Aedes Aegypti

Kit Só Escola Autismo

O Aedes Aegypti com certeza é o mosquito mais famoso de todos os tempos, claro de uma maneira muito ruim, pois transmite doenças sérias como dengue, febre amarela, chikungunya e a zika que infelizmente em alguns casos podem levar a morte.

Nesse sentido, é de suma importância identifica-lo e principalmente diferencia-lo de outros mosquitos, o mesmo possui pequeno porte, é preto com listras brancas no tronco, na cabeça e nas pernas, as asas são translucidas e o ruído que emanam praticamente não dá pra escutar, ou seja, é inaudível aos seres humanos.

Diante das principais doenças e as características desse mosquito, deu pra perceber que o mesmo não está de brincadeira, visto que é um grande problema a saúde pública a ser combatido, e claro, de toda uma sociedade.

Infelizmente muitas pessoas não dão a devida atenção ao problema, e até subestimam o mosquito, mas atenção, as doenças que o mosquito pode transmitir são graves e necessitam de uma atenção muito maior a esse vetor.

PRINCIPAIS CARACTERISTICAS

Como mesmo dito essa espécie de mosquito possui características únicas e são facilmente identificados devido as listras brancas espalhadas pelo corpo, essas listras não são encontradas em nenhum outro mosquito, fato esse que ajuda e muito em sua identificação.

O mosquito não nasce com o vírus da dengue ou com outras doenças relacionadas, ele passa a ser transmissor quando pica uma pessoa que está infectada, somente as fêmeas transmitem as doenças, pois o sangue altamente nutritivo para alimentar os ovos, os machos se alimentam das ceivas de plantas.

Essa espécie de vetor pode viver em média 30 dias, um fator curioso e até mesmo espantoso, é que a fêmea coloca em média 150 a 200 ovos, ou seja, se a fêmea estiver infectada os ovos também estarão infectados, os novos mosquitos também irão transmitir o vírus e assim sucessivamente, tornando-se um ciclo eterno.

Os ovos são postos milímetros acima da superfície da agua, ou seja, por isso que é de extrema necessidade não deixar o acumulo de agua em qualquer local de fácil acesso a esse mosquito. O tempo para chocar os ovos dura cerca de 30 minutos, preferem agua limpa sem produtos químicos como detergente, sabão em pó, dentre outros, há casos em que os ovos podem ficar no local até 400 dias sem a presença de agua.

A picada do mosquito é indolor, pois a saliva possui uma substancia anestésica, costumam picar durante o dia, ou seja, possuem hábitos crepusculares, do amanhecer e o anoitecer.

O voou é baixo, geralmente costumam picar nas pernas e nos pés, mas podem picar em qualquer parte do corpo.

O mosquito é encontrado tanto em áreas urbanas e rurais, e picam várias pessoas de uma vez só, diferentemente de outros mosquitos.

Veja também: Plantas Carnívoras

CICLO DE VIDA

Abaixo veja o ciclo de vida do mosquito Aedes Aegypti:

  • 1º dia:  No primeiro dia do ciclo os ovos são chocados em aguas paradas;
  • 2ª dia: Já no segundo dia começa a surgir as primeiras larvas;
  • 3º, 4ª e 5ª dia: Agua parada com as larvas;
  • 6º dia: Agua parada e com pupas;
  • 7º ao 10ª dia: Transformação das pupas em mosquitos.

É de suma necessidade quebrar esse ciclo através da conscientização de toda a comunidade.

DOENÇAS TRANSMITIDAS

Todas as doenças transmitidas pelo mosquito são virais, a febre amarela apresenta como principal sintoma a febre e deixa a pessoa com aspecto amarelado, é uma doença transmitida pelo mosquito da dengue (Aedes aegypti), mas por outro mosquito chamado de haemagogus, os sintomas são dores de cabeça forte, dores pelo corpo, febre alta e alguns casos pode degenerar o fígado, fazendo com que o órgão libere uma substância amarelada que faz com que a pessoa também  fique amarelada, em casos mais graves pode levar a morte, importante lembrar que a febre amarela tem a vacina de prevenção.

A dengue infelizmente é muito recorrente no brasil, e o número de casos em cada ano é assustador, a mesma pode ocasionar alguns sintomas, como dores musculares, febre alta, dor de cabeça e atrás dos olhos, e em alguns casos o paciente pode desenvolver algumas manchas vermelhas. A dengue possui duas formas, a clássica e a hemorrágica, visto que a hemorrágica é a forma mais grave da doença e pode levar a morte, os sinais são sangramentos na gengiva, nariz, e dores abdominais fortes, pois atinge os vasos sanguíneos.

Como a chikungunya e a zika fazem parte do mesmo vírus, os sintomas são bem parecidos, mas a zika pode levar a consequências bem graves, como a microcefalia em recém nascidos e a síndrome de guillain barré

COMO COMBATER?

Como vimos o mosquito Aedes Aegypti é extremamente perigoso e está sempre pronto para atacar, e infelizmente pode estar bem perto, seja no seu bairro, na própria rua, no quintal, ou até mesmo dentro da sua casa.

Mas felizmente há diversos meios para combate-lo:

  • Coloque areia nos pratos dos vasos de plantas;
  • Lave sempre com agua e sabão, evitando deixar o acumulo de agua;
  • Tambores e recipientes de agua também devem ser lavados toda semana e fechados com tampas adequadas;
  • Guarde as garrafas e baldes sempre viradas com a boca para baixo;
  • Feche sempre as latas de lixo e descarte os vasilhames em sacos fechados;
  • Guarde pneus em locais cobertos;
  • Limpe sempre as calhas do telhado para não acumular agua;
  • Limpar e vedar bem a caixa d’agua

Segundo alguns dados, oito a cada dez mosquitos nascem em residências, e como mesmo foi mencionado, esses mosquitos transmitem doenças graves, combate-lo é dever de todos. Proteja-se e faça sempre a sua parte!!!

VOCÊ SABIA?

  • De origem africana, como o próprio nome induz, “aegypti” que quer dizer “egípcio”, a partir disso, imagine-se que a primeira chegada do mosquito nas américas, inclusive no brasil, foi feita através do tráfico de escravos, entre o continente africano e a américa.
  • Outro fato interessante é que o Aedes aegypti chegou a ser erradicado no brasil na década de 50.
  • O primeiro relato de chikungunya no brasil foi no ano de 2014 na região norte do pais, é uma doença que se confunde muito com os sintomas da própria dengue, infelizmente a doença pode apresentar fatores de riscos graves em idosos, pessoas com doenças crônicas e autoimunes.

Recomendamos também: Abelhas

Kit Alfabetização Só Escola
TURBINE O APRENDIZADO DO SEU PEQUENO! Com o KIT SÓ ESCOLA seu filho ou aluno vai reforçar e/ou acelerar o processo de alfabetização. São centenas de atividades educativas lúdicas e atualizadas.