Plantas Carnívoras

Kit Só Escola Autismo

Você com certeza já ouviu falar das plantas carnívoras também conhecidas como plantas insectívoras, essas espécies são famosas principalmente pela sua aparência nada comum e também pela capacidade de atrair a sua presa com muita facilidade, mas podem ficar tranquilos, ainda não há relatos que essas plantas possuem hábitos alimentares exóticos, como a carne humana.

Muitos filmes retratam essa espécie como “monstruosas” comedoras de pessoas, mas como mesmo dito acima, as mesmas apenas se alimentam de animais pequenos como aves, sapos, insetos, besouros, moscas, formigas, dentre outros, e o mais interessante, é que cada uma possui uma estratégia diferente de ataque, lembrando que, plantas carnívoras com maior estatura, tem a capacidade de atrair em sua emboscada pequenos repteis e anfíbios.

Dentre essas informações, vamos conhecer um pouco mais de cada uma delas?

PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS

As plantas carnívoras chamam a atenção por onde são encontradas, isso se dá principalmente pela sua aparência bem exótica e até mesmo assustadora, fato esse que desperta e muito o interesse de muitas pessoas.

Esse tipo de espécie de plantas são de extrema importância para todo o equilíbrio do ecossistema, estima-se que haja mais de 600 espécies desses vegetais por todo o mundo.

As plantas carnívoras possuem uma espécie de enzima digestiva que as diferem de outras plantas no meio alimentar, pois como mesmo sabemos, plantas comuns não tem o poder de comer outros insetos ou animais, e todo processo de alimentação para conseguir nutrientes necessários acontece apenas pelo processo de fotossíntese.

Esses vegetais geralmente costumam ser encontrados em locais de solos com pouca vegetação e com bastante umidade, temos como exemplo, os brejos.

Diferentemente do cenário de filmes, essas espécies de planta costumam ser pequenas, chegando a 15 cm de altura.

São consideradas seres autótrofos (obtêm nutrientes e energia através da fotossíntese) e heterótrofos (consomem outros seres vivos), pois adaptaram o próprio organismo a se alimentar de pequenos insetos e complementar a fonte de nutriente necessária além da fotossíntese, isso ocorre, pois geralmente o habitat natural a qual elas vivem não há muito nutrientes disponíveis.

TIPOS E PLANTAS CARNÍVORAS

Como mesmo vimos podem existir cerca de 600 espécies de plantas carnívoras espalhadas por todo o mundo, e todas elas utilizam três meios de ataques para capturar as suas presas, conheça abaixo cada uma delas:

  • Armadilha Jaula: Essa armadilha com certeza é a mais conhecida e utilizada por elas, o formato possui duas partes com a presença de algumas cerdas nas bordas que se fecham imediatamente quando a planta carnívora percebe a presença da presa.
  • Tipo sucção: Esse tipo de captura acontece principalmente pelas plantas carnívoras conhecidas como “planta jarra”, esse nome foi dado devido ao formato bem peculiar da mesma, a armadilha acontece quando a planta sente a presença da presa bem próxima, e a partir desse momento, em um período bem rápido, o animal é sugado.
  • Armadilha Colantes: Como o próprio nome já diz, são plantas carnívoras que possuem substancias colantes nas folhas que tem o poder de colar o inseto e o mesmo vira um alvo fácil para a alimentação do dia, além disso, esses tipos de plantas são constituídas por cores fortes e vibrantes que ajudam e muito a atrair as suas presas.

ESPÉCIES DE PLANTAS CARNÍVORAS:

As plantas carnívoras podem ser encontradas nos quatros cantos do mundo, principalmente em áreas tropicas com grande umidade, vamos conhecer algumas delas?

HELIAMPHORA: A planta carnívora Heliamphora é bem difícil de ser encontrada, vista até como rara, de acordo com alguns pesquisadores essa espécie foi descoberta recentemente, e estão em maior concentração nos países como Guiana e Venezuela, algumas também podem ser encontras na fronteira com o território Brasileiro. O seu ataque ocorre principalmente pelo fato de possuir cores vibrantes e chamativas que atraem facilmente as suas presas:

Droseras capensis :Não tem como falar de plantas carnívoras sem mencionar as dróseras capensis ou também conhecidas como droseras cabo, as mesmas são muito vistas no sul da África, e as suas características são bastante exóticas, principalmente pelo seu tamanho e formato, os tentáculos são bem finos e contém um liquido bastante pegajoso que ajuda e muito na captura de sua presa, visto que é bem difícil de escapar do seu ataque pegajoso:

DIONAEA MUSCIPULA: Conhecida também como apanha mosca é vista como uma das plantas carnívoras mais fantástica já conhecida, o seu formato é bem pequeno chegando a medir apenas 15 cm de altura, mas isso não atrapalha e nada o seu ataque, visto que é bastante ágil contra a sua presa, podendo atacar em menos de 0,3 segundos, isso mesmo, é muito rápido. O seu paladar é bastante variado podendo consumir até sapos, aranhas e lagartixas, é umas das plantas mais adaptáveis aos variados tipos de ambientes.

NEPENTHES NURSERY: A aparência dessa planta carnívora é bastante incomum, possui o formato de um jarro, impressionante não é? Pode medir até 35 cm de altura, e é muito vista em áreas tropicas como o continente asiático, são encontradas entre as arvores, visto que facilita e muito na hora do ataque as suas presas:

DARLINGTONIA: A Darlingtonia também conhecida por planta cobra é uma espécie que já esteve presente em tempos bem remotos, isso mesmo, estima-se que a sua descoberta ocorreu no ano de 1841, na Califórnia, muito tempo não é? Essa espécie de planta possui em sua estrutura bastante liquido que atrai as suas presa e as afoga, as mesmas passam por uma espécie de túnel e são jogadas em uma substância aquosa com inúmeras bactérias.

Veja mais: O que são Mananciais?

FILMES

Como mesmo dito muitos filmes já retrataram as plantas carnívoras como seres monstruosos, e a título de curiosidade, abaixo estão elencados alguns filmes que retrataram esse tipo de cenário:

  • A loja dos Horrores (1960);
  • O monstro do Pântano;
  • A pequena Loja dos Horrores (1987);
  • Ruínas (2008);
  • Carnívora (2016).

 VOCÊ SABIA?

  • As folhas das plantas carnívoras são delicadas e necessitam de um certo cuidado ao toca-las, devido a isso, a imagem que essas espécies são perigosas é tirada da imaginação popular, visto que muitas possuem uma estatura bem pequena, sendo poucas que passam de 15 cm de altura.
  • O território Brasileiro é visto como o segundo pais com maior quantidade de plantas carnívoras, a Austrália está no topo.
  • Essas plantas podem ser encontradas em todos os lugares do mundo, menos na Antártida.
  • Você sabia que essas plantas já conviveram com os dinossauros? Isso mesmo, vestígios foram encontrados e apontaram que essas espécies já existiam há cerca de 65 milhões de anos.

Portanto, é muito interessante conhecer essas informações e principalmente repassa-las paras as crianças, criando atividades lúdicas e criativas acima de todas as informações vistas ao longo desse artigo, e por qual motivo não cultiva-las ai na sua casa? Sem sombras dúvidas ela vão colaborar e muito com a eliminação de insetos indesejados.

Veja alguns vídeos abaixo sobre as plantas carnívoras:

Ataques impressionas de plantas carnívoras:

10 plantas carnívoras que existem de verdade:

Plantas carnívoras incríveis:

Kit Alfabetização Só Escola
TURBINE O APRENDIZADO DO SEU PEQUENO! Com o KIT SÓ ESCOLA seu filho ou aluno vai reforçar e/ou acelerar o processo de alfabetização. São centenas de atividades educativas lúdicas e atualizadas.