Carboidratos

Kit Só Escola Autismo

Quem nunca ouviu falar de carboidratos? Conhecidos também como glicídios, açucares, sacarídeos e hidrato de carbono, os mesmos são importantes fontes de energia para o corpo tanto para a realização de uma  simples atividade física ou até mesmo um treino mais elaborado, não esquecendo de mencionar que é um grande aliado no bom funcionamento do cérebro.

Existem diversos tipos de carboidratos desde mais simples que são os mais fáceis a serem dissolvidos pelo organismo (perigosos) até o mais complexos que consequentemente demoram mais tempo para serem digeridos no intestino (saudáveis).

Vamos conhecer um pouco sobre o mundo dos carboidratos?

AFINAL, O QUE SÃO CARBOIDRATOS?

Os carboidratos são compostos orgânicos, assim como os lipídios, proteínas, vitaminas e ácidos nucleicos, e possuem em sua formula química o Carbono (C), hidrogênio (H), e por fim, o oxigênio (O), mas em alguns casos, também podem conter o nitrogênio (N) fósforo (F), dentre outros não tao comuns.

Os carboidratos são encontrados em Paes, na massa, na batata, na farinha, nas frutas, no leite, alimentos esses que produzem grande energia ao corpo humano.

CLASSIFICAÇÃO DOS CARBOIDRATOS

Os carboidratos conhecidos também como compostos orgânicos não produzem apenas a função enérgica, mas também possuem estruturas importantes a serem conhecidas, portanto podem ser classificados em: monossacarídeos, oligossacarídeos e por fim, polissacarídeos.

  • Monossacarídeos: Os monossacarídeos são os açucares simples, nas moléculas de açúcar necessariamente só podem possuir entre 3 até 7 átomos de carbono, veja abaixo a formula geral desse carboidrato:
Carboidratos - Monossacarídeos

Nesse sentido, a fórmula e o nome dos monossacarídeos podem variar de acordo com o número de carbonos, Ou seja:

  • N=3 C3H6O3 (Triose)
  • N=4 C4H8O4 (Tetrose)
  • N=5 C5H10O5 (Pentose)
  • N=6 C6H12O6 (Hexose)
  • N=7 C7H14O7 (Heptose)

Outro açucares monossacarídeos mais comuns e de extrema importância são das pentoses como: desoxirribose e a ribose com 5 carbonos , já na hexose podemos mencionar a glicose, frutose e a galactose que  possuem 6 carbonos.

  • Oligossacarídeos: Em contrapartida, os oligossacarídeos são açucares que possuem entre 2 a 10 moléculas de monossacarídeos, quando ocorre a ligação de dois açucares é chamado de (dissacarídeos), essa ligação é conhecida como glicosídica a qual é liberada uma molécula de água (H2O). Veja abaixo os principais nomes de carboidratos de acordo com o número de oligossacarídeos:
  • Dissacarídeos (2 monossacarídeos)
  • Trissacarídeos (3 monossacarídeos )
  • Tetrassacarídeos (4 monossacarídeos)

E assim por diante, dependendo da quantidade do carboidrato.

  • Polissacarídeos: Já esse tipo de açúcar possuI a união de 11 a milhares de monossacarídeos, os principais polissacarídeos são: Glicogênio (união de milhares de glicose) o mesmo é de extrema importância, pois tem a função de reservar a energia em animais e fungos, o amido é considerado outro tipo de polissacarídeos o mesmo também tem a função de reserva de energia em plantas e em algumas algas, e por fim, a celulose também presentes em plantas, mas não há a função de reserva e sim função estrutural, e por fim, a quitina, que também possui função estrutural.

É importante mencionar que para serem utilizados como fonte de energia é necessário que sejam quebrados em monossacarídeos e dissacarídeos.

CARBOIDRATOS SIMPLES X COMPLEXO

Sabemos que o carboidrato é a nossa principal fonte de energia, visto que é considerado um macronutriente juntamente com as proteínas e as gorduras. Os carboidratos são alimentos que são ingeridos na forma de vegetais, grãos e fibras como: Arroz, massa, pão, macarrão, frutas, cenouras, beterraba, abobora, cebola, alimentos esses que produzem fontes essenciais para produzir energia.

Nesse sentido, o carboidrato pode ser dividido em simples e complexo:

                        SIMPLES
Os carboidratos simples são carboidratos de alta absorção e também são conhecidos por carboidratos ruins. Temos como exemplo de carboidratos simples: O açúcar de mesa (doces, tortas, bolo, pudim, bala, chocolate, sorvete e refrigerantes, sucos de caixinha. Esses alimentos contem grande quantidade de açúcar, frutose (frutas), lactose (leite), maltose (cerveja). Esses são exemplos de carboidratos simples que tem uma absorção muito rápida da glicose que está no alimento gerando consequentemente um grande pico de produção de insulina que acaba favorecendo a formação de gordura e outras doenças, como diabetes.
           COMPLEXOS
Os carboidratos complexos têm uma absorção mais lenta e são considerados de baixo índice glicêmico ou também chamados de carboidratos bons. Esses carboidratos podem ser encontrados na farinha integral, arroz integral, massas integrais, amidos, feijões, lentilha, ervilha, cereais, sementes, batata doce, mandioca frutas ricas em fibras, pois a fibra faz com que o açúcar seja absorvido de forma mais gradual e progressiva, nesse sentido, o organismo tem um tempo maior de preparar a produção de insulina e consequentemente ajuda a preservar a saúde interrompendo a formação de gorduras.  

Os carboidratos simples por terem a função de rápida absorção e consequentemente o aumento de energia são indicados para atletas que praticam esportes de longa duração como natação, corrida, ciclismo, basquete, vôlei, dentre outros, esses tipos de alimentos garantem uma maior resistência e fazem com que o corpo resista a determinadas atividades por um tempo maior, mas ATENÇÃO é necessário ter cuidado e cautela na hora do consumo desses carboidratos, pois além de serem carboidratos simples, possuem companhias nada agradáveis como a famosa gordura trans.

Mas nem tudo está perdido, como mesmo mencionado acima, os carboidratos simples possuem a frutose (frutas), ou seja, podem ser incluídas na dieta.

Já os carboidratos simples possui baixo índice glicêmico, esses tipos de carboidratos são os mais famosos no sentido de estarem sempre em diversas dietas indicadas pelos nutricionistas, isso ocorre pelo fato desses alimentos terem a capacidade de produzir uma saciedade mais rápida e uma produção de energia duradoura, diferentemente dos carboidratos simples.  Esses tipos de nutrientes passam por um processo de refinamento menor e consequentemente as substancias presentes são preservadas, assim, são os mais indicados para manter uma alimentação preservada e saudável.

BENEFÍCIOS DOS CARBOIDRATOS

Os carboidratos são de suma importância na vida de milhões de pessoas, os mesmos são primordiais para o bom funcionamento cerebral, sem a glicose, o órgão acaba não tendo o seu funcionamento perfeito, levando a produção dos chamados “corpos cetonicos” esses corpos podem ocasionar: mau hálito, tonturas, insônia, desmaios, perda de massa muscular, tremores.

Além de proporcionar o bom funcionamento do cérebro, também auxilia no combate à compulsão e a fome fora de hora, mas, lembrando que isso ocorre apenas com a ingestão de carboidratos ditos complexos.

E por fim, tem a função mágica de melhorar o humor e principalmente de evitar a irritabilidade, isso ocorre, pois os alimentos possuem produção de serotonina, a serotonina é um hormônio responsável pelo bem-estar.

Os alimentos mais recomendados para a obtenção desses benefícios descritos acima são: maça, aveia, brócolis, amaranto, cavada, mandioca e alguns alimentos integrais, sim, quem não se sente bem comendo uma bela macarronada, alguns tipos de massas, Pães, arroz.

VOCÊ SABIA?

Você sabia que se os carboidratos forem tirados de vez da sua dieta do dia a dia sem a orientação de um profissional especializado pode ocasionar sérios riscos a sua saúde e até mesmo a ganha de peso? Isso mesmo, o grande ponto chave do emagrecimento é a combinação de uma dieta saudável é ingestão de carboidratos em quantidades adequadas, não se esquecendo de escolher as fontes que melhor se encaixam a sua dieta, como frutas, alimentos integrais, legumes, dentre outros importantes.

Carboidratos
Kit Alfabetização Só Escola
TURBINE O APRENDIZADO DO SEU PEQUENO! Com o KIT SÓ ESCOLA seu filho ou aluno vai reforçar e/ou acelerar o processo de alfabetização. São centenas de atividades educativas lúdicas e atualizadas.