Gastroenterologia

Kit Só Escola Autismo

A gastroenterologia ou conhecida também como Gastrenterologia é uma importante especialidade médica que tem como principal função o estudo e o tratamento de algumas doenças que podem vir a surgir no trato digestório.

Os gastroenterologistas são responsáveis por cuidar do sistema digestório que inclui todo os órgãos anexos como (fígado, pâncreas, vias biliares e glândulas salivais) esses componentes refletem principalmente a parte da digestão. O tubo digestório começa pela boca e se estende até o anus, e inclui a parte superior (boca, faringe e esôfago), média (estômago e intestino delgado) e inferior (anus).

Mas antes de adentrar os principais alertas para procurar um especialista na área, é importante mencionar a origem da palavra:  O termo “gastro” deriva do grego e significa “estomago” e “entero” significa “intestino.

A partir desse significado, não poderia caber melhor nome para a especialidade, não é mesmo?

AFINAL, O QUE FAZ O ESPECIALISTA GASTROENTEROLOGISTA?

Antes de tudo é importante verificar se o médico possui habilitação para exercer tal especialidade, visto que, em todas as profissões é necessário certificar-se para não ocorrer futuras complicações, assim, o especialista habilitado é responsável por diagnosticar possíveis doenças que podem surgir no sistema digestivo.

Geralmente o especialista cumpre anteriormente 6 anos de faculdade de medicina, após a isso, é obrigatório que o profissional diante da escolha da especialidade, cumpra uma espécie de residência de acordo com a área escolhida, essa residência pode durar entre 2 anos ou mais, dependendo da complexidade da escolha.

Após a isso, o médico é submetido a uma exame para verificar os reais conhecimentos obtidos nesse período e assim receber a habilitação necessária, essa habilitação é fornecida pela “Associação da Especialidade Médica”.

Atenção, apenas o profissional com esse título pode exercer a especialidade gastroenterologista, podendo atuar em diversas áreas, como médica, clinica, realização de exames (colonoscopia ou endoscopia), e se caso necessitar, tem a permissão também de realizar cirurgias.

O interessante, é que algumas áreas que não são consideradas especialidades no campo médico, podem ser cumpridas por esse profissional devidamente com a formação acadêmica necessária.

Esse caso pode ser muito visto principalmente na endoscopia digestiva hepatologia, nutrição parenteral e enteral, e gastroenterologia pediátrica.

QUANDO PROCURAR?

É importante atentar-se em alguns sintomas e sinais característicos apontando que alguma coisa não está bem no seu sistema digestório, sendo necessário procurar um especialista gastroenterologista:

Veja abaixo os principais sinais:

  • Sintomas frequentes de enjoo;
  • Gazes;
  • Surgimento de inchaços ou distensão abdominal;
  • Prisão de ventre com frequência;
  • Diarreias;
  • Vômitos;
  • Refluxos;
  • E o principal sinal, queimação ou azia no estômago.

Se você perceber alguns desses sintomas decorrentes, procure de forma imediata um especialista, não espere os sintomas piorarem, só a procura irá garantir se está tudo bem com a sua saúde, e principalmente a verificação de um diagnóstico correto e consequentemente o tratamento adequado.

TIPOS DE DOENÇAS:

O aparelho digestivo durante a vida pode apresentar algumas deficiências sérias tratadas pelo gastroenterologista, confira as principais diagnosticadas:

  • Doença do refluxo gastresofágico: Esse tipo de deficiência no sistema digestivo é o mais comum, visto que pode provocar queimações, azias e até mesmo dor, isso ocorre quando há presença de lesões no tecido do esôfago devido à grande quantidade de acidez estomacal no órgão, a qual pode ocorrer o mau funcionamento no esfíncter que liga o esôfago ao estomago.
  • Gastrite: A gastrite em si afeta milhões de pessoas, e muitas não tem o conhecimento, a mesma pode ser conhecida como uma irritação na parede do estômago, isso pode ocorrer principalmente pelo aumento exagerado na produção dos ácidos gástricos, afetando diretamente o órgão e consequentemente o tecido é lecionado. Os principais sintomas são: Dores no estômago, queimação, má digestão e enjoos.
  • Hemorroidas: As hemorroidas inflamadas com certeza é o pesadelo de muitas pessoas, a mesma está localizada na região do reto e do anus, quando a hemorroida é submetida a um esforço elevado devido a evacuação, excesso de peso ou no período gestacional, as veias podem inflamar e até mesmo inchar, os principais sintomas são dores fortes durante a evacuação e as fezes acompanhadas de sangramento.
  • Câncer: Infelizmente o câncer é um dos fatores mais tratados pelos especialistas, o câncer se desenvolve no aparelho digestivo, como fígado, estomago, esôfago e intestino.
  • Intolerância a lactose: Muitas pessoas tem intolerância a lactose, ou seja, o organismo não produz a enzima lactase responsável por quebrar o açúcar contido no leite e seus derivados, por esse fato, o açúcar chega de forma intacta no intestino, as bactérias da microbiota fomentam a substancia e posteriormente é transformada em ácido lático, esse ácido pode ocasionar alguns incômodos como cólicas abdominais, diarreia, gases, inchaço.
  • Pedra na Vesícula: A pedra na vesícula com certeza surge nos momentos mais inesperados, isso ocorre quando há a cristalização dos sais biliares, temos como exemplo, o colesterol, a formação da pedra pode ocasionar muita dor abdominal seguida de vômitos logo após as refeições, em crises mais graves, as pedras podem ser responsáveis pelo rompimento do órgão.

Há outras doenças importantes a serem tratadas como a ulcera gástrica, hepatite, cirrose, pancreatite e síndrome do intestino irritável.

Veja também: Tétano.

ONDE ENCONTRAR?

O especialista pode ser encontrado pelo SUS (Sistema Único de Saúde) a partir de um encaminhamento do clinico geral, ou seja, é necessário primeiramente passar pelo clinico de um posto de saúde, para depois conseguir o agendamento com o gastroenterologista.

Lembrando que, há muitos profissionais da área que também atendem de modo particular ou através de um plano de saúde.

Verifique os principais pontos de atendimento da sua cidade, e se necessitar, agende uma consulta médica para um melhor orientação.

GASTROENTEROLOGIA X PROCTOLOGISTA

Primeiramente é importante ressaltar que são duas especialidades diferentes, mas que são ainda confundidas por milhares de pessoas, visto que as duas tratam da questão do trato intestinal.

A semelhança é que ambas estudam as principais doenças do intestinos, mas a gastroenterologista possui um ponto de vista mais clinico, diferentemente da proctologia que possui um ponto de vista mais cirúrgico.

Nesse sentido, todas as doenças do intestino grosso cirúrgico são da especialidade da proctologia. Já a gastroenterologia trata de outras doenças relacionadas ao intestino como estômago, intestino delgado, e outros órgãos que estão próximos e participam do trato digestivo.

Kit Alfabetização Só Escola
TURBINE O APRENDIZADO DO SEU PEQUENO! Com o KIT SÓ ESCOLA seu filho ou aluno vai reforçar e/ou acelerar o processo de alfabetização. São centenas de atividades educativas lúdicas e atualizadas.