O que é Tabu?

O que é Tabu? O tabu é uma termologia que está presente em diversas áreas do conhecimento, como filosofia, antropologia, e por fim, sociologia, todas discutem o conceito.  A palavra é muito conhecida e usada nos dias atuais, e está diretamente relacionada com algo proibido, censura, e até mesmo impureza de determinadas atividades sociais, que para alguns, pode representar perigo.

A palavra tabu surgiu na polinésia (tapu), significa sagrado, perigoso, e até mesmo pouco limpo. O termo surgiu através dos viajantes europeus do século XVIII e expandiu pelo ocidente.

O Tabu está presente em várias atividades sociais morais, religiosas e culturais, podendo ter dois significados diferentes de acordo com a situação:

  • Quando algo é sagrado é proibido qualquer contato, ou seja, um tabu.
  • Pode ser entendido também como algo impuro, perigoso, imundo, não pode ser falado.

A sua origem advêm de certas convecções sociais, princípios esses que estão intrinsecamente ligados com os bons costumes e a ordem, evitando assuntos polêmicos, proibidos e consequentemente discriminados pela sociedade:

  • Orientação Sexual
  • Escolha religiosa
  • Estilo de Vida
  • Costumes
  • Orientação alimentar
  • Incesto
  • Drogas
  • Morte
  • Drogas
  • Bissexualidade
  • Transexualidade
  • Tatuagens e Piercings
  • Prostituição
  • Modificações corporais
  • Zoofilia
  • Tabus Lingüísticos

E através do tabu algumas palavras foram vedadas do vocabulário, como diabo, fato esse que vai de encontro à religião, sexo, considerado um ato pecaminoso, e até mesmo no âmbito alimentar, como comer determinados tipos de carne de origem animal, fatos esse presentes em culturas mais rígidas.

A figura de linguagem Eufemismo, é um figura que emprega termos mais “agradáveis” para suavizar determinas expressões, é muito utilizada em assuntos considerados “ tabus”, e até mesmo evitar uma conotação mais agressiva.

O que é Tabu?

Algumas linhas religiosas e até mesmo pensamentos conservadores, caracterizam a quebra de tabu como um ato de castigo divino, vergonha, pecado, acarretando constrangimento, culpa, e até mesmo um estado depressivo no individuo.

Para alguns religiosos, a quebra de algum tabu pode ser revertido através de um estado de purificação da alma em rituais específicos, comum em quase todas as crenças, para eles, há sempre uma segunda chance.

O que é Tabu

OS TABUS PODEM MUDAR COM O TEMPO?                   

Os tabus criados pela sociedade ao longo do tempo são repassados de geração a geração, mas, felizmente, esses tabus perdem a força diante de uma desconstrução social e moral da sociedade, ou seja, o que era tabu para sua avó, hoje em dia é totalmente normal para você.

Em alguns países e religiões, como o Judaísmo, consumir carne de porco é totalmente proibido, ou seja, um tabu, mas em alguns países o consumo da carne é visto como normal.

Outro exemplo é à entrada da mulher no mercado de trabalho e a igualdade salarial, pois em tempos remotos a mulher não tinha acesso à liberdade de trabalhar, e sim, eram vistas como submissas ao marido, a casa, e os filhos.

O direito ao voto, o direito de usar calças, o direito de frequentar diversos locais que antes não poderiam ser freqüentados, ou seja, a Mulher é o verdadeiro reflexo das quebras de tabus durante o tempo.

OBJETIVOS DO TABU

O tabu possui três tipos de objetivos dentro da sua concepção social:

  • O tabu reforça a idéia do castigo intrinsecamente ligado ao temor do sobrenatural, aquilo que pode acontecer se caso houver a quebra de alguma regra.
  • O tabu também pode unificar determinados membros de um grupo social, e até mesmo separá-los, dependendo da concepção de cada grupo.
  • E por fim, faz parte de um controle social como um elemento, impondo restrições de acordo com os acontecimentos.

FILME

O Filme “Quebrando o Tabu” é um documentário que trás assuntos importantes a serem tratados na sociedade, como o uso de drogas no Brasil, documentário dirigido por Fernando Grostein.

O documentário possui participações importantes, como Dráuzio Varella, Paulo Coelho, Bill Clinton, Jimmy Carter, e o ex presidente Fernando Henrique Cardoso.

QUEBRAS DE TABU

Concluindo todo o pensamento aqui deixado, é importante haver quebras de certos tabus impostos pela sociedade, como a sexualidade, drogas, Transexualidade, virgindade, assuntos esses que estão diretamente presentes na vida de milhares de adolescentes, muitos pais consideram assuntos proibidos e até mesmo inibem os filhos a ter esse tipo de conversa, os deixando constrangidos, inibidos, e a até mesmo com vergonha do próprio corpo.

 O dialogo e a desconstrução é a melhor saída para o conhecimento e a orientação necessária acerca de diversos tabus que rodeiam a vida de milhares de pessoas.

TABU X PRECONCEITO

O tabu na maioria dos casos pode ser entendido como um preconceito manifestado na sociedade de forma silenciosa e até mesmo velado.

Veja abaixo algumas imagens que representam certos tipos de “Quebras de tabus” e principalmente a “ Quebra de Preconceitos” disfarçados de opiniões na sociedade atual:

“Os variados tabus existentes em sociedade, muitas vezes, são manifestados por meio de palavrões que interferem nas noções de gênero e sexualidade. À medida que as pessoas geram preconceitos utilizados por meio da linguagem, elas agridem, machucam e difamam aqueles que manifestam livremente suas opções.”

Kit Alfabetização Só Escola
TURBINE O APRENDIZADO DO SEU PEQUENO! Com o KIT SÓ ESCOLA seu filho ou aluno vai reforçar e/ou acelerar o processo de alfabetização. São centenas de atividades educativas lúdicas e atualizadas.