvolvimento, para a pele, é também considerável para o bom funcionamento do sistema imunológico e a prevenção de possíveis infecções, o bom desenvolvimento gestacional, e além tudo, possui ação antioxidante.

PRINCIPAIS FUNÇÕES:

Como mesmo mencionado a vitamina A possui diversas funções de suma importância, vamos conhecer algumas delas?

Olhos: Com toda certeza a vitamina A é um importante componente para a saúde dos olhos, a substancia tem o poder de proteger toda a área, como as córneas e as retinas, se o consumo desse nutriente não for usado de forma correta, muitas pessoas podem ter a visão afetada, como a dificuldade de enxergar em locais com pouca luminosidade e possíveis alterações oculares, e em alguns casos, pode levar a cegueira.

Pele: Essa função com certeza muitas pessoas vão amar, pois está muito relacionada com a questão da aparência da pele, o nutriente é tão poderoso que age de forma direta nas células da pele promovendo uma melhor elasticidade, alguns estudos ainda estão pesquisando a sua eficácia contra o câncer de pele, mas nada ainda foi devidamente comprovado.

Crescimento: A vitamina A é indicada principalmente na fase de desenvolvimento da criança, a mesma contribui e muito no processo de crescimento, vista como principal fonte para a formação do hormônio de crescimento (GH).

Infecções: Sabemos que a infecção é um grande problema na vida de muitas pessoas, o nutriente age nas células da pele e das mucosas presentes nas vias respiratórias, no aparelho digestivo e o trato urinário, constituindo assim uma espécie de muro de proteção contra as possíveis infecções que podem vir a surgir, mantendo assim as funções normais das células.

Antioxidante: A vitamina A também possui componentes que resultam um efeito antioxidante no corpo, criando uma barreira contra os principais radicais livres que de encontro com as células do corpo proporcionam doenças de pele, catarata, tumores, dentre outros.

PRINCIPAIS BENEFICIOS

Além das principais funções citadas acimas, a vitamina A possui alguns benefícios que ainda são muito questionados, como a prevenção do câncer, isso mesmos, estudos apontam que a substancia é um importante antioxidante que possui a função de prevenir que células saudáveis tornam-se cancerígenas.

Portanto, como dito, não foi comprovada a sua real eficácia, tanto que algumas pesquisas foram contrarias a essas informações, alegando que a junção de suplementos de betacaroteno e a vitamina A podem resultar no surgimento de doenças cardiovasculares e até mesmo o risco de câncer no pulmão.

A vitamina A também é muito importante no período gestacional, claro, seguindo sempre a quantidade correta diária, a mesma age como um importante nutriente na formação do feto, como coração, cabeça, olhos, ouvidos, ombros, mas ainda assim, algumas pesquisas levantam que o uso da vitamina nesse período não é adequado, podendo levar a efeitos teratogênicos que podem constituir graves danos ao embrião.

Veja também:

PRINCIPAIS FONTES

Antes de falar das principais fontes da vitamina A, é importante mencionar que o consumo diário recomendado para adultos gira em torno de 300 UI (unidades) para homens, e mulheres em torno de 2333 para mulheres.

A vitamina pode ser encontrada em origem vegetal em forma de grupos de carotenoides que são transformados no nutriente, veja abaixo alguns alimentos importantes dessa categoria a serem consumidos:

  • Pimentão vermelho, estudos realizados apontam que uma porção de colher de sopa de pimentão vermelho contem cerca de 2081 UI da vitamina A.
  • Tomate, o tomate também é uma grande fonte desse nutriente, cerca de uma unidade de tamanho médio contem 1025 UI.
  • O mamão com certeza não poderia ficar de fora dessa lista, o mesmo possui cerca de 1444 UI da substancia a cada unidade de tamanho pequeno.
  • Manga é umas das frutas tropicas mais conhecidas e possui uma riqueza enorme da vitamina A, contendo cerca de 1062 UI.
  • A querida e famosa cenoura também não fica de fora, riquíssima em vitamina A, possui cerca de 17033 UI em cada porção de 100 g.
  • Como não lembrar do Espinafre? Alimento esse conhecido por proporcionar grande fonte de resistência, é um nutritivo vegetal, chega a ter 2464 UI de vitamina A.
  • A amada couve também contém uma grande quantidade de vitamina, mas é importante ressaltar que para receber esse nutriente, é necessário consumi-la cozida, dados apontam que possui por volta de 13612 IU da substancia.

Dentre esses alimentos de origem vegetal, podemos citar também o caju, milho, goiaba vermelha, batata doce, abobora, folhas de beterraba, caruru, alface, chicória, agrião, dentre outros.

Estima-se que o consumo diário dessas principais fontes de vitamina A proporciona cerca de 68% do nutriente para o corpo.

Já os alimentos de origem animal são encontradas em forma de retinol, veja alguns desses alimentos:

  • O fígado com certeza é uma fonte milagrosa, por mais que muitos não gostem do alimento, possui cerca de 1698 UI em 100 g de bife.
  • A Manteiga também possui vitamina a, estima-se que 1 colher de sopa possui cerca de 323 UI.
  • O leite integral também é uma importante fonte, 1 copo de 200 ml proporciona em média 227 UI.
  • E por fim, os cereais matinais fortificados, em média 1 xicara de chá por dia proporciona de 500 a 767 UI.

Veja na tabela abaixo a quantidade indicada de vitamina A em cada fase da vida:

DEFICIÊNCIA DO NUTRIENTE

Há muitos casos de pessoas que possuem deficiência da vitamina A no corpo, isso é identificado através de exames de dosagem de retinol, ou também, a partir de uma consulta com um especialista nutricionista, que de acordo com as informações diárias dos alimentos consumidos, calcula a quantidade ingerida no dia a dia.

Infelizmente a pouca ingestão desse nutriente pode resultar em alguns problemas sérios no dia a dia como:

  • A chamada cegueira noturna, acontece quando a pessoa sente dificuldade em enxergar em locais poucos iluminados;
  • O aumento de infeções como diarreia e respiratórias,
  • Redução gradativa do olfato e paladar;
  • O aumento do estresse;
  • Inflamações na pele;
  • Já nas crianças é bem grave, pois pode prejudicar o desenvolvimento das mesmas e consequentemente aumentar o risco de mortalidade infantil.

VOCÊ SABIA?

Há mais de dois mil anos médicos egípcios e gregos através de um estudos reconheceram que o fígado poderia ser utilizado como fonte de consumo de nutrientes para tratar a cegueira noturna, depois de um tempo, aprofundando nas pesquisas, descobriram a vitamina A, vista não apenas no fígado, mas também presente no óleo de peixe.

Kit Alfabetização Só Escola
TURBINE O APRENDIZADO DO SEU PEQUENO! Com o KIT SÓ ESCOLA seu filho ou aluno vai reforçar e/ou acelerar o processo de alfabetização. São centenas de atividades educativas lúdicas e atualizadas.