Monossacarídeos

Kit Só Escola Autismo

Monossacarídeos – Os carboidratos são compostos que em geral possuem a formula molecular C(H2O)n, e são conhecidos também como hidratos de carbono, açucares, glicídios e sacarídeos, os carboidratos são substâncias orgânicas formados em sua maioria por átomos de carbono, de hidrogênio e oxigênio, porém existem carboidratos mais complexos, que dispõem de outros átomos importantes em sua composição, não esquecendo de mencionar que as principais funções desses elementos podem se dividir entre energéticas e estruturais.

 Os carboidratos mais simples são chamados de monossacarídeos e em sua composição estrutural possui de 3 a 7 átomos  de carbonos, o mais presente e freqüente  é a hexose que possui como principais componentes a glicose, a frutose e a galactose que são os mais comuns na alimentação.

Vamos conhecer um pouco mais dos monossacarídeos?

CLASSIFICAÇÃO DOS MONOSSACARÍDEOS

Como sabemos os monossacarídeos são os carboidratos mais simples, pois as suas moléculas são bem pequenas e possuem uma menor quantidade de carbono variando entre 3 a 7 átomos , devido  a isso, dependendo da quantidade de carbono nas moléculas , os monossacarídeos são classificados da seguinte maneira:

       NÚMERO DE CARBONO                                       NOME                   FORMULA
                     3         Triose     C3H6O3.
                     4         Tetrose     C4H8O4.
                     5         Pentose    C5H10O5.
                     6         Hexose     C6H12O6.
                     7            Heptose     C7H14O7.

O exemplo mais comum da triose é o D-Gliceraldeído, já na tetrose podemos citar dois componentes o D-Eitrose e D-treose, a pentose podemos citar três essenciais como a D-Ribose, D-Xilose e D-Lixose, a hexose a D-frutose, D-Glicose, D-Galactose e D-manose, e por fim, a heptose que possui como elemento fundamental a Sedoeptulose.

Logo abaixo está à classificação representada por imagem da formula geral de todos os monossacarídeos:

Monossacarídeos

A pentose e a hexose são os monossacarídeos mais importantes e conhecidos dentro da alimentação, a pentose, por exemplo, constitui em sua composição a ribose e a desoxirribose, ambos são dois monossacarídeos com funções especificamente estruturais que formam a estrutura dos ácidos nucleicos como o (DNA e o RNA) que contem as principais informações genéticas de toda população global. Por esse fato, os monossacarídeos são componentes de extrema importância para todos os seres vivos.

Monossacarídeos

Mas você deve estar se perguntando, por qual motivo esses dois ácidos nucleicos fazem parte dos monossacarídeos? O RNA como visto é um acido ribonucleico, pois em sua estrutura possui uma espécie de açúcar que forma a pentose, ou seja, a ribose.

Já o DNA é um acido desoxirribonucleico, pois as suas principais moléculas são constituídas por açúcar que contem cerca de cinco carbonos, como por exemplo, o desoxirribonucleico.

PRINCIPAIS COMPONENTES:

 As hexoses possui como componentes importantes a glicose, a frutose e a galactose, vamos conferir as principais características de cada uma delas?

Glicose

A glicose é um dos carboidratos mais abundantes que possui um papel fundamental no campo biológico, a qual fornece uma grande quantidade de energia para as células do organismo, e mais, a glicose serve de base para a constituição de outros carboidratos com elementos mais complexos, pode ser encontrada no sangue, no mel, e em alguns tecidos vegetais.

 Frutose

A frutose está presente no açúcar das frutas e também possui um importante componente gerador de energia para as células, podemos encontrar a frutose em alguns frutos doces e no esperma masculino.

 Galactose

A galactose é um tipo de carboidrato que compõem a lactose que é o açúcar do leite principal elemento do dissacarídeo, igualmente os outros componentes citados acima, também é um elemento que fornece energia.

Esses monossacarídeos podem se unir por uma ligação chamada de “glicosídica” originando outro tipo de carboidrato, os oligossacarídeos e os polissacarídeos.

Monossacarídeos

Os componentes citados acima produzem energia através da respiração celular, esse processo ocorre, quando a glicose, a galactose e a frutose são quebradas em um processo químico, e nesse sentido, há a liberação de energia para o organismo, como mesmo visto na imagem acima, os 3 monossacarídeos possuem a mesma formula molecular .

GRUPOS FUNCIONAIS

Pelo fato dos monossacarídeos se dividirem em diversos componentes diferentes é conhecido também como um poliálcool, pois a sua estrutura molecular é constituída por outros grupos distintos.

Nesse sentido, é necessário diferenciar os carboidratos dentre das suas devidas cadeias funcionais, essa divisão possibilita reconhecer os monossacarídeos em aldoses e cetoses.

Primeiramente as aldoses estão agrupadas em um grupo aldeído com os seguintes carbonos: (CHO), diferentemente da Cetose que está presente no grupo cetona que faz dupla ligação com o oxigênio: (C=O).

Portanto, as aldoses é um tipo de monossacarídeo, cujo as moléculas presentes em sua composição há a presença de um grupo aldeído, um exemplo clássico de aldose é a famosa glicose.

Já a Cetose também é um monossacarídeo que apresenta um grupo de cetona por molécula, a composição mais conhecida nesse grupo é a frutose.

Veja na imagem abaixo o exemplo aldoses e Cetose

CLASSIFICAÇÕES DOS CARBOIDRATOS

Como mesmo vimos em artigos anteriores sobre os carboidratos, os mesmos são divididos de acordo com a complexidade e o número de carbonos presentes em sua estrutura, os monossacarídeos são os carboidratos mais simples dentre os outros, como os dissacarídeos, Trissacarídeos e os polissacarídeos, confira abaixo as principais características:

  • Monossacarídeos: Os monossacarídeos possuem entre 3 a 7 átomos de carbono, temos como principal elemento a glicose;
  • Dissacarídeos: Os dissacarídeos nada mais é que a junção de dois monossacarídeos, o mais comum encontrado é a lactose que possui a ligação da glicose+galactose;
  • Trissacarídeos: Como o próprio nome já diz é a junção de três monossacarídeos temos como principal elemento constituinte a rafinose, que é a junção da glicose+frutose+galactose;
  • Polissacarídeos: E por fim, os polissacarídeos que são carboidratos formados por diversos monossacarídeos visto como uma extensa cadeia polimérica temos como principais componentes a celulose, a quitina e o amido.

VOCÊ SABIA?

  • Você sabia que diferentemente dos outros carboidratos os monossacarídeos são os únicos que não se hidrolisam, ou seja, são monômero, isso mesmo, as suas diversas estruturas componentes não são rompidas quando entram em contato com a água. Já os outros carboidratos possuem a hidrolise, e a partir desse processo, liberam os monossacarídeos que compõem o núcleo de cada elemento.
  • Os monossacarídeos possuem o gosto bem adocicado e são solúveis na água.
Kit Alfabetização Só Escola
TURBINE O APRENDIZADO DO SEU PEQUENO! Com o KIT SÓ ESCOLA seu filho ou aluno vai reforçar e/ou acelerar o processo de alfabetização. São centenas de atividades educativas lúdicas e atualizadas.