Arthur Rimbaud

Biografia de Arthur Rimbaud

Arthur Rimbaud (1854-1891) é reconhecido como um notável poeta francês que deixou uma marca profunda na literatura poética do século XX. Ele é frequentemente associado como um pioneiro da poesia contemporânea. A complexa relação com o poeta Paul Verlaine foi a base para o aclamado filme “Eclipse de Uma Paixão”.

Jean-Nicolas Arthur Rimbaud nasceu em 20 de outubro de 1854, em Charleville, França. Ele era descendente de um oficial de infantaria e de uma mulher do campo. Desde tenra idade, mostrou seu talento poético e, até 1869, tinha compilado seus primeiros escritos.

No ano de 1870, enquanto estudava no Colégio de Charleville, estabeleceu uma ligação com Georges Iszambard, seu mentor em retórica. Iszambard apresentou-o a obras de Rabelais, Victor Hugo e Théodore de Banville. Porém, essa proximidade com o professor não era bem vista por sua mãe. Esse mesmo ano marcou o início de suas inúmeras jornadas, indicando sua alma inquieta.

Aos 16 anos, decidiu aventurar-se em Paris sem o consentimento materno. Durante esse período, a França estava em conflito com a Prússia. Rimbaud foi detido, mas graças à intervenção de seu professor, recuperou sua liberdade. Depois desse incidente, se acomodou na residência de uma amiga próxima da família Iszambard.

Em 1871, em uma de suas escapadelas, ele parte para Paris e lá encontra Paul Verlaine. Antes disso, ele havia enviado a Verlaine sua criação “Soneto de Vogais”. Verlaine, impressionado, o recebe em sua moradia. O que se segue é uma relação tumultuada que surpreendeu os contemporâneos.

Em 1872, Verlaine, deixando para trás sua esposa e filhos, parte com Rimbaud para Londres. Em abril do ano seguinte, Rimbaud retorna a Charleville e se dedica à composição de “Uma Temporada no Inferno”. Em junho, ele se junta novamente a Verlaine em Londres. Depois de inúmeros desentendimentos, eles se separam, mas um evento dramático os reúne em Bruxelas. Rimbaud, desejando terminar o relacionamento, é alvejado por Verlaine, sendo atingido na mão. Como consequência, Verlaine enfrenta dois anos de encarceramento na Bélgica.

Veja também:

Ao regressar a Charleville, Rimbaud lança “Uma Temporada no Inferno” em 1873, uma coletânea de nove poemas em prosa. Este trabalho é visto como um pilar na poesia e inspirou muitos poetas contemporâneos, além de movimentos contraculturais do século 20. Em 1874, Rimbaud retorna a Londres, desta vez acompanhado pelo poeta Germain Nouveau. Durante essa fase, ele apresenta “Iluminações”.

Apesar de sua jovialidade, com somente 20 anos, Rimbaud abandona sua paixão pela escrita e opta pelo comércio de café na Etiópia. Ele se alista no exército colonial holandês, porém em 1876, opta por abandonar essa carreira e regressa a Charleville. A partir daí, se envolve no comércio de café, explorando diversas regiões. Em 1885, ele se associa ao negócio de armamentos.

Infelizmente, a vida de Arthur Rimbaud foi abreviada. Ele partiu em Marselha, França, após lutar contra um câncer na perna, em 10 de novembro de 1891.

(RESUMO) Biografia de Arthur Rimbaud

Arthur Rimbaud (1854-1891) foi um influente poeta francês, reconhecido como um pioneiro da poesia contemporânea. Nascido em Charleville, começou a escrever precocemente e, durante sua juventude, formou uma relação tumultuada com o poeta Paul Verlaine, que culminou com Verlaine atirando em Rimbaud em Bruxelas. Este episódio rendeu a Verlaine dois anos de prisão. Rimbaud, conhecido por “Uma Temporada no Inferno”, parou de escrever aos 20 anos e se aventurou em diversos ofícios, incluindo o comércio de café na Etiópia e o tráfico de armas. Sua vida foi tragada por um câncer na perna em 10 de novembro de 1891, em Marselha.