Membros Inferiores

Kit Só Escola Autismo

Sabemos que o corpo humano ou o sistema esquelético é composto por diversos ossos de suma importância que permitem realizarmos as diferentes atividades do dia a dia, nesse sentido, os membros inferiores cumprem papeis importantes principalmente na sustentação e locomoção do corpo e a postura.

Agora você deve estar se perguntando, quais partes do corpo humano fazem parte dos membros inferiores? Podemos citar o quadril, pernas, coxas e pés, nesse sentido, muitos exercícios físicos de membros inferiores são os mais praticados nos dias atuais.

Mas não para por ai, os membros inferiores possuem diversos ossos importantes, vamos conhecê-los e situá-los em cada membro inferior?

LOCALIZAÇÃO DOS MEMBROS INFERIORES

Antes de acentuar os principais ossos do membro inferior, é importante localizar cada membro no sistema esquelético para melhor compreensão, primeiramente, a parte do quadril pode ser localizada juntamente ao troco, visto como uma região de transição. Já as outras partes são consideradas “Livres”, pois são responsáveis pelo processo de movimentação do sistema esquelético.

A coxa, por sua vez, está bem pertinho do quadril, para ser mais preciso, logo abaixo do mesmo e se estende até a articulação do joelho, logo após o joelho, encontramos sabe quem? A perna, isso mesmo, a mesma se prolonga até a articulação do tornozelo, e chegamos ao último membro inferior, sim, o pé, visto como um importante componente do corpo humano.

PRINCIPAIS OSSOS DO MEMBRO INFERIOR

A título de informação o esqueleto humano possui uma espécie de eixo apendicular que reúnem ossos importantes dos membros inferiores e superiores ligados ao eixo axial. Vamos conhecer os principais ossos dos membros inferiores? Confira logo abaixo:

QUADRIL

1:  O quadril conhecido também como cintura pélvica ou bacia é constituído por dois ossos principais, o esquerdo e o direito, chamados de ilíacos, que por sua vez, são formados por três ossos distintos:

  • 2 Ílios (osso maior), 2 púbis (osso anterior) e 2 ísquios (osso posterior).

Como podemos perceber cada osso do quadril é formado por três ossos diferentes, veja na imagem a anatomia do quadril para melhor compreensão:

Membros Inferiores

COXA

O principal osso da coxa é visto como o maior osso do sistema esquelético, é conhecido pelo nome de Fêmur, de acordo com as suas características anatômicas, possui um formato longo que se articula com o osso do quadril através da cabeça do fêmur que é a parte arredondada da estrutura óssea.

 Nesse sentido, na região da coxa só pode ser encontrado apenas um único osso, não se esquecendo de mencionar a parte do joelho a qual encontramos a patela, que é um pequeno osso de formato triangular:

Nesse sentido, na imagem acima já adentramos a parte do membro inferior da Perna, que diferentemente da coxa possui duas camadas ósseas principais que são a tíbia (osso maior e mais espesso localizado medialmente e tem como função principal de promover toda sustentação da propensão corporal) e a fíbula (osso mais fino, localizado lateralmente).

PÉS

Os ossos dos pés dentro do sistema esquelético são vistos em maior quantidade dentre os outros já mencionados, chegando a conter 26 ossos, sendo divididos em: 7 ossos do tarso, 5 do metatarso, e por fim, 14 falanges, os mesmos são constituídos da seguinte forma:

  • Os ossos menores e curtos bem acima dos ossos longos são denominados de ossos do tarso divididos em: talos, calcâneo (forma o calcanhar), navicular, e logo abaixo do navicular, há três ossos que recebem o mesmo nome chamados de coniformes (medial, intermédio, lateral), cada um tendo o seu local especifico e por fim, o cubóide:
Membros Inferiores

Representação dos ossos do tornozelo

  • Já os ossos longos abaixo dos ossos curtos, que já parecem ser a formação dos dedos, mas não é, são os metatarsos, divididos em 5 ossos diferentes, como na imagem a seguir:
Membros Inferiores

A estrutura óssea dos metatarsos são identificados de acordo com a sua localização dos dedos do pé, as falanges.

  • Finalmente, os ossos que constituem os dedos dos pés chamados de falanges, há três falanges em cada dedo, com exceção do hálux (dedão), divididos em: falange proximal, média e distal. Já o hálux possui duas falanges (proximal e distal).
Membros Inferiores

Recomendamos também: Ossos do Braço.

OS PRINCIPAIS MÚSCULOS DOS MEMBROS INFERIORES

Os membros inferiores possuem importantes músculos, esses músculos contem atividades primordiais no sistema esquelético, como: Contração e capacidade de movimentação.

Confira na tabela abaixo os principais músculos que compõem todo sistema dos membros inferiores:

Músculos do Quadril: Psoas Maior; Psoas Menor; Glúteos: Máximo médio e mínimo:  Músculos da Coxa: Sartório; Pectíneo;  Bíceps Femoral.Músculos da Perna: Tibial anterior; Extensor longo dos dedos; Flexor longo dos dedos.Músculos do Pé: Extensor curto dos dedos; Abdutor do Hálux; Interósseos plantares.

PRINCIPAIS NERVOS:

Por fim, depois de todo estudo acerca dos membros inferiores, não podemos deixar de citar os principais nervos que os constituem, veja abaixo:

  • Quadril e Pelve: Nervos clúneo, cutâneo femoral, femoral, obturador, ciático, e glúteo e todos os ramos do plexo lombossacro;
  • Coxa: Nervos femorais e ciáticos, ramos dos plexos lombares e sacrais;
  • Joelho: Nervos geniculares; ramos dos nervos obturadores e femorais;
  • Perna: Nervos fibular comum, tibial e safeno, ramos dos nervos ciático e femoral;
  • Tornozelo e pé: Nervos medial, plantar e digital.

CURIOSIDADE

  • Você sabia que o maior músculo do corpo humano está localizado na coxa? Isso mesmo, o músculo é chamado de “Sartório” e chega a medir cerca de 50 cm, lembrando que essa medida pode se diferenciar de acordo com a estatura de cada pessoa, podendo ser diferente em alguns casos.

ATENÇÃO:

  • Cuide bem dos seus membros inferiores, eles são de suma importância para a locomoção do dia a dia, sem o funcionamento ideal dos mesmos, não é possível correr, pular, agachar, enfim, não é possível fazer praticamente nada, ambos funcionam em perfeita harmonia, nesse sentido, cuide bem deles, praticando exercícios físicos, tomando bastante água e se alongando diariamente, mantendo o corpo saudável e disposto para novos desafios do cotidiano.

Lembrando que os membros inferiores é uma pequena parte em vista de todo sistema constituinte da estrutura óssea.

Kit Alfabetização Só Escola
TURBINE O APRENDIZADO DO SEU PEQUENO! Com o KIT SÓ ESCOLA seu filho ou aluno vai reforçar e/ou acelerar o processo de alfabetização. São centenas de atividades educativas lúdicas e atualizadas.