Ossos do Braço

Kit Só Escola Autismo

O braço faz parte de um dos membros superiores do sistema esquelético do corpo humano, o mesmo se constitui através de ossos importantes para o funcionamento correto de suas articulações e movimentos.

Antes de tudo, é importante mencionar a cintura escapular que forma a ligação entre o esqueleto apendicular (entre os ossos do membro superior) e o esqueleto axial, localizado no eixo do corpo, ou seja, na região central.

Nesse sentido, fazem parte da cintura escapular dois ossos: A escapula e a clavícula (direita e esquerda), por sua vez, a escapula efetivamente articula com o osso do braço, chamado de Úmero.

O úmero é o principal osso constituinte do braço, visto como o maior do membro superior. O úmero está intrinsecamente ligado a dois outros ossos importantes do braço como a ulna e o rádio, localizados no antebraço, é importante ressaltar, que a articulação entre os três ossos é o cotovelo, visto como o principal membro que possibilita ações básicas como dobrar o braço.

Veja a seguir como os três ossos constituintes do braço se localizam segundo a anatomia esquelética:

Úmero: Parte maior e arrendondada, articulada com a escapula, o mesmo tem um formado cilíndrico e juntamente com a escapula permite a articulação do ombro, ligação essa que pode ser vista na parte superior do braço.

Rádio: O rádio é o osso lateral e está na direção do polegar.

Ulna: A ulna está presente na parte distal do braço (antebraço) visto como o osso medial e o maior do antebraço, o seu formato é comparado com uma chave inglesa a qual articula com o osso do úmero, diferentemente do rádio, que não possui essa articulação.

Ossos do Braço

Localização de cada osso do braço: Úmero (braço) e rádio e ulna (ossos do antebraço)

Nesse sentido, o braço juntamente com os ossos que o constituem produzem ações importantes para o funcionamento do mesmo, mas, não existe apenas o braço como principal membro superior, podemos citar as mãos e os ombros como fatores constituintes da parte superior, os mesmos possuem a função de mobilidade.

Mas você deve estar se perguntando, quais as características necessárias para que haja o movimento do braço? Como sabemos, os ossos possuem proteínas de colágeno, essa proteína é de suma importância para possibilitar força, resistência e também flexibilidade, não deixando de mencionar, o fosfato de cálcio, ele permite que o membro do braço tenha dureza.

Recomendamos também: Classificação dos Ossos do Corpo Humano.

ANATOMIA DOS MEMBROS SUPERIORES

Pode acreditar, a quantidade total de ossos em cada membro superior chega a 32 ossos, veja na tabela a seguir:

Ossos do braço: ÚmeroOssos do Antebraço: Rádio e Ulna.Ossos da mão: Ossos capais, no total somam 8, Ossos metacarpais são 5, e as falanges 14.

Nesse sentido, confira a seguir todos os ossos compostos do membro superior:

Ossos do Braço

CLAVÍCULA E ESCÁPULA

Como mesmo mencionado a clavícula e a escápula fazem parte dos ossos da cintura escapular do sistema esquelético. Nesse sentido, o ombro, visto também como uma cintura escapular, é constituído pelos ossos da clavícula e da escápula.

O Corpo humano possue duas clavículas (direita e esquerda), a mesma tem um formato longo parecido com a letra “s”, já a escapula também conhecida como omoplata, em sua anatomia é um osso plano com formas triangulares, a mesma está ligada a clavícula.

Ambas são de extrema importância, pois interligam o braço ao tronco do corpo.

OSSOS DA MÃO:

A mão é constituída por diversos ossos importantes, assim, como o membro inferior, o pé. Nesse sentido, a mão divide-se em:

  • Ossos do carpo: Esses ossos se situam em uma região próxima do punho, organizados em duas fileiras de quatro ossos em cada, totalizando assim, oito ossos do carpo: (Na primeira fileira encontramos o escafóide, semilunar, piramidal, e por fim, pisiforme. Já na segunda fileira temos o osso trapézio, trapezóide, capitato e Hamato.

Já na região da palma da mão é constituída por cinco ossos metacarpos, o primeiro metacarpo é na região polegar, seguindo de forma sucessiva até chegar o V osso.

Por fim, os ossos dos dedos, que são as falanges, igualmente a anatomia do pé, o polegar possui apenas duas falanges: (proximal e distal), Já no segundo, terceiro, quarto e quinto dedo há três falanges (proximal, média, distal).

Osso do Braço

Localização de cada osso do membro da mão.

PRINCIPAIS MOVIMENTOS DOS MEMBROS SUPERIORES

Confira agora os principais movimentos realizados pelos membros superiores:

  • Punho: O punho como parte dos membros inferiores possue a função de movimento de flexão e extensão;
  • Falanges: Já as falanges que fazem parte do membro superior da mão, assim como o punho, têm a função de flexão e extensão, pois ambos estão interligados.
  • Cotovelo: O cotovelo, por sua vez, possue movimentos como a supinação, pronação, e igualmente os dois citados acima, a flexão e a extensão.
  • Ombro: Já o ombro, possue uma carga maior de movimentos realizados, como flexão, extensão, adução, abdução, rotação, externa e circundução.
  • Escapula: Por fim, a escápula, a mesma possui movimentos variados e até mesmo pouco conhecidos em sua forma termológica, como elevação, depressão, protação (abdução), retração (adução), báscula lateral e báscula medial.

A título de Curiosidade:

  • Você ai já se perguntou o motivo pelo qual o braço se move enquanto estamos andando?  Mesmo que inconscientemente? Um grupo de pesquisadores resolveram investigar essa questão, e através de experiências com grupos de pessoas, concluíram que a razão pelo qual mexemos o braços é para poupar energia, isso mesmo, foi avaliado que através da movimentação há uma poupança gradual  de energia do metabolismo em comparação com quando não estamos nos movimentando.

Mas você deve estar se perguntando, não deveria ser ao contrário? Afinal, estamos movimentando o braço e consequentemente gastando mais energia, os cientistas explicam que através desse movimento involuntário os músculos estão em processo de “relaxamento”, ou seja, de descanso, visto que o movimento é natural.

E pasmem, algumas pesquisas apontam que se mantivermos os braços parados estamos gastando cerca de 12% de energia do nosso corpo, e atenção, se não permitirmos que o corpo balance naturalmente, pode trazer grandes danos a coluna vertebral.

Então, movimente-se!

Kit Alfabetização Só Escola
TURBINE O APRENDIZADO DO SEU PEQUENO! Com o KIT SÓ ESCOLA seu filho ou aluno vai reforçar e/ou acelerar o processo de alfabetização. São centenas de atividades educativas lúdicas e atualizadas.