Definição de Moral

Definição de Moral: A palavra Moral vem do latim Moralis”, que significa caráter, maneira, comportamento próprio, para, além disso, a mesma pode ser entendida como um conjunto de valores, princípios, crenças e costumes que seguimos no cotidiano.

Definição de Moral

O que é moral?

A moral perpassa a vida de todo ser humano que vive em sociedade, é considerável mencionar que a mesma está inserida em três pontos importantes, esses pontos são essenciais para entender a moral de uma maneira mais ampla e completa. O primeiro princípio chamamos de Ser Humano Integral, ou seja, é um conjunto de dimensões da vida de um indivíduo diante de um grupo,  esse mesmo grupo juntamente com a moral  sofre influências do  meio e de todas as dimensões presentes. Já a segunda é o Ser Humano Gregário, que é aquela pessoa que depende da outra, seja emocionalmente ou cognitivamente, e por fim, somos Símbolos, sempre precisamos construir um sentido para vida.

Diante desses pontos a moral pode ser compreendida como um conjunto de fatores da vida do cotidiano, a crença, costumes, hábitos, normas, e por fim, comportamentos presentes dentro de uma sociedade. A moral delimita o certo e o errado, coloca em questão aquilo que é considerado aprovado e o que é reprovado, não aceito para a vida em sociedade.

E como essa moral é repassada? Através da socialização entre as pessoas, de geração em geração. Não esquecendo que a ética é um conjunto de regras a ser seguida pela moral, mas muitos pensadores contemporâneos refutam essa ideia e salientam que ambas são sinônimos.

Concluindo, a moral é a soma de valores estabelecidos na sociedade e no individuo, é um conjunto de princípios que é seguido, ou até mesmo estabelecido.

O que é uma pessoa moral, imoral e amoral?

Muito se fala nesses termos, mas poucos sabem a real diferença entre si, vou expor brevemente os seus significados:

  • Moral: Uma pessoa moral é aquela que segue de forma correta todas as regras estabelecidas em seu meio, ou seja, no seu grupo.
  • Imoral: Já um indivíduo imoral não concorda com as regras estabelecidas e passa a viver de acordo com aquilo que acredita ser o “certo” seguindo sua própria ética, contestando  princípios estabelecidos.
  • Amoralidade: É a pessoa que desconhece as regras estabelecidas na sociedade, ou seja, não tem ou conhecimento suficiente para segui-la, não há opinião formada sobre elas, não confronta e muito menos questiona.

Filosofia moral (ética)

Há alguns filósofos contemporâneos que mencionam que a moral e a ética são sinônimos, ou seja, não apresentam grandes diferenças entre si, enquanto alguns partem do princípio que sim, há diferenças, mas para, além disso, a filosofia moral ou a ética, como preferir, dão o direcionamento para um caminho da luz, nesse caminho estão às escolhas daquilo que é certo ou não, do ponto de vista ético da situação.

É importante ressaltar que alguns pensadores trazem que a moral não parte da proibição, mas sim da liberdade de escolha de fazer o bem e até mesmo praticar ações que não são boas alternativas para si e muito menos para a sociedade, esse contexto é chamado de reflexão moral, quando temos a responsabilidade de fazer escolhas e a partir delas crescer como ser humano, mas é importante sempre ter em mente o princípio do bem e da verdade.

A filosofia moral expressa tudo aquilo que o ser humano pode passar de bom, de belo, ou seja, a responsabilidade de trazer esperança através de ações individuais para a sociedade a qual está inserido, chegando ao bem comum.

O bem comum dentro da filosofia moral é extremamente importante de ser pensado, a busca do bem comum representa a felicidade de todos da sociedade, pois se o grupo está bem, é alimentado o bem estar do individuo.

A reflexão moral ou a ética, contribui e muito para uma sociedade harmônica, pois há buscas pela superação pessoal, respeito ao próximo, busca pela felicidade, entre outros pontos positivos.

A moral dentro da filosofia é representada por diversos aspectos de acordo com os filósofos, como Kant que menciona a lei moral, e diz que é aquela em que um determinado individuo diante de uma situação possa escolher considerando as regras, ou seja, perante a sua ética, o que irá funcionar para os demais. Já para Sócrates moral é a racionalidade, costume, tradição, lei positiva, entre outros pensamentos.

Veja também:

Outros conceitos de Moral

A moral está presente em outras denominações do cotidiano, tais como, o Dano Moral, Assédio Moral e Moral da História. O Dano Moral é entendido como um dano que fere a dignidade do indivíduo diante da sociedade, esse dano pode afetar a vida social da pessoa, fazendo com que a mesma se sinta desonrada, menosprezada e humilhada. Outra denominação bastante conhecida é o Assédio Moral, que pode ser facilmente confundido com Danos Morais, a diferença é que o assédio moral acontece geralmente em âmbito de trabalho, quando o trabalhador é exposto a humilhação, xingamentos, críticas negativas, fatos esses que ocorrem em um certo período de tempo, já os Danos Morais é quando pratica-se uma violação contra uma pessoa que poderá denegrir sua imagem, liberdade, sua honra, etc. Por fim, Moral da História, em muitos livros, contos, fábulas  infantis, a moral é a lição deixada diante de toda história lida , o que deixa de aprendizado para ser seguido durante algumas situações da vida.

_____

Resumo “Definição de Moral” em PDF

Sempre pensando em facilitar para vocês, resolvemos disponibilizar o texto publicado “Definição de Moral” para download gratuito em PDF.

Para ter acesso ao material confira o link a seguir:

Conteúdo original, não se esqueça de referenciar: Disponível em: <https://resumos.soescola.com/filosofia/definicao-de-moral/‎>

Kit Alfabetização Só Escola
TURBINE O APRENDIZADO DO SEU PEQUENO! Com o KIT SÓ ESCOLA seu filho ou aluno vai reforçar e/ou acelerar o processo de alfabetização. São centenas de atividades educativas lúdicas e atualizadas.