Assoreamento dos Rios

Kit Só Escola Autismo

O assoreamento dos rios ou também conhecido como degradação do solo, é visto como um fenômeno que pode ocorrer tanto em rios, lagos, córregos e riachos. Esse processo ocorre devido ao acumulo de terra ou lixos no fundo de um rio devido ao curso de água que não possui matas ciliares, essas matas ciliares são as formações vegetais que estão presentes nas margens do leito da água podendo ser tanto árvores, arbustos e gramas.

Nesse sentido, sem a proteção devida dessas matas, a chuva e o vento acabam levando uma grande quantidade de terra para dentro do rio, esse fenômeno pode aumentar gradativamente o aumento de enchentes, a temperatura da água e reduz a capacidade de navegação.

Um rio assoreado pode perder grande parte da sua biodiversidade e em alguns casos mais graves até desaparecer.

Portanto, o assoreamento é causado principalmente pelo grande desmatamento e o deposito de lixos e resíduos.

O QUE É ASSOREAMENTO?

O assoreamento dos rios é uma assunto sério e de suma importância, como mesmo vimos, o assoreamento é o deposito de sedimentos que podem ser tanto areais, terras, solos e das próprias rochas que acabam sendo levadas para dentro da água do rio.

Esse processo é algo natural, mas infelizmente, o ser humano como sempre, agrava a situação, principalmente quando o mesmo retira a vegetação nativa em volta do rio, conhecida como mata ciliar para utilizar em outros meios, como o pasto.

Assim, se não houver uma rede de proteção da mata ciliar que se forma de maneira natural ao longo do tempo, todo sedimento como solo, lixo, esgoto e entulho vão se acumulando nos rios através da chuva e ventos, e sem a vegetação das bordas, o rio acaba erodindo.

PRINCIPAIS CONSEQUÊNCIAS

Quando o rio vai ficando assoreado acaba formando bancos de areias, essa formação tem o poder de desfazer o percurso e até mesmo dividir o rio, essa divisão acaba diminuindo o volume de água, ou seja, com o passar do tempo aumenta as chances do rio vir a secar

Outro ponto negativo, é a turbidez da água, ou seja, quanto mais areia, mais turva a água vai ficando, desequilibrando toda vida que possa estar vivendo nas margens da água, sejam elas plantas ou animais, além de dificultar a reprodução de várias espécies.

E atenção, devemos lembrar que grande parte dos rios fornecem água para o consumo, e se houver o ressecamento dos mesmos, não haverá mais água e consequentemente não haverá mais vida.

COMO ACONTECE O ASSOREAMENTO?

COMO ACONTECE O ASSOREAMENTO?

Como mesmo vimos, o assoreamento pode ocorrer tanto em rios, lagos e riachos, esse processo ocorre quando o corpo d’agua não está protegido por uma vegetação, nessa situação ocorre o fenômeno chamado de “Lixiviação”, é quando ocorre a chuva e o impacto da água sobre o solo acaba desagregando as partes superiores desse solo que naturalmente já são desagregadas, e nesse processo acabam varrendo essas porções para dentro dos rios.

Essas etapas demonstradas acima, gera o chamado “assoreamento” a qual deixa o corpo da água mais largo, raso e quente, devido a isso, o fluxo de água vai diminuindo, dando tempo do sol aquecer a margem e consequentemente elevando a temperatura.

Infelizmente todos esses componentes impactam diretamente a diminuição da biodiversidade.

COMO EVITAR?

Para evita-lo é necessário recorrer o processo de reflorestamento das margens para evitar assim o grande acumulo de terra por partes dos rios:

  •  Realizar plantios em volta dos rios, cada vez menos desmatar as árvores ciliares, manter a vegetação que está ao redor dos rios e que cobrem o solo e evitam o impacto direto das chuvas sob a superfície.
  • Conscientização da população, das industrias e principalmente de como descartar corretamente o lixo de cosméticos e indústrias.
  • Rios já afetados pelo assoreamento pode também haver o processo chamado de desassoreamento, através da retirada de acúmulos de sedimentos do rio, com a drenagem, havendo assim a estabilização das margens.
COMO ACONTECE O ASSOREAMENTO?

VOCÊ SABIA?

  • Você sabia que a mata ciliar recebe esse nome em comparação aos cílios que temos nos olhos? Exatamente, como sabemos os cílios são uma espécie de barreira protetora contra possíveis componentes desagradáveis que podem entrar nos olhos, igualmente a mata ciliar, que serve como proteção aos rios e lagoas impedindo a entrada de sedimentos nos rios, conservando assim toda biodiversidade.
  • Infelizmente com o grande desmatamento e devido as atividades agrícolas e pecuárias, os rios são afetados diretamente, pois a vegetação removida constitui na erosão das áreas afetadas.
  • O rio São Francisco, conhecido também como “Velho chico”, nos últimos anos virou pauta entre os ambientalistas devido ao grande processo de assoreamento que vem ocorrendo em suas margens, afetando principalmente a reprodução dos animais, navegações importantes para transportes médicos, ou até mesmo de pessoas que precisam se locomover. Alguns estudos realizados pelo Comitê da Bacia Hidrográfica apontam que o rio Francisco já possui no volume total de água cerca de 35%, ou seja, está muito baixo, infelizmente o rio é o que mais perdeu em volume de água nos últimos anos.
  • As matas ciliares podem ser conhecidas como ribeirinha ou riparia.
Kit Alfabetização Só Escola
TURBINE O APRENDIZADO DO SEU PEQUENO! Com o KIT SÓ ESCOLA seu filho ou aluno vai reforçar e/ou acelerar o processo de alfabetização. São centenas de atividades educativas lúdicas e atualizadas.