Ícone do site Resumos Só Escola

Amido

Amido

Amido

O amido também conhecido como amilo, é um polímero de carboidratos, visto como uma molécula muito grande composto por varias outras moléculas de glicose presente em diversos vegetais como a batata doce, o inhame, a macaxeira, o feijão, em geral, nas massas brancas (bolo, empada, coxinha,), mas é principalmente encontrado em grande quantidade no arroz, no milho e no trigo.

 Mas nem tudo é tão ruim, como mesmo dito o amido também pode ser encontrado em vegetais em forma de grânulos de diversos tamanhos e formatos que facilita a composição energética e a sua reserva de energia nos vegetais, tanto que é encontrado em grandes quantidades na natureza.

A sua formação é obtida também através da fotossíntese e sua formula molecular geral é: (C6H10O5)n. O amido é visto como uma fonte muito grande de carboidratos, diferentemente de outras substâncias compostas por outros carboidratos importantes, o amido não tem cheiro e sabor, a sua consistência pode chegar a 1,5 g/cm3 e a massa molecular por diversificar entre 60.000-1.000.000 u.

Além do amido, os polissacarídeos possui compostos de grande importância como a celulose, a quitina e o glicogênio encontrados na natureza.

Portanto, o amido é um polissacarídeo formado por duas moléculas de a – glicose de suma importância: Amilose e Amilopectina.

PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS

Como mesmo dito o amido é constituído através de polissacarídeos que é um tipo de carboidrato que possui a união de 11 a milhares de monossacarídeos, no caso do amido é a combinação de 2 polissacarídeos que são chamados de: Amilopectina que contem uma grande quantidade no amido chegando a 75% a 80% diferentemente da  amilose que contem cerca de 20 a 15%.

Esses dois compostos formam cadeias importantes dentro do componente:

Veja abaixo a estrutura de cada componente para melhor compreensão:

Amilopectina

Representação da estrutura da Amilopectina.

Amilose:

Representação da estrutura da Amilose.

Nesse contexto todos os amidos são formados por essas cadeias moleculares ou até mesmo possuem certa associação em sua composição, temos como exemplo, o milho que contem mais ou menos cerca de 25% a 75% de Amilopectina, a amilose por exemplo, não é encontrado no arroz .

FUNÇÃO DO AMIDO

O amido é muito rico em carboidratos, nesse fator é uma fonte muito rica de energia no organismo, visto como um bom alimento, mas, por conta da sua alta taxa de glicose, deve ser consumido com moderação.

Dentro da composição de alimentos, o amido é utilizado de diversas formas, veja abaixo:

AMIDO DE MILHO?          

O amido de milho também possui o carboidrato amido em sua composição, através da farinha de milho, visto como principal componente, o amido também conhecido por maisena, é utilizado como espessante para a preparação de cremes, tortas e algumas outras sobremesas, também é visto em molhos, cozidos, sopas, mas como ocorre esse processo? O amido é colocado e misturado em Líquidos frios ou até mesmo em temperaturas ambientes, nesse sentido, quando entra em fase de aquecimento pode ocorrer o espessamento no alimento.  

Para entender melhor a sua composição, veja o exemplo na imagem abaixo:

Como mesmo mostra a imagem acima, o amido de milho é um tipo de carboidrato retirado do endosperma do milho e composto por uma espécie de substancia pelicular que encobre o grão, o endosperma e o germe, visto com a parte vegetativa. Na imagem é possível observar que o endosperma está presente na maior parte do grão, constituído de amido e glúten, lembrando que há glútens distintos, o glúten do milho não é o mesmo glúten da farinha de trigo.

É bacana mencionar que o amido de milho não possui glúten, nesse sentido, é um importante componente e substituto da farinha de trigo tradicional.

VOCÊ SABIA?

Você sabia que a digestão do amido inicialmente se inicia pela boca? Isso mesmo, na nossa boca, mais precisadamente na saliva é produzido uma enzima chamada de “amilíase”, essa enzima tem o poder de alterar a estrutura do amido o transformando em moléculas menores de açúcar, a famosa maltose, nesse processo, a digestão é feita de maneira mais rápida.

Mas calma, o processo de transformação do amido não para por ai, ele continua em nosso intestino, nosso intestino também contem enzimas importantes que transformam a maltose por meio da hidrolise em glicose.

Já nos animais, o processo de digestão ocorre um pouco diferente, o amido primeiramente é transformado em glicose e por fim, em glicogênio visto também como amido animal, esse processo ocorre no fígado.  Mas, não para por ai, o glicogênio é transformado novamente em glicose, isso é feito para que o organismo receba de forma adequada a energia constituída a partir dessa substancia, esse processo é feito a partir do sangue, e na última fase, a glicose é oxidada.

CURIOSIDADE

Outros artigos recomendados: Membros Inferiores e Ossos do Braço.

Sair da versão mobile