Ptolomeu

Kit Só Escola Autismo

Claudio Ptolomeu, mais conhecido como Ptolomeu, foi um cientista muito renomado, nascido na Grécia, o mesmo é conhecido pelos seus diversos trabalhos em campos de muita importância, como astrologia, matemática, astronomia, cartografia, geografia, ótica e por fim teoria musical, ufa, muita coisa não é?

Vamos conhecer um pouquinho mais desse fantástico cientista?

Quem foi Ptolomeu

Claudio Ptolomeu

Ptolomeu passou todo seu tempo de vida no segundo século da chamada era cristã na cidade de Alexandria no Egito, infelizmente não há registros que comprovam com precisão seu ano de nascimento, e consequentemente não há uma data exata do ano da sua morte, e muito menos seu tempo de vivência na terra, mas como tudo é possível, alguns estudiosos apontam que o cientista poderia ter nascido por volta do ano 90 d.C e vindo a falecer no ano de 168 d.C, ou seja, Ptolomeu viveu até os 78 anos de idade.

Obras e trabalhos de Ptolomeu

O cientista ganhou grande notoriedade devido há algumas obras e trabalhos realizados durante a sua vida, “O almagesto”, conhecido também como “ A grande síntese”,  é composta por inacreditáveis 13 livros, nessa riqueza literária foram abordados temáticas como astronomia esférica, teoria solar, lunar e  planetária.

A obra mais extensa de Ptolomeu foi a chamada “Geografia”, nessa obra o cientista narra conhecimentos geográficos grego romanos, a mesma teve oito volumes de grande importância. Nesse trabalho Ptolomeu foi o primeiro a demonstrar as projeções de mapas reais, através de curvas e superfícies, no livro consta também informações importantes sobre os habitantes e os países, lembrando que o mapa representava o mundo conhecido pelos romanos na metade do século II.

Como mencionado, Ptolomeu conheceu e estudou diversos campos das ciências exatas, e foi até mesmo considerado um grande matemático, em alguns dos seus trabalhos citou sobre as categorias das dimensões, a partir disso concluiu que só poderia existir um espaço tridimensional, nesse trabalho o cientista coloca detalhes sobre projeção ortogonal dos pontos da esfera celeste sobre três pontos. Com essa concepção Ptolomeu demonstra uma nova imagem do postulado das paralelas de Euclides.

5º Postulado de Euclides: “Se uma linha reta, encontrando-se com outras duas retas, fizerem os ângulos internos da mesma parte menores que dois retos, estas duas retas, produzidas ao infinito concorrerão para a mesma parte dos ditos ângulos internos.” (Euclides).

E não podemos deixar de falar sobre os seus estudos astrológicos, esses estudos foram retratados na obra “Tetrabiblos” separadas em quatro volumes, Ptolomeu abordava assuntos como superstições, religião sideral, astrologia, entre outros.

Principais teorias de Ptolomeu

A teoria mais importante do cientista foi à teoria Geocêntrica, nessa teoria a terra é representada como centro do universo, e o sol, a lua e os outros planetas estariam em órbita, ou seja, girando ao redor da terra na seguinte ordem: Vênus, Sol, Marte, Júpiter e por fim Saturno, a seguinte teoria permaneceu por vários anos e ficou conhecida como principal e verdadeira de todas as teorias já estudadas. O pensamento só caiu por terra após 14 séculos, devido ao estudo de Nicolau com a sua teoria de Heliocentrismo, na teoria de Nicolau ele mudou completamente o conceito de Ptolomeu, no estudo consta que a terra movia-se ao redor do sol como os demais planetas do sistema solar, outros estudiosos elaboraram ainda mais sobre essa concepção, como Copérnico e Galileu.

Outro princípio bastante conhecido foi a das notas músicas, o mesmo dizia que as notas podiam ser entendidas e traduzidas em equações matemáticas e ficou conhecida como a teoria do som, das batidas.

Marco na ciência

Ptolomeu não foi apenas um importante cientista, ele teve e ainda continua tendo um grande papel nos dias atuais, esse fato veio através da sua obra “Guia Geográfico”, é nesse retrato que o cientista consta que a terra não era plana e sim redonda, essa descoberta veio através de informações de viajantes romanos, e a partir disso criou um mapa com meridianos e paralelos.

É claro que Ptolomeu teve seus erros durante a vida, o mesmo afirmou que a Índia era apenas uma ilha, ou até mesmo mencionava que o Oceano Índico era um mar fechado ao sul e oeste por outras terras, mas não podemos negar que foi e continua sendo um grande marco da história.

Citações de Ptolomeu

“Como a fortuna material está associada às propriedades do corpo, a honra pertence às da alma.”
_

“Sei que sou mortal por natureza e efêmero, mas quando rastreio com prazer os enrolamentos dos corpos celestes, não toco mais na terra com os pés. Eu estou na presença do próprio Zeus e tomo minha ambrosia.”

_

“Existem três classes de amizade e inimizade, uma vez que os homens estão tão dispostos um ao outro por preferência ou por necessidade ou por prazer e dor”.

_

Resumo sobre Ptolomeu em PDF

Sempre pensando em facilitar para vocês, resolvemos disponibilizar o texto publicado “Claudio Ptolomeu” para download gratuito em PDF.

Para ter acesso ao material confira o link a seguir:

Conteúdo original, não se esqueça de referenciar: Disponível em: <https://resumos.soescola.com/filosofia/ptolomeu/‎>

Kit Alfabetização Só Escola
TURBINE O APRENDIZADO DO SEU PEQUENO! Com o KIT SÓ ESCOLA seu filho ou aluno vai reforçar e/ou acelerar o processo de alfabetização. São centenas de atividades educativas lúdicas e atualizadas.