Fauna e Flora

A fauna e a flora são de extrema importância principalmente para o equilíbrio do meio ambiente, assim se faz necessário a manutenção de ambas. A fauna e a flora brasileira são regadas de uma imensa riqueza e variedades de animais e vegetais, enquanto a fauna está relacionada com as diversidades dessas espécies, a flora é a representação de toda vegetação existente em cada região.

A fauna e a flora estão presentes em diversos biomas brasileiros como o cerrado, Amazônia, pantanal, mata atlântica, pampas, caatinga e cerrado, todos formam no total seis grandes biomas no território.

Mas, engana-se quem pensa que todos os biomas são idênticos, cada um possui a suas características próprias e especificas de acordo com a localidade , ou seja, possuem as suas próprias  biodiversidades. Nesse sentido a flora (plantas) e a fauna (animais) se diferem de acordo com a região que estão presentes.

Agora, vamos entender mais especificamente cada uma?

AFINAL, O QUE É FAUNA?

Quando falamos em fauna, estamos nos referindo normalmente a todos os animais existentes de uma determina localidade, como exemplo, podemos citar a fauna do pantanal, e cada animal é adaptado para poder viver de forma em que as suas necessidades primordiais sejam alcançadas em cada bioma.

Portanto, a fauna nada mais é que o conjunto ou coletivo de espécies de animais que podem habitar em diferentes espaços de acordo com o ambiente, esses ambientes podem ser tanto especifico, como os biomas brasileiros, ou alargados, ou seja, mais amplo, de acordo com o período, temos como exemplo a fauna em sua fase jurássica (período esses das espécies de dinossauros).

A fauna brasileira possui a maior riqueza de diversidades, geralmente é constituída por animais de pequeno porte que podem ser dividir em:

• Vertebrados (peixes, mamíferos, aves, anfíbios, repteis);
  • E invertebrados (anelídeos, moluscos, insetos, dentre outros).

Muitos animais ainda não foram catalogados, cenário esse que mostra o tanto que a fauna brasileira necessita ser preservada e pesquisada mais a fundo por biólogos, no sentido do bem.

AFINAL, O QUE É FAUNA

AFINAL, O QUE É FLORA?

A flora também possui uma diversidade gigantesca de espécies de vegetação no ecossistema, e claro, o Brasil também não fica de fora dessa, o pais é visto como o território de maior variedades de plantas de todo o mundo.

Para se ter ideia, são mais de 46 mil espécies já catalogadas e infelizmente muitas correm o risco de extinção, por conta disso, sempre é importante levantar a bandeira da PRESERVAÇÃO! Igualmente a Fauna, a flora também possui diversificações de acordo com o bioma e a região que está localizada, podemos encontrar principalmente na Mata Atlântica e na Amazônia uma maior diversidade de variadas espécies de vegetação.

Mas você ai, sabe o motivo pelo qual surgiu o nome Brasil? A flora tem grande responsabilidade na constituição do nome, isso mesmo, foi através do pau-brasil, visto como um grande elemento de tirar o fôlego da fauna brasileira.

Em suas características possui um tronco de tom meio avermelhado e serviu como grande inspiração para se dar o nome ao nosso país, não podemos deixar de citar o Ipê amarelo, essa árvore costuma florir belos ipês, a mesma pode ser encontrada em todo país, vista como um grande símbolo da flora brasileira.

FAUNAS E FLORAS BRASILEIRAS

Como mesmo vimos a fauna e a flora estão divididas entre 6 biomas brasileiros, visto que algumas espécies estão em maior predominância de acordo com o lugar que estão inseridas, assim, muitos animais e plantas que são bem comuns em uma região, em outras, são quase inexistentes, uma vez que cada bioma possui a sua particularidade bem especificas no ecossistema.

Abaixo veja as principais características da fauna e da flora de acordo com cada bioma do território brasileiro:

Fauna e flora da Amazônia

Fauna e Flora

A Amazônia é a maior floresta tropical do mundo e abriga uma grande riqueza de faunas e floras, fator esse que não poderia ser diferente, devido a sua grande dimensão. A floresta é muito estudada por biólogos e outros estudiosos, pelo fato de possuir diversos tipos de plantas que podem servir como base de estudo medicinal para a cura de doenças.

Devido a sua magnitude, muitas espécies ainda não foram catalogadas, ressaltando a importância da sua preservação, fator esse que gera muito debate nos dias atuais, infelizmente o desmatamento, as queimadas, a caça ilegal, a extração de madeiras, são fatores ainda muito presentes, é necessário parar, e garantir a sua total conservação.

• Fauna da Amazônia: Como mesmo vimos, a Amazônia é a maior floresta tropical do mundo, e possui uma coleção gigantesca de animais, estima-se que muitos ainda não foram catalogados. Na Amazônia existem mais de 2 milhões de espécies de animais diferentes, visto que cerca de 3 mil são apenas de peixes. Surpreendente não é? Dentre essa riqueza de Fauna, podemos citar os mais conhecidos como:Mico –Leão- Dourado, Garça Real, Jacaretinga, Anta, onça pintada, boto, sapos, sai-andorinha, dentre outros.
  • Flora da Amazônia: A flora não poderia ficar de fora dessa imensa variedade de espécie, sabemos que a floresta tropical possui um clima úmido e quente devido à linha do equador que corta a região, além disso, há períodos de grandes chuvas, e uma vasta composição de rios e fluentes, estima-se que pode ser encontrado cerca de um terço de todas as espécies de plantas existentes em toda América do sul, em meio a essa grande diversidade, existem espécies de plantas comestíveis, oleaginosas, medicinas e até mesmo corantes, dados apontam que existem mais 30 mil espécies de plantas, visto que 2.000 são reconhecidas como de grande utilidade na medicina e na alimentação e 2.500 espécies de árvores.

Fauna e Flora do Cerrado

Infelizmente igualmente o bioma da Amazônia, o cerrado enfrenta também o grande desmatamento da sua grande biodiversidade, um dos fatores mais preocupantes são as queimadas e o grande tráfico de animais, fatores esses que impedem a sua preservação. Apesar disso, o cerrado também possui uma grande riqueza de fauna e flora e conta com 1.910.000 km² de extensão, visto como o segundo maior bioma do Brasil e abrange todo território de Goiás, Tocantins e DF, além de pegar parte do território da Bahia, ceara maranhão, mato grosso do Sul, Minas Gerais, Piauí, Rondônia e São Paulo.

• Fauna do Cerrado: A fauna possui uma grande variedade de espécies de animais tanto que dados apontam que há mais de 300 mil espécies no grande cerrado, podemos citar alguns bem conhecidos pela população como o lobo-guará, tamanduá-bandeira, jaguatirica e a águia cinzenta, infelizmente os dois últimos correm risco de extinção.
  • Flora do Cerrado: O cerrado é realmente único, você sabia que existe mais de 4 mil  espécies de plantas no local? E mais, essas plantas são endêmicas, Isso mesmo, ou seja, você só pode encontrá-las no cerrado e em nenhum outro lugar. Além disso, o cerrado possui uma vegetação rasteira e árvores de médio e pequeno porte.

Fauna e flora da Caatinga

Fauna e Flora

A caatinga é exclusivamente do território brasileiro, isso mesmo, a sua área não se estende para nenhum outro local, ou seja, todo o patrimônio biológico não pode ser encontrado em nenhum outro canto do planeta terra. A caatinga é um bioma exclusivamente localizado no Nordeste do Brasil cobrindo áreas como alagoas, Paraíba, Sergipe, Bahia, Paraíba, Pernambuco, Ceara, Piauí, Rio Grande do Norte e a sua extensão pode chegar a 730.850 km².

Fauna da caatinga: A Fauna também possui uma riqueza enorme de espécies contando com 178 espécies de mamíferos, 591 de aves, 79 de anfíbios, 117 espécies de repteis, 241 de peixes, dentre outros, contendo mais de 800 espécies de animais. Um fato importante a mencionar, é que muitas delas são endêmicas, ou seja, só existem na caatinga, como os roedores da classe Keredon rupestris e Wiedomys Pyrhorhinos.

Flora da caatinga: De acordo com os últimos dados do Ministério do Meio ambiente, há mais de 932 espécies de vegetais que ocupam toda área da caatinga, visto que 318 são endêmicas, a vegetação possui características de muita resistência e devido à grande seca da região, muitas plantas possuem a própria reserva de água para tempos mais secos.

Fauna e Flora do Pantanal

Quem não conhece o Pantanal? O local compartilha das belezas mais naturais e ricas de espécies de animais e plantas, veja abaixo:

• Fauna do Pantanal: A fauna do pantanal é constituída por aves, repteis insetos, mamíferos e peixes, visto como um dos biomas mais ricos de todo o mundo. Infelizmente algumas espécies correm risco de extinção como a ariranha, a arara azul, e o jabuti.  E extensão do Pantanal chega a 187.818 km² e está localizada no centro da America do Sul.
  • Flora do Pantanal: O cerrado também possui uma grande quantidade de espécies de plantas, interessante notar, que a maioria da vegetação é constituída de outros biomas brasileiros como o cerrado e a Amazônia, o cerrado possui diversas espécies de plantas aquáticas como camalote-da-meia-noite e vitória régia.

Veja também: Colônias no Reino Animal.

Fauna e Flora do Pampa

O pampa é constituído por uma grande biodiversidade de fauna e flora, a mesma possui uma extensão de 750.000 km² e está localizada no sul da America do Sul compartilhada pelo Brasil, Uruguai e Argentina.

• Fauna do Pampa: A fauna do pampa é bastante extensa e possui espécies raras de animais como aves, mamíferos, artrópodes, anfíbios, contando com 400 espécies de aves e 100 mamíferos, podemos citar o jacu, pica-pau do campo, tatu-mulita, furão, dentre outros.
  • Flora do Pampa: Apesar de possuir poucas árvores em sua extensão, é rica em espécies de gramíneas, dados indicam que o local é constituído por mais de 3000 espécies de plantas, podemos citar o cedro, pau-de-leite, bracatinga, unha-de-gato, grápia.

Fauna e Flora da Mata Atlântica

Fauna e Flora

E como não poderia ser diferente, a mata atlântica possui uma belíssima preservação de animais e plantas, infelizmente muitas delas correm risco de extinção por conta do grande desmatamento, queimadas, trafico de animais e o grande crescimento de áreas urbanas.

• Fauna da Mata Atlântica: A fauna atlântica é muito rica, possui uma diversidade de espécies de animais como aves, mamíferos, repteis, podemos citar os macacos, preguiças, capivara, cachorros-do-mato, cobras, dentro outros.
  • Flora da Mata Atlântica: A grande maioria da flora da mata atlântica é endêmica, e infelizmente correm sérios riscos de extinção, o local possui mais de 800 a 950 espécies de vegetação.